Ramiro Guedes
A GORDA DO TIKI BAR
Um contista dos maiores desse Brasil, também chamado de Vampiro de Curitiba, Dalton Trevisan, nos brinda com um pequeno volume de contos, “A Gorda do Tiki Bar”. São 11 contos, onde Trevisan se esmera em curtas histórias de um erotismo artístico e delicado. Com maestria, Trevisan mostra que o erotismo pode ser delicada arte: “Ela gemia, sem entender as fortes pancadas na radiosa nádega, uma cesta forrada de tenras folhinhas e derramando em cachos de uvas rosadas. Perdeu-se de foz em fora e, arrastado pela correnteza, ouvindo o soluço amoroso de Ofélia, adormeceu”.
Grande Dalton Trevisan.
ÚLTIMO IBOPE
Saiu a primeira pesquisa Ibope do segundo turno das eleições presidenciais. São números indigesto para a candidatura de Haddad: Bolsonaro 59%, Haddad 41%. Sobre uma possível vitória do Coiso, delineada nessas pesquisas, resta-nos dizer com um general democrata na Guerra Civil Espanhola:
“Camarada, estamos cercados. Não vamos deixar o inimigo escapar...”
MAGNO MALTA
O ex-senador capixaba Magno Malta, derrotado nas urnas por um adversário gay no ES, esteve em Minas, na Igreja Batista Getsêmani, Bairro Santa Clara, a convite dos próceres da Igreja e lá deitou falação. Entre outros absurdos e seguindo a linha do terror bolsonarista, o pastor afirmou que Minas não precisa de obras, mas de família. Magno Malta, do alto de sua pureza de quem ajudou na condenação de um pai de família inocente, na CPI da Pedofilia e de ter tomado a esposa de um pastor amigo seu, acaba de chamar todos os mineiros de depravados.
Um portento de hipocrisia, rejeitado em boa hora pelos capixabas.
EVANGÉLICOS
Aliás, que belo procedimento dessa Getsêmani em Belo Horizonte, hein?. Como deixar que um político, de qualquer facção que seja, transforme o espaço da Igreja em palanque eleitoral? Cristo não expulsou os vendilhões do templo? Como um político vendilhão desse tipo encontra espaço em uma igreja para expor seus absurdos?
O chicote de Cristo pode estar bem mais perto do que muita gente pensa.
LÁ EM CURPIOBA MIRIM
Segundo o que nos conta o correspondente dessa coluna em Curpioba Mirim, Sóstenes Cauim Veláquez, D. Brígida está bem satisfeita com determinados pastores evangélicos da sua comunidade. Lá existe uma Associação de Pastores que se compraz, em troca de conhecidas aleivosias econômicas, em fazer a vontade da ilustre alcaidessa. Dessa vez, a vontade brigidiana era de que todos votassem em Bolsonaro. Sabendo disso, prestamente, a maioria dos pastores aderiu à vontade de D. Brígida. O problema é que nem todos eles concordam com a maracutaia e se dispõem a dar com a língua nos dentes, denunciando detalhes do fortuito cabudinho.
As cenas dos próximos capítulos serão quentes.
AINDA EM CUPIOBA MIRIM
A rádio de Curpioba Mirim, “A voz de Curpioba”, que tem por lema “falando pro centro e cochichando pros bairros”, emissora que se declarou haddadiana no segundo turno, produziu valente editorial, clamando que seus ouvintes pensassem bem no voto que vão dar dia 28. No corpo do editorial, deixou claro que nada tem contra os eleitores de Bolsonaro, que têm o direito de escolher seu preferido. O que, pontificou a Voz, “temos contra é sobre o candidato que eles defendem, homofóbico e a favor da tortura e sua pregação a favor do terror estatal”.
Clareza e lucidez em um momento de ódio.
DESUNIÃO
Já está se tornando repetitivo afirmar que o PT está desunido em todos os seus setores. Aqui em Teixeira há desunião manifesta entre os grupos de Edinaldo, Gilberto, João Bosco e Marcílio. Espera-se que a vinda de Rui Costa, dia 18, sirva para pacificar o partido. Afinal, por conta de tal dissensão, Teixeira foi uma das seis cidades baianas onde Bolsonaro ganhou.
União é preciso, ou já jogaram a toalha nesse segundo turno?
MAIS UM EXEMPLO
Será que estava na hora do Sr. Jaques Wagner afirmar que seria melhor se o PT tivesse apoiado Ciro do que Haddad? Isso deve ser assunto a ser tratado depois da realização do segundo turno. Esse tipo de afirmação agora só serve para fortalecer o time do boçal.
Mea culpa e acusações, entendemos, só após o dia 28.
URBIS 3 E A ESCURIDÃO
Na confluência da Urbis 3 com Bonadiman, ali nas ruas 9 e 10, perto da horta comunitária, a escuridão é total. Apenas um poste com lâmpada funcionando e a ingrata tarefa diária dos moradores de solicitar aos poderes públicos uma solução. O escuro segue, juntamente com a tal Taxa de Iluminação Pública.
Desleixo e desrespeito.
DIA DO FEIRANTE
Com muita justiça, o prefeito Timóteo Brito, em 11 de outubro, criou o Dia do Feirante. Será que junto com a comemoração S. Exa. não poderia dar ao Mercadão e às outras feiras melhores condições de higiene, obrigação da Prefeitura?
A pergunta é de um feirante que não quis se identificar.
DEU NO JORNAL
A Klu Klux Klan é a entidade mais racista do mundo e seu ex-lider, até hoje influentíssimo no grupo, David Duke, declarou a um programa de rádio americano a seguinte pérola: “Ele soa como nós”, afirmou o historiador David Duke, ex-líder do grupo racista norte-americano Ku Klux Klan (KKK) e personagem famoso da extrema direita do país, em relação a Jair Bolsonaro (PSL). A declaração, que foi ao ar em um programa de rádio dos EUA, foi resgatada pela BBC Brasil. “Ele soa como nós e, também, é um candidato muito forte. É um nacionalista”, afirmou.
Duke ainda afirmou que Bolsonaro é “totalmente um descendente europeu” e que se parece com qualquer “homem branco nos Eua, em Portugal, Alemanha ou França”.
Muito lógico: a Klan e Bolsonaro se merecem.
FECHANDO A NICA COM STRANGE FRUIT
No final dos anos 30 e início dos anos 40, o racismo corria solto nos Estados Unidos, principalmente no Sul. A KU KLUX KLAN comandava o assassinato de negros e os motivos eram vários: por estupro, por roubo ou simplesmente para mostrar o lugar que um negro deveria ocupar, se começasse a crescer socialmente. Os negros eram mortos sob tortura e depois seus corpos pendurados em árvores. Contra essa prática macabra nasceu a canção Strange Fruit (Fruta Estranha), de Abel Meeropol, primeira canção de protesto contra tal prática criminosa da Ku Klux Klan e outros grupos racistas. A música, interpretada magistralmente pela divina Billie Holiday, foi um tapa na cara dessas organizações racistas, principalmente da Klan, que hoje, através de um seu expoente, apoia Bolsonaro. Vejam a tradução de Strange Fruit para o português:
“Fruta Estranha
Árvores do sul dão uma fruta estranha,
Sangue nas folhas e sangue nas raízes,
Corpos negros balançando na brisa do sul,
Frutas estranhas penduradas nos álamos.
Cena pastoril do heróico sul,
Os olhos inchados e a boca torcida,
Perfume de magnólias, doce e fresco,
E de repente o cheiro de carne queimada.
Aqui está a fruta para os corvos puxarem,
Para a chuva recolher, para o vento sugar,
Para o sol apodrecer, para a árvore pingar,
Aqui está a estranha e amarga colheita...”
CORRESPONDÊNCIA
Abmael Sampaio
Só um adendo:
Tô voltando é de Paulo Cesar Pinheiro e Maurício Tapajós.
Música da campanha de Dr. Arraes em 1986.
Resposta: Caro Abmael, tô ficando leso. Essa música foi prefixo de um programa que tive na Rádio Teófilo Otoni, o “Da Luz e da MPB”, durante 6 anos. Claro que é de Tapajós e Paulo César Pinheiro e serviu de hino dos exilados pela ditadura, além de pontear Arraes em Pernambuco. Obrigado pela correção e desculpe.
Alvaro Braga
A música citada é de: Paulo César Pinheiro E Maurício Tapajós.https://musicaemprosa.wordpress.com/.../to-voltando.../
RESPOSTA: Obrigado Álvaro, pela correção. Cochilei feio. Valeu. Volte sempre.
Gracilian Escobar
Melhoras. Estarei sempre degustando seus escritos. Parabéns.
RESPOSTA; Agradeço pela generosidade. Volte sempre.
Patriotas Apartidarios
O ciclo do Partido dos Trabalhadores no poder durou exatas 4.880 dias. Da posse de Lula, em janeiro de 2003 ao afastamento de Dilma, em maio de 2016, os escândalos políticos e casos de corrupção sempre estiveram presentes no primeiro escalão do governo. Ao todo, as denúncias comprovadas nos últimos 13 anos somam mais de R$ 47 BILHÕES em desvios.
Fonte: https://noticias.r7.com/.../governo-do-pt-se-resume-em...
Acredito que alguns poucos vem ler a nica, mas vale alertar que a utopia do PT (LULA) é se enricar e não dividir com o povo, NÃO VIREM VELHOS ALIENADOS COM SONHOS IMPOSSIVEIS.
RESPOSTA: Como sempre, vocês são preconceituosos. Como o ciclo de um partido político pode ter terminado, se ele continua presente na vida nacional o tempo inteiro? O PT errou muito, mas acertou muito mais. Se é para falar de corrupção, o partido, segundo você, esteve 13 anos no poder, em mais de 500 da história da república. Nossa corrupção começou em Pero Vaz e continua com vocês e Temer. Isso não justifica as falhas do PT, mas não coloca o partido como o pai da corrupção. Foi a política de abertura de Lula e Dilma, valorizando o MP e a Polícia Federal, que permitiu que os escândalos atuais fossem colocados à luz do sol. Antes, só havia engavetadores gerais da república. Quanto a ser velho, pelo menos tenho a certeza de que cheguei lá. Sobre ser alienado, desprezo tal adjetivação, pois quem tem sólidas convicções e por elas luta o tempo todo pode ser chamado de equivocado, alienado jamais. Se poucos leem a Nica, por qual motivo ela incomoda tanto os Idiotas Apartidários? Voltem quando quiserem.