Ramiro Guedes
CAMINHANDO NAS NUVENS
Nesses tempos bicudos, em que o Capitão Gancho conseguiu invadir a Terra do Nunca e capturar Peter Pan e seus meninos perdidos, faz bem ler. São vários dias que esse escriba passa em casa, buscando melhorar uma disfunção cardíaca, na companhia afetuosa e doce da Menina da Ladeira. Leio muito e um dos livros que terminei é o “Caminhando nas Nuvens”, da escritora Nicola Lindsay. O livro conta a história de Kate, senhora de meia-idade, que morre de câncer, mas cujo espírito não consegue ter a destinação final e fica vagando, procurando unir a família dispersa pelo gênio difícil do marido. Depois de muitas peripécias, Kate consegue seu intento e vai embora, em companhia de seu anjo da guarda. O livro é forte, de uma incomparável ternura e muito bem escrito.
Recomendamos com entusiasmo.
ELEIÇÕES
Terminadas as eleições, com a realização do segundo turno, Bolsonaro foi eleito com mais de 10 milhões de frente. Haddad conseguiu mais de 47 milhões de votos, uma parcela ponderável de sufrágios e que cacifa o PT como oposição ao novo governo. O tom belicista do novo presidente, em seu discurso depois da vitória, preocupa, mas não surpreende, pois sempre foi esse. Viveremos, daqui até a posse, um clima de lua de mel do vencedor com o poder. Depois é que a jurupoca pia. O que se deseja é que o novo presidente governe sem o sectarismo e o pendor ditatorial que mostrou na campanha.
O resto será futuro.
A CORAGEM DE HADDAD É GUIMAROSEANA
Em seu discurso, depois de divulgados os resultados das eleições, Haddad não disse, mas quando fala em coragem (“Coragem. A vida é feita de coragem”), baseia-se no pensamento de Guimarães Rosa: “O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem.”
Obrigado pela lição, professor.
CIRO GOMES
Apesar de condenar Bolsonaro, Ciro se recusou a definir apoio a Haddad. Chegando da Europa, anunciou que não se pronunciaria sobre o segundo turno e que depois daria explicações do seu gesto.
As explicações são de que foi traído miseravelmente por Lula e pelo _PT.
AINDA CIRO
A verdade é que Ciro ficou magoado com Lula e o PT, que não quiseram lançá-lo e apoiá-lo para a disputa presidencial. Não ganhando as eleições de 2018 e se sentindo traído, Ciro se vingou não apoiando Haddad e, ao mesmo tempo, apostando em um fracasso do governo Bolsonaro para voltar como salvador da pátria em 2022.
Coisas da política e de interesses pessoais.
LÁ EM CURPIOBA MIRIM
Na progressista cidade de Curpioba Mirim, a prefeita Brígida Campolargo tem a prática de cooptar os veículos de comunicação através de compra de publicidade. A aquisição de tal publicidade traz em seu bojo o entendimento de que o veículo cooptado não deve falar mal da administração ou perde a benesse. Segundo Sóstenes Cauim Velásquez, correspondente da coluna em Curpioba, a verba destinada a essa prática, por incúria de quem a administra, estourou. Há dois meses, os “prestadores de serviço” da imprensa não recebem o estipêndio combinado. A turma está ansiosa, mas não faz nada, por medo de perder a boca.
A prefeita não tresanda nem trescalda.
AINDA EM CURPIOBA MIRIM
Há um site em Curpioba Mirim que ameaça denunciar o atraso de pagamento da Prefeitura. Afinal, fez propaganda da administração e não recebeu. Para nossos sites interioranos, 3 a 4 meses de atraso em pagamentos é asfixiante, principalmente se o atraso é de órgão público, que faz contrato permanente de veiculação e acaba se tornando viga mestra do faturamento dos veículos. Pois esse site (não diremos o nome nem sob tortura) está pensando em colocar a boca no trombone, só não o fazendo até agora por medo de perder o contrato. D. Brígida sabe da situação, mas joga com esse medo dos veículos para adiar a solução do problema.
Lá como cá, más fadas há.
ELEIÇÃO EM TEIXEIRA
Basicamente, em Teixeira, a votação para presidente conservou os mesmos índices do primeiro turno. Bolsonaro teve 34.772 votos (50,97%) e Haddad 33.442 votos (49,03%). A diferença a favor de Bolsonaro foi de 1330 votos.
O ódio contra o PT funcionou aqui também.
ABSTENÇÃO EM TEIXEIRA
São impressionantes os números dos que deixaram de votar em Teixeira de Freitas. Foram 31.764 ausentes em um percentual de 30,25%. Muitos entendidos atribuem essa ausência à forte chuva que caiu no período da tarde na cidade e no município.
Também não seria desinteresse por essa eleição?
O LIXO NO LIXO
Quando matraqueamos essas mal traçadas, 4 dias se completam que o lixo se acumula na porta das casas dos teixeirenses. Acontece que os trabalhadores responsáveis pela coleta de lixo, alegando dois meses de atraso de salários, paralisaram suas atividades. A empresa responsável pela coleta, contratada pela Prefeitura, a Construpolli Construtora e Incorporação Ltda, alega, segundo esses trabalhadores, não ter recebido o repasse devido, o que dificulta o pagamento.
O lixo se acumula nas portas das casas e estabelecimentos comerciais.
O QUE FAZER?
Com o lixo nas portas das casas e estabelecimentos comerciais, exposto a sol e chuva, a fedentina transforma a cidade em um imenso lixão a céu aberto. As pessoas ficam sem saber que atitude adotar. Se deixam os sacos na calçada, animais rasgam as embalagens e os detritos se espalham, atraindo até urubus. Se deixam o lixo dentro de casa, mesmo que seja nos quintais, o mau cheiro se torna insuportável. Há quem recolha as embalagens e as jogam em lixões e lixinhos que se vão formando em diversos bairros, o que é uma solução maléfica à saúde pública e ao meio ambiente. A única solução é que a Prefeitura pague as tais dívidas e restabeleça o serviço de coleta de lixo.
Com a palavra o prefeito Timóteo Brito, pois a situação já merece até a intervenção do Ministério Público.
POR FALAR EM PT
Para o PT, se quiser sobreviver como força política, é preciso fazer uma avaliação profunda e uma autocrítica maior ainda do que aconteceu ao partido. As divisões internas no PT são profundas, o afastamento das bases é uma realidade, não há lideranças alternativas, apenas velhos caciques dominando o pensamento partidário. Claro que a atuação da mídia (principalmente da Globo) para a demonização do partido foi letal, mas erros por parte da agremiação aconteceram e ainda acontecem. A oportunidade de uma autocrítica é grande e é preciso avaliar e mensurar com precisão como será a oposição ao governo Bolsonaro.
Humildade e inteligência são virtudes necessárias nesse momento.
FECHANDO A NICA
“O amor só mente para dizer maior verdade.”(Guimarães Rosa)
“A colheita é comum, mas o capinar é sozinho.“ (Guimarães Rosa)
“Esperar é reconhecer-se incompleto.“ (Guimarães Rosa)
“Digo: o real não está na saída nem na chegada: ele se dispõe para a gente é no meio da travessia.”(Guimarães Rosa)
CORRESPONDÊNCIA
Gracilian Escobar
Para o exército do mal não adianta explicação. São cegos . São os BESTIALIZADOS . Leiam para expurgar o mal. Foi assim que Hitler ascendeu. Leiam COMO MORREM AS DEMOCRACIAS. 13 13 13 PELA VIDA
Resposta: seu escrito primou pela lógica e pela verdade histórica. Volte sempre.