Juntos, municípios que receberam algum candidato ao Planalto abrigam 40% da população brasileira. Capitais foram destino de mais da metade das viagens de 11 dos 12 postulantes. Cidades visitadas pelos presidenciáveis da 1ª a 6ª semana de campanha eleitoral
Fernanda Garrafiel, Roberta Jaworski, Karina Almeida e Juliane Monteiro/G1
Os candidatos à Presidência da República que têm feito agendas públicas visitaram 130 cidades desde o início da campanha, em 16 de agosto, até esta quarta-feira (26). Embora representem 2,4% do total existente do país, elas abrigam 39% da população brasileira – ou 81 milhões de pessoas.
O levantamento, feito pelo G1, leva em conta as agendas divulgadas pelas assessorias de imprensa das campanhas e a estimativa da população em 2018 feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE).
Os dados mostram também que a maioria dos presidenciáveis priorizou as capitais até aqui. Dos 12, 11 escolheram essas cidades como destino de mais da metade de suas viagens nas primeiras 6 semanas de campanha. Juntas, elas concentram 314 das 483 visitas de algum postulante ao Planalto realizadas no período.
Além de fatias relevantes do eleitorado dos estados, as capitais concentram meios de comunicação e entidades de alcance regional. E, numa campanha mais curta e de menos recursos, os candidatos têm dedicado boa parte das agendas a entrevistas e participação em sabatinas realizadas por esses órgãos.
A única capital que não teve ato de campanha presidencial até agora foi São Luís, no Maranhão – último estado a ser visitado por algum deles.
Ciro Gomes (PDT) chegou a ir até lá, no dia 7 de setembro, mas cancelou a agenda em razão do atentado contra Jair Bolsonaro (PSL), que tinha acontecido na véspera. Nesta semana, Ciro voltou ao Maranhão, mas fez ato político em Timon, cidade com 167 mil habitantes que faz divisa com Teresina, no Piauí.
São Paulo e Rio de Janeiro, que têm juntas cerca de 19 milhões de habitantes e quase 13 milhões de eleitores, foram as únicas cidades do país a receber todos os 12 candidatos que têm tido atos públicos de campanha. O único sem agendas é Cabo Daciolo, do Patriota.
Já Brasília foi destino de 11 candidatos. Fernando Haddad (PT), que só começou a campanha como candidato a presidente do PT em 11 de setembro, ainda não foi à capital federal. Ele é o único a ter dedicado menos visitas a capitais na comparação com as demais cidades.
Algumas capitais, como Boa Vista, Cuiabá, João Pessoa, Manaus e Palmas, receberam apenas um candidato. Outras cidades que não são capitais receberam mais presidenciáveis do que elas:
Osasco, na Região Metropolitana de São Paulo, recebeu 6 candidatos;
Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, 5;
Ribeirão Preto (SP), polo do agronegócio no estado, e Esteio (RS), onde ocorreu a Expointer, uma das maiores feiras agropecuárias do país, foram visitadas por 4 presidenciáveis cada uma.
Quilometragem
Ao todo, os presidenciáveis rodaram 239.990 quilômetros desde o início da campanha até 26 de setembro. A distância equivale a quase seis voltas ao redor da Terra pela linha do Equador.
Quantos quilômetros cada presidenciável percorreu em seis semanas de campanha.
Roberta Jaworski, Karina Almeida e Juliane Monteiro/G1
As distâncias foram calculadas em valores aproximados e considerando as viagens entre cidades brasileiras para a realização de agendas públicas.
O G1 marcou as cidades visitadas pelos candidatos no Google Maps e calculou a distância entre elas, em linha reta, usando ferramenta da própria plataforma, de acordo com a ordem cronológica de visitas. O ponto zero de cada candidato foi definido pela primeira cidade que ele visitou com agenda de campanha.
Estados
Quantidade de candidatos à Presidência que visitaram cada estado até a 6ª semana de campanha
Fernanda Garrafiel, Roberta Jaworski, Karina Almeida e Juliane Monteiro/G1
Todos os estados foram visitados por ao menos um candidato nas primeiras 6 semanas de campanha. Entre eles, os da região Norte têm sido menos visitados pelos presidenciáveis – 7 candidatos foram para lá. O Sudeste, o mais. Todos já foram para algum estado da região. Além disso, 11 deles visitaram o Nordeste e 11 visitaram o Centro-Oeste. Dez candidatos foram ao Sul.
Na 6ª semana
Do total de 483 visitas dos presidenciáveis a alguma cidade do país, 62 foram na primeira semana, 88 na segunda, 82 na terceira, 76 na quarta, 96 na quinta e 79 na sexta, entre 20 e 26 de setembro. Ainda há 10 dias de campanha pela frente. A votação do primeiro turno será em 7 de outubro.
Na sexta semana, o Sudeste seguiu como prioridade nas agendas de campanha dos presidenciáveis. Dos 12 candidatos que tiveram agenda pública, 11 foram a estados da região - e passaram pelo estado de São Paulo. Já o Rio de Janeiro recebeu a visita de 5 candidatos.
A segunda região que recebeu mais candidatos na semana foi o Nordeste, que teve visitas de 7 candidatos. Desses, 5 incluíram a Bahia no itinerário.
O levantamento feito pelo G1 leva em conta eventos públicos como caminhadas, passeatas, inaugurações de comitês, lançamentos de candidaturas de correligionários e sabatinas realizadas por associações e veículos de imprensa.
Debates, por reunirem um número elevado de candidatos numa mesma cidade num mesmo dia, foram desconsiderados para evitar distorção. Eventos fechados, como gravações de programas de TV ou reuniões com equipes de campanha, também.
A reportagem conta o número de visitas de cada candidato a alguma cidade do país, independentemente do número de atos realizados naquele município naquele dia.
Veja as agendas de cada candidato na 6ª semana de campanha (ordem alfabética):
Alvaro Dias (Podemos)
Cidades onde o candidato Alvaro Dias esteve na 6ª semana de campanha
Roberta Jaworski, Karina Almeida e Juliane Monteiro /G1
Ciro Gomes (PDT)
Cidades onde o candidato Ciro Gomes esteve na 6ª semana de campanha
Roberta Jaworski, Karina Almeida e Juliane Monteiro/G1
Eymael (DC)
Cidades onde o candidato Eymael esteve na 6ª semana de campanha
Roberta Jaworski, Karina Almeida e Juliane Monteiro/G1
Fernando Haddad (PT)
Cidades onde o candidato Fernando Haddad esteve na 6ª semana de campanha
Roberta Jaworski, Karina Almeida e Juliane Monteiro/G1
Geraldo Alckmin (PSDB)
Cidades onde o candidato Geraldo Alckmin esteve na 6ª semana de campanha
Roberta Jaworski, Karina Almeida e Juliane Monteiro/G1
Guilherme Boulos (PSOL)
Cidades onde o candidato Guilherme Boulos esteve na 6ª semana de campanha
Roberta Jaworski, Karina Almeida e Juliane Monteiro/G1
Henrique Meirelles (MDB)
Cidades onde o candidato Henrique Meirelles esteve na 6ª semana de campanha
Roberta Jaworski, Karina Almeida e Juliane Monteiro/G1
João Amoêdo (Novo)
Cidades onde o candidato João Amoêdo esteve na 6ª semana de campanha
Roberta Jaworski, Karina Almeida e Juliane Monteiro/G1
João Goulart Filho (PPL)
Cidades onde o candidato João Goulart Filho esteve na 6ª semana de campanha
Roberta Jaworski, Karina Almeida e Juliane Monteiro/G1
Marina Silva (Rede)
Cidades onde a candidata Marina Silva esteve na 6ª semana de campanha
Roberta Jaworski, Karina Almeida e Juliane Monteiro/G1
Vera Lúcia (PSTU)
Cidades onde a candidata Vera Lúcia esteve na 6ª semana de campanha
Roberta Jaworski, Karina Almeida e Juliane Monteiro/G1