Na busca de resgatar votos e tentar viabilizar a passagem para o segundo turno, a campanha do candidato Geraldo Alckmin (PSDB) vai tentar trazer o eleitor para a racionalidade. Os programas no rádio e na televisão devem trazer um alerta já a partir desta terça-feira (18) de que o voto com raiva e indignação poderá levar o Brasil para outra crise.
Com isso, a ideia é tentar recuperar votos que tradicionalmente eram dos tucanos e que migraram para o candidato do PSL, Jair Bolsonaro. Ao mesmo tempo, para se firmar como o candidato antipetista, a ordem no PSDB é resgatar a crise econômica do governo Dilma Rousseff.
Geraldo Alckmin durante encontro no Unicef, em agenda de campanha, em Brasília
Fátima Meira/Futura Press/Estadão Conteúdo
Outra estratégia, nos programas do PSDB, será dar mais protagonismo a senadora Ana Amélia (PP-RS), candidata à vice na chapa. A avaliação interna é que Ana Amélia tem agregado votos, principalmente no Sul do país, onde Alckmin cresceu 3% na última pesquisa Datafolha. Há o reconhecimento interno de que a senadora tem bom desempenho na comunicação.
Ao mesmo tempo, Alckmin está sendo orientado a ser mais firme em seus posicionamentos públicos tanto no enfrentamento com o PT como na desconstrução da candidatura de Bolsonaro.
“Com o atentado ao candidato Bolsonaro, a campanha perdeu uma semana. É preciso recuperar esse tempo”, comentou um integrante da campanha tucana.
Editoria de Arte / G1