Dois são do Norte e 4, do Nordeste do país. São Paulo foi a prioridade de todos os candidatos ao Palácio do Planalto até aqui. Agenda dos candidatos nas três primeiras semanas de campanha

Roberta Jaworski/G1

Seis estados brasileiros não receberam nenhuma visita dos candidatos à Presidência da República nas primeiras 3 semanas de campanha: Amazonas, Bahia, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte e Roraima – este último vive uma crise com a chegada de venezuelanos. Os dados são de um levantamento do G1.

Com a exceção de Roraima, esses estados não estão entre que possuem os menores eleitorados do país. Em conjunto, somam 15% do total de pessoas aptas a votar nas eleições de 2018 – um número que só é inferior ao do estado de São Paulo, que responde por 22%.

Continua depois da publicidade

A campanha eleitoral começou em 16 de agosto. Desde então, e até quarta-feira (5), 11 dos 13 presidenciáveis tiveram agendas de campanha. Eles realizaram um total de 232 visitas a alguma cidade do país, e visitaram 20 estados e o DF.

O principal destino é São Paulo. O estado – que, além de principal colégio eleitoral do país, concentra entidades e veículos de comunicação com alcance nacional e é berço político de dois dos candidatos à Presidência – recebeu os 11 candidatos e teve o maior número de visitas na agenda de todos eles.

No total, das 232, 102 ocorreram em cidades paulistas – ou 44% do total do levantamento da reportagem. Veja o detalhamento por regiões:

O Sudeste é a única região por onde todos os 11 passaram

No outro oposto está a Região Norte

O Centro-Oeste recebeu 9 candidatos

8 candidatos estiveram no Nordeste

No Sul estiveram 7 candidatos

Apenas dois candidatos estiveram em todas as regiões do país nas três primeiras semanas

Quantos candidatos a presidente cada estado recebeu - 3 semanas

Karina Almeida e Juliane Monteiro/G1

O levantamento feito pela reportagem leva em conta eventos públicos como caminhadas, passeatas, inaugurações de comitês, lançamentos de candidaturas de correligionários e sabatinas realizadas por associações e veículos de imprensa.

Debates, por reunirem um número elevado de candidatos numa mesma cidade num mesmo dia, foram desconsiderados para evitar distorção. Eventos fechados, como gravações de programas de TV ou reuniões com equipes de campanha, também.

A reportagem conta o número de visitas de cada candidato a alguma cidade do país, independentemente do número de atos realizados naquele município naquele dia.

Com base nesse critério, o G1 contou as 232 visitas de presidenciáveis entre 16 de agosto e 5 de setembro: foram 62 na primeira semana, 88 na segunda e 82 na terceira, de 30 de agosto a 5 de setembro.

Apenas na 3ª semana de campanha

Em conjunto, os presidenciáveis visitaram 15 estados entre os dias 30 de agosto e 5 de setembro:

O Sul foi única região do país a receber visitas em todos os estados: Rio Grande do Sul (3 candidatos) e Paraná (1 candidato), além de Santa Catarina, que recebeu uma visita de 1 presidenciável pela primeira vez;

No Sudeste, apenas o Espírito Santo não foi palco de eventos de campanha dos presidenciáveis;

Dos 11 candidatos que tiveram suas agendas públicas divulgadas, 10 passaram pelo Sudeste em pelo menos uma ocasião, e 8 fizeram pelo menos 3 visitas à região no decorrer da terceira semana de campanha;

Além do ES, outros 11 estados não receberam visita nesse período: Alagoas, Amazonas, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Rio Grande do Norte, Roraima, Sergipe e Tocantins;

A Região Norte recebeu a visita de cinco candidatos: dois no Pará e um no Acre, no Amapá e em Rondônia;

No Nordeste, os únicos candidatos que receberam candiatos foram o Ceará, onde dois presidenciáveis estiveram, Pernambuco e Piauí, que receberam a visita de um candidato cada um;

Veja abaixo os compromissos de cada candidato (em ordem alfabética) que teve agenda pública na terceira semana.

Lula, o candidato do (PT), está preso em Curitiba desde abril pelo caso do triplex no Guarujá – o ex-presidente alega inocência – e, por isso, não tem realizado campanha nas ruas. Já o candidato Cabo Daciolo apareceu publicamente em duas ocasiões desde o dia 16: em 29 de agosto, visitou o diretório do partido em São Paulo e, em 5 de setembro, entregou uma representação ao TSE em que pede voto impresso nas eleições deste ano. Esses casos não foram levados em consideração no levantamento do G1.

Agenda de Alvaro Dias na 3ª semana de campanha

Roberta Jaworski/G1

Alvaro Dias passou por nove cidades de seis estados diferentes na última semana. O candidato do Podemos foi o que passou por mais regiões do país. No Centro-Oeste, esteve em Brasília em duas ocasiões. No Sudeste, passou pelo Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. No Sul, chegou ao Paraná, seu reduto eleitoral, e esteve em Teresina para um evento político.

Agenda de Ciro Gomes na 3ª semana de campanha

Roberta Jaworski/G1

Ciro Gomes, candidato do PDT, passou a semana entre nove cidades das regiões Sul e Sudeste. Ele esteve nos três estados do Sul, principalmente o Paraná, onde visitou Curitiba, Francisco Beltrão e Londrina, além das cidades de Lages (SC) e Esteio (RS) e das capitais mineira e paulista. Em São Paulo, também visitou Campinas e Jundiaí.

