Ramiro Guedes
A DOCE POESIA DO AMOR ETERNO
“Acho melhor ser amado,
Sem possuir um vintém,
Do que ser muito abastado
Sem ninguém me querer bem...”(Patativa do Assaré)
“E o sol entrou pela varanda fechada
E o corcel da vida abriu seu ramo
Sobre meu coração amortalhado”. (Federico Garcia Lorca)
Dois momentos de dois excepcionais poetas, Patativa e Lorca. Patativa com seu versejar sertanejo, Lorca com seu verso rutilante, cheio de vida e êxtase.
Por eles, vale a pena gostar de poesia.
BOLSONARO E A MÍDIA
Sem discussão: o que aconteceu com o presidenciável Jair Bolsonaro tem que ser repudiado por todo cidadão brasileiro. Isso é definitivo. O que não pode é o que os partidários de Bolsonaro estão tentando fazer: usar o atentado para acusar adversários e tentar faturar com o crime para ganhar pontos.
Conseguirão seu intento?
VIOLÊNCIA GERADORA DE VIOLÊNCIA
Bolsonaro vem, há muito, pregando a violência. Prega isso contra o PT, contra os homossexuais, contra as mulheres e por aí vai. Preconizando tanta violência, agora se vê enrolado na teia como vítima, em episódio completamente condenável e lamentável. Pois parece que não aprendeu com o episódio: assim que voltou da operação e pode posar para a imprensa, o fez simulando portar uma arma e ameaçar pessoas.
Depois reclama de agressão.
E AGORA, MALTA?
O senador Magno Malta, homem forte da campanha de Bolsonaro, publicou em rede social de seu domínio uma foto de caminhada de Lula em que estaria presente o autor da facada no capitão. Publicou, mas logo em seguida, prevenido por seguidores de que era montagem, apagou a foto. Só não fez pedir desculpas pelo absurdo.
Próprio da característica prepotente e bolsonarista da malta.
SURPRESA,
Partidários de Bolsonaro, inclusive um de seus filhos, assim que soube do atentado contra o capitão, previu que ele ganharia as eleições no primeiro turno. Veio a pesquisa Datafolha e a previsão não se confirmou: Bolsonaro cresceu apenas 2 pontos e perde para qualquer adversário no segundo turno.
Segundo Paulo Henrique Amorim, “não vamos confundir solidariedade com voto”.
É fato.
LÁ EM CURPIOBA MIRIM
A prefeita D. Brígida, assim que soube do atentado contra Jair Bolsonaro, ocupou a emissora de rádio de Curpioba, “A voz de Curpioba Mirim” e pronunciou violento discurso contra o fato, inclusive avisando que agora votaria no capitão para Presidente. Sóstenes Cauim Velásquez, correspondente dessa coluna em Curpioba, estranhou o surto pacifista da prefeita, lembrando que, em tempos passados, até encobrir sequestro de um jornalista ela já havia feito.
O tempo passa, o tempo voa...
AINDA EM CURPIOBA MIRIM
Além de outras cidades da região, Curpioba Mirim também se viu vítima do caso do oxigênio industrial vendido à unidades hospitalares como medicinal. Nosso correspondente, Sóstenes Cauim Velásquez, afirma que só não entendeu o estratégico silêncio da prefeita D. Brígida, que só muito tempo depois condenou o fato, jogando toda a culpa sobre a empresa revendedora. Há um inquérito em marcha e seria de bom alvitre a prefeita esperar o resultado, pois surpresas, e muitas, podem aparecer na apuração.
Segundo Sóstenes, há pouca possibilidade de muita inocência no caso e muita gente boa está envolvida.
Cruzes!!!
O OXIGÊNIO CONTINUA A FALTAR
Nessa questão do oxigênio industrial fornecido a unidades hospitalares do Extremo Sul, chegamos agora a outro estágio das especulações. Partidários da administração municipal tendem a teorizar, esvaziando a gravidade da situação. Para eles, não há diferença entre o oxigênio medicinal e o industrial, sendo que o industrial não causaria mal ao ser humano, se por ele fosse consumido. O que houve, raciocinam, foi uma simples troca de lacre com fim de lucro, pois o medicinal é mais caro: disfarçado assim, a empresa ganhava sobre a venda do industrial.
O raciocínio é: apenas a empresa fornecedora é culpada e mais ninguém está envolvido.
CABEÇA FRIA
Esse escriba lançou-se à cata de informações sobre o mal que pode causar o uso do oxigênio industrial no ser humano, ao invés do oxigênio medicinal. Uma engenheira do Paraná afirma que a questão maior deve ser a diferença no envasamento do produto. Enquanto, segundo ela, o envasamento do oxigênio industrial não exige tanto rebuscamento, o do medicinal deve ser feito de maneira absolutamente purificada, isso por sua destinação ser o uso em seres humanos para tratamentos médicos específicos.
A engenheira não vê risco de morte no uso em humanos de oxigênio industrial.
TEM MAIS COISA
Ainda curioso, o escriba foi à empresa Oximaster Gases Industriais e Medicinais, uma das maiores da América Latina na área. No quadro da empresa as recomendações aparecem, chamando atenção para o envasamento e o perigo do consumo humano de oxigênio industrial. Outra empresa, a CRIOBRÁS, que trabalha com oxigênio industrial, fala do perigo de seu uso no ser humano: “ É altamente oxidante, reagindo fortemente quando em contato com materiais combustíveis, podendo provocar incêndio ou explosão.”
CONCLUINDO
O inquérito que o MP instaurou para apurar o uso de oxigênio industrial no lugar do medicinal é imperioso e necessário. A apuração deve ser completa, pois a substituição é criminosa, determinando prejuízo ao erário público, além de colocar em risco a saúde humana. Não precisamos ser catastrofistas, pintando horrores, mas não podemos, também, ser ingênuos e achar que tanto faz usar oxigênio industrial ou medicinal no tratamento de seres humanos.
Aguardemos o resultado do inquérito e que todos os culpados do ilícito sejam punidos.
Todos.
LULA
Nosso amigo Lula da Civil se foi, arrebatado em vésperas de 7 de setembro. Figura exemplar de cidadão e de amigo, Lula nos deixa em um momento em que cidadãos como ele fazem falta. Aliás, Lula sempre fará falta. Meu amigo Ronildo Brito afirma que há pessoas que, de tão especiais, deveriam ser proibidas de morrer. Lula é uma dessas pessoas.
Adeus amigo: um dia a gente se encontra...
JOÃO BOSCO
Muita gente surpresa com a vitalidade com que o ex-prefeito João Bosco está se lançando na coordenação da campanha de Lula no Extremo Sul. Além da campanha lulista, João está empenhado na campanha de Josias Gomes e Paulo Rangel. Para João Bosco, um bom desempenho de seus candidatos é essencial para suas futuras pretensões políticas. A vinda do governador Rui Costa a Teixeira na semana passada foi um bom momento, com João muito prestigiado por Rui, Wagner, Coronel e outro. O povo?
O povo só fala com ele da saudade que sente da gestão bosquista.
Na hora da comparação com a atual, tem gente que até chora de saudade.
Pois é.
CORRESPONDÊNCIA
Patriotas Apartidarios
CINISMO OFICIAL
- Se o PT não tivesse roubado tantos recursos talvez o museu ainda existisse.
QUAL A SURPRESA?
- A ONU manda membros para Africa para trocar biscoito por sexo em criancinhas, a ONU é uma organização maléfica, que defende Nicolas Maduro enquanto povo foge da Venezuela de fome!
- Enquanto isso, Lula lidera as pesquisas – isso o golpe não consegue atingir.
Obs1: A pesquisa é feita pela datafolha criado por "Luiz Farias" amigo proximo de lula. Obs2: Nunhum cidadão pode ter acesso a informação da veracidade da pesquisa.
Obs3: Qual a surpresa?
Resposta: 1-O Museu Nacional existe há muito mais tempo que a existência do PT. 2-Já ouviu falar em Médicos sem Fronteiras? Patriotas Apartidários, vocês? Estudem história e depois conversem de forma civilizada. Sobre a pesquisa, a frente de Lula não está marcada só pelo Datafolha, mas por todos os institutos de pesquisa, que dão o mesmo número. Já o acesso à informação, a partir do momento em que a pesquisa é registrada, ela passa a ser pública.
DIMINUA seu ódio e volte quando quiser.
FECHANDO A NICA
“...Faz pena o nortista, tão forte e tão bravo, morrer como escravo no NORTE e no SUL.” (Patativa do Assaré)
“Eu aprendi mesmo foi com os passarinhos”. (Patativa do Assaré)
“Sertão, argúem te cantô,
Eu sempre tenho cantado
E ainda cantando tô,
Pruquê, meu torrão amado,
Munto te prezo, te quero
E vejo qui os teus mistéro
Ninguém sabe decifrá.
A tua beleza é tanta,
Qui o poeta canta, canta,
E inda fica o qui cantá. (Patativa do Assaré)
“Todas as coisas têm o seu mistério, e a poesia é o mistério de todas as coisas.” (Garcia Lorca)
“A poesia não quer adeptos, quer amantes” . (Garcia Lorca)
“Como não me preocupei com o nascer, não me preocupo com o morrer”. (Garcia Lorca)