Datafolha divulga pesquisa de intenção de voto para presidente

O cientista político Lúcio Rennó, da Universidade de Brasília (UnB), avaliou ao blog a nova pesquisa Datafolha de intenção de voto para presidente, divulgada nesta segunda-feira (10).

A pesquisa aponta Jair Bolsonaro (PSL) com 24%; Ciro Gomes (PDT) com 13%; Marina Silva (Rede), 11%; Geraldo Alckmin (PSDB), 10%; e Fernando Haddad (PT), 9%.

“À medida que a campanha avança, a indefinição aumenta. A campanha na rua não está gerando uma definição. Pelo contrário. É algo que não era esperado por muitos dos analistas, que aguardavam uma redução da indefinição à medida que a campanha avançasse”, disse ao blog.

“O aspecto de indefinição de quem vai de fato chegar ao segundo turno está maior, mesmo após o início da campanha na televisão. Esses movimentos todos levaram a um empate técnico entre Ciro, Marina, Alckmin e Haddad”, afirmou.

“O que está se delineando é a luta desses quatro candidatos para ver quem vai para o segundo turno com o Bolsonaro, que permanece estável.”

Segundo Rennó, a menos de um mês das eleições, os fatores que podem definir – como desempenho nos debates ou estratégias de campanha – ainda são muito incertos.

O cientista político afirma que, mesmo com indefinição crescente, há uma informação importante sobre o grau de mudança do cenário.

As intenções de voto nulo ou em branco, que somavam 22% na pesquisa anterior, agora caíram para 15%. “É a maior alteração desta pesquisa, seguido da queda da Marina”, explica.

A diminuição dos brancos e nulos, segundo ele, faz afunilar a corrida eleitoral para o Palácio do Planalto.

A pesquisa também mostra um cenário preocupante para a Marina Silva porque, na avaliação do especialista, à medida que ela aparece mais, diminui a intenção de voto. No levantamento anterior, ela somava 16%; agora, 11%.

Lúcio Rennó explica que existe, contudo, um novo fenômeno que vai se cristalizando nas eleições de 2018: a falta de impacto imediato do tempo de TV.

“Estava todo mundo dizendo que era preciso esperar as pesquisas após o início do horário eleitoral. Ora, o efeito tem sido baixo”, afirma.

“Não tem gerado mudança de votos para aqueles candidatos que têm tempo de TV. O tempo beneficiaria, em tese, PSDB, MDB e PT, e isso não tem tido resultado. O PT é o único que pode comemorar um pouco sobre a TV, mas o crescimento do Haddad já era esperado”, afirmou.

Para o cientista político, a tempo de televisão tem se mostrado muito menos efetivo na construção das intenções de voto do que se imaginava e do que acontecia em períodos eleitorais anteriores.

“Parece não ser como antes. E isso terá um efeito provavelmente até nas coligações das próximas eleições”.

Para o professor da UnB, o ataque contra Bolsonaro, esfaqueado na semana passada, não pode ser avaliado tão rapidamente.

“Ainda é cedo. É preciso esperar. Teremos que aguardar mais uma rodada para ter uma noção clara do papel daquele episódio”, explicou.

Em relação ao segundo turno, o cientista político afirmou que o quadro permanece estável, com Bolsonaro empatando com Haddad e perdendo para todos os demais, dentre os principais candidatos. “Algo que já tínhamos visto nas [pesquisas] anteriores”, disse.

Rennó entende que aumentará o otimismo na campanha de Ciro Gomes, já que o pedetista melhorou os seus percentuais de intenção de voto no primeiro e no segundo turno. “Aliás, Ciro é único que ganha de todos no segundo turno”.

 

Editoria de Arte / G1

Novo DPVAT: Lula sanciona com vetos lei que determina volta do seguro

O presidente Lula (PT) sancionou com vetos a lei que determina o retorno do seguro obrigatório de veículos, conhecido como "Novo DPVAT". A

Teixeira de Freitas se despede do ex-prefeito Dr. Wagner Ramos de

Teixeira de Freitas: A cidade de Teixeira de Freitas presta suas últimas homenagens ao ex-prefeito Dr. Wagner Ramos de Mendonça, que faleceu na

Prefeitura decreta luto oficial pela morte do ex-prefeito Wagner

A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas informa com pesar nesta quarta-feira (15) o falecimento de Wagner Ramos de Mendonça, conhecido como

Morre Dr. Wagner Ramos de Mendonça: Uma Vida Dedicada à Medicina,

Teixeira de Freitas: A cidade de Teixeira de Freitas se despede com profunda tristeza do Dr. Wagner Ramos de Mendonça, um homem que dedicou sua

Indígenas do sul da Bahia protestam em Brasília por demarcação e

Um grupo de indígenas das etnias Pataxó e Tupinambá realizou um protesto em frente ao Palácio do Planalto, nesta terça-feira (14), para

Teixeira, presidente Lula inaugura hospital e agradece a

Teixeira de Freitas: O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) veio à Bahia, nesta sexta-feira (10), para a inauguração do Hospital Estadual

Itapebi: vereador diz que reagiu com garrafada porque prefeito sacou

O vereador Vagner Santos do Carmo (Solidariedade), acusado pelo prefeito de Itapebi, Juarez Oliveira, de tê-lo agredido com uma garrafa na noite

Prefeito de Itapebi alega ter sido agredido com garrafa por vereador

Itapebi: O prefeito de Itapebi, Juarez Oliveira, conhecido como Peba, relatou ter sido vítima de uma agressão durante uma confusão em um bar na

Lideranças do MDB se reúnem em Lajedão para fortalecer Alianças

Lajedão: Neste dia 09 de Maio, em um encontro marcado pela presença de influentes figuras políticas, Jader de Zezito, pré-candidato a prefeito

Deputada Kátia Oliveira parabeniza Teixeira de Freitas pelos 39 anos

Teixeira de Freitas: A deputada estadual Kátia Oliveira parabenizou o município de Teixeira de Freitas, que celebra 39 anos de emancipação

Nossos Apoiadores: