Candidato do MDB à Presidência prometeu gerar 10 milhões de empregos; para a região, disse que a inclusão na Sudene vai gerar linhas de crédito e incentivos para empresários. Em visita a Governador Valadares, Henrique Meirelles defendeu geração de empregos como principal bandeira
Zana Ferreira/G1
Em visita a Governador Valadares na manhã desta quinta-feira (6), o candidato a presidente Henrique Meirelles (MDB) reforçou a geração de empregos como sua principal proposta de governo caso seja eleito. Em caminhada pelo Mercado Municipal, ele prometeu gerar 10 milhões de empregos no país.
Em relação ao Vale do Rio Doce, Meirelles destacou que índices atuais de desemprego podem ser transformar numa vantagem competitiva para a região no futuro. “Hoje é uma desavantagem porque são muito desempregados, mas pode se transformar numa vantagem a grande disponibilidade de gente para trabalhar, nós podemos trazer pra cá empresas que usem em massa um grande número de trabalhadores. Existem tipos de produtos, de atividades industriais que demandam isso”, afirmou.
Para que tais empresas geradoras de grande número de empregos se instalem na região, Meirelles disse que dará prioridade para a inclusão da região na Sudene, fazendo referência a um projeto que já tramita no Congresso.
“Nessa região tem caracteríticas de similaridade com regiões de Minas que já foram incluídas na Sudene. Isso é muito importante, porque vai gerar linhas de crédito mais baratas, disponibilidade de créditos especiais, que é exatamente o que é necessário aqui para a região. Então nós temos que desenvolver mais primeiro o comércio, atendendo a demanda, principalmente a demanda criada pelas remessas daqueles que migraram. Vamos desenvolver atividades na região aproveitando esses empréstimos especiais depois da inclusão na Sudene, para que empresas possam começar aqui pequenos empreendimentos, médios, ou mesmo grandes”, explicou o candidato.
Henrique Meirelles caminhou pelo Mercado Municipal de Governador Valadares e conversou com eleitores
Zana Ferreira/G1
Exterior
A migração da população na região para outros países foi lembrada por Meirelles.
“Os comerciantes do Mercado Municipal me falaram como é importante esse dinheiro que é enviado pelos parentes que estão no exterior. Isso é muito importante e de muito valor, mas o mais importante é criar emprego aqui na região para que as pessoas não tenham como única alternativa sair [do país] e possam voltar, se quiserem. Tem muito profissional bom que está no exterior ajudando o outro país a crescer, se lá tem oportunidade e aqui não tem, tem toda razão, agora nós precisamos da oportunidade de que possam voltar e aqui possam ajudar o Brasil”, disse Meirelles.
“Eu não faço promessa. Se promessa resolvesse alguma coisa o Brasil seria uma maravilha. Promessa tem muito. Muito candidato fazendo promessa. Candidato a presidência da República prometendo maravilhas aí. 'Você tem uma dívida? Vai pagar mais não, precisa mais não'. O problema é o seguinte, o que nós precisamos é criar emprego com competência, com seriedade. Gente que vai dar oportunidade a todos vocês, aí não precisa tomar dívida não, você vai estar trabalhando, seus parentes estão trabalhando, ninguém vai precisar de tomar dívida”, encerrou.
Agenda
Após compromissos em Governador Valadares, o candidato seguiu para a cidade de Caratinga, onde tem na agenda caminhada pela região Central da cidade e encontro com lideranças locais. À noite, Meirelles vai a Ipatinga, onde vai se reunir com prefeitos e vereadores da região.