Agenda de Eymael na 3ª semana de campanha

Roberta Jaworki/G1

O candidato da Democracia Cristã teve agenda pública em três cidades do Sudeste e do Sul durante a terceira semana de campanha. Eymael foi a Curitiba, São Gonçalo (RJ) e participou de uma entrevista a uma rádio em São Paulo.

Agenda de Geraldo Alckmin na 3ª semana de campanha

Roberta Jaworski/G1

Candidato do PSDB, Geraldo Alckmin foi o candidato que visitou mais cidades no período: 11, em seis estados diferentes. Além de percorrer a Baixada Fluminense no Rio e a Grande São Paulo, ele também esteve nos municípios de Horizonte, Itapipoca e Caucaia, no Ceará, e nas capitais Fortaleza, Belo Horizonte, Brasília, Goiânia e São Paulo.

Agenda de Guilherme Boulos na 3ª semana de campanha

Roberta Jaworski/G1

O candidato Guilherme Boulos, do PSOL, esteve em cinco estados de três regiões diferentes na última semana. Ele participou de entrevistas, caminhadas, comícios e panfletagem em cinco capitais: Macapá e Belém, na Região Norte, São Paulo e Rio de Janeiro, no Sudeste, e no Distrito Federal. Também esteve em Santo André (SP).

Agenda do candidato - Meirelles - 3ª semana

Roberta Jaworski/G1

Candidato do MDB, Henrique Meirelles dividiu seu tempo entre o Sudeste, o Sul e o Distrito Federal na terceira semana de campanha. No Rio Grande do Sul, ele foi um dos candidatos que visitou a Expointer. Além disso, ele deu entrevistas a veículos de três estados diferentes: São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

Agenda de Jair Bolsonaro na 3ª semana de campanha

Roberta Jaworski/G1

O candidato do PSL também esteve na Região Sudeste durante a terceira semana de campanha, mas priorizou o Norte e o Centro-Oeste no período. Jair Bolsonaro esteve em cinco estados diferentes nos últimos sete dias: Rondônia, Acre, Distrito Federal, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Agendas - goulart - 3 semanas

Roberta Jaworski/G1

O candidato João Goulart Filho teve apenas um dia com agenda pública: no sábado (1º), ele esteve em Brasília, onde deu uma entrevista para a Associação Brasileira de Empresas Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (ASBRAER) e participou do lançamento da candidatura de Verônica Goulart a deputada federal pelo PPL.

Agenda de João Amoêdo na 3ª semana de campanha

Roberta Jaworski/G1

Depois de começar a terceira semana de campanha com uma caminhada em Fortaleza, João Amoêdo passou o resto do período no Sudeste. Ele visitou três dos quatro estados da região: Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

Agenda de Marina Silva na 3ª semana de campanha

Roberta Jaworski/G1

A candidata da Rede passou metade da terceira semana de campanha no Rio de Janeiro, em vários municípios da Baixada Fluminense. Mas Marina Silva também fez visitas à Capital paulista em três ocasiões, e chegou até Belém do Pará nesta quarta-feira (5).

Agenda de Vera Lúcia na 3ª semana de campanha

Roberta Jaworski/G1

Pela primeira vez na campanha oficial, Vera Lúcia, a candidata do PSTU à Presidência, teve eventos públicos fora do Sudeste. Ela passou o sábado (1º) e domingo (2) em Petrolina (PE). A candidata também usou a semana para participar de panfletagens, caminhadas e eventos em três cidades paulistas: na Capital, em São José dos Campos e em Jacareí.

Initial plugin text

Gás de cozinha vendido na Bahia é o terceiro mais caro do país

O gás de cozinha vendido na Bahia é o terceiro mais caro do país. É o que aponta um balanço divulgado pela Agência Nacional do Petróleo,

Obras na Câmara de Teixeira de Freitas são paralisadas para

Teixeira de Freitas: A Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, anunciou, por meio da Portaria 013/2025, a criação de uma Comissão de

Gusttavo Lima aparece em segundo lugar em pesquisa para presidente,

Uma pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Simplex, encomendada pelo Blog do Elielson e pela CBN Recife, revelou que o cantor Gusttavo Lima

Jonatas Santos assume presidência da Câmara de Teixeira de Freitas

Teixeira de Freitas: Em uma eleição surpreendente, Jonatas Santos (MDB) foi eleito presidente da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas para o

Prefeitos de 5.569 municípios tomam posse hoje em todo o país

Prefeitos e vice-prefeitos dos 5.569 municípios de todo o país tomam posse ao longo desta quarta-feira (1º). Os políticos

Jonatas, Vereador Eleito celebra conquistas de 2024 e projeta futuro

Teixeira de Freitas: Com um discurso marcado pela fé e pela esperança, Jonatas assume seu mandato de vereador em Teixeira de Freitas. Em sua

Inquérito aponta que vice de Lauro preso nesta segunda recebeu R$

O vice-prefeito de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, Vidigal Cafezeiro (Republicanos), é apontado como recebedor de cerca

Pai de estudante morto pela PM desabafa em carta para Lula

O médico Julio César Acosta Navarro, pai de Marco Aurélio Cardenas Costa, estudante de medicina morto pela Polícia Militar de São Paulo,

Jonatas Santos é Diplomado vereador ao lado do prefeito Marcelo

Teixeira de Freitas: Em uma cerimônia marcada pela união e compromisso com o futuro, que aconteceu na noite de terça-feira, 17 de dezembro, o

Diplomação em Teixeira de Freitas celebra a democracia e a

Teixeira de Freitas: A Justiça Eleitoral de Teixeira de Freitas realizou na noite de terça-feira, 17 de dezembro, a diplomação dos eleitos para

Mucuri dezembro 2024