Ramiro Guedes
A POETISA DE TODOS NÓS
Mais uma vez, pastoreando insones, doloridas e infinitas madrugadas, me vejo com um livro de Cecília Meireles nas mãos. Dessa vez é uma simpática edição de bolso da LP & M, “Cecília de bolso”. São poemas recolhidos da obra de Cecília, sob organização e apresentação do poeta Fabrício Carpinejar. Carpinejar teve o cuidado e a sensibilidade de garimpar os mais belos versos de Cecília e nos oferecê-los em uma bandeja de prata. Ler Cecília é receber na alma a graça da poesia.
A Nica será fechada com versos da grande poetisa, como:
“Sei que canto. E a canção é tudo.
Tem sangue eterno a alma ritmada.
E um dia sei que estarei mudo:
- Mais nada”.
INVENÇÃO
Esse escriba ficou sabendo por fontes confiáveis que o PT, nas próximas eleições municipais, apoiaria o atual prefeito Timóteo Brito para a reeleição, abrindo assim mão de uma candidatura própria. Esse escriba, sempre petista, entrou em contato com o presidente do partido em Teixeira, o ex-prefeito João Bosco Bittencourt, para saber o que havia de verdadeiro na notícia e se esse seria o preço por Timóteo ter colocado o 13 no peito nas eleições presidenciais passadas.
A resposta veio prontamente.
A RESPOSTA
Na questão dirigida a João Bosco, fiz ver ao presidente do partido que se a resposta fosse positiva esse desimportante escriba deixaria a agremiação e seguiria sem qualquer filiação, o que não abalaria em nada a estrutura partidária, claro. Também esclareço que nada tenho de pessoal contra Timóteo Brito, tendo por ele um grande apreço. O que não nos une são suas posições políticas, suas ideias, e isso é inegociável. Recebi a resposta do Dr. João Bosco, onde ele afirma que o partido terá, em Teixeira de Freitas, uma candidatura petista. E encerra:
“A indústria do fuxico, invenção e mentira não fica em baixa nunca”.
É verdade.
LÁ EM CURPIOBA MIRIM
Sóstenes Cauim Velásquez, correspondente dessa coluna em Curpioba Mirim, mandou-nos uma notícia que ele confessa ter redigido tendo frouxos de riso. Segundo Velásquez, a Policia Federal esteve em Curpioba, resolvendo uma questão de sobrecargas ilícitas de carretas que, colocadas em sobrepeso, transitavam criminosamente pelas estradas da Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais. Pois foi só as viaturas da PF entrarem na cidade para que áulicos da prefeita D. Brígida Campolargo corressem a ela e recomendassem que saísse do burgo e se recolhesse a lugar incerto e não sabido. D. Brígida, sempre ressabiada, saiu da cidade e foi se abrigar em uma das fazendas que arrendou para colocar gado.
Só saiu de lá depois que a PF deixou a cidade.
AINDA EM CURPIOBA MIRIM
Aliás, por falar em fazendas arrendadas, Sóstenes avisa que está em fase de conclusão investigativa a matéria sobre as propaladas fazendas arrendadas e cheias de gado da prefeita Brígida Campolargo. Segundo Velásquez, a prefeita, quando venceu s últimas eleições municipais, estava em situação financeira difícil, mas já se recuperou. Aguardamos a matéria de Cauim Velásquez que, para se publicada, deve ser bem fornida de provas.
O bom jornalismo assim manda.
DUPLICAÇÃO
Avança em bom ritmo a duplicação do trecho da Avenida Getúlio Vargas, na saída da cidade em sentido Medeiros Neto. A obra, tocada pela Prefeitura de Teixeira, é realização do governo do estado.
Excelente iniciativa.
POLICLÍNICA
Mercê de violenta alteração em pé diabético, esse escriba tem frequentado semanalmente a Policlínica em Teixeira de Freitas. Atendimento exemplar e humanitário, organização, limpeza e cumprimento de horários são características dessa iniciativa vitoriosa do governo do estado, com apoio da Prefeitura. Agradeço ao Dr. Marcelo Souto e às enfermeiras Poliana e Andréia.
Top de linha.
VALE ESTUDANTIL
Em boa hora, a administração Timóteo Brito voltou com o vale estudantil no transporte público em Teixeira de Freitas. O que não se entende é o motivo da paralisação do benefício, logo no princípio dessa gestão. O vale foi conquista dos estudantes no governo de João Bosco Bittencout.
Foram quase dois anos de seca.
CAETANO VELOSO E A POLÍTICA
Muito elogiada a atitude de Caetano Veloso. Em entrevista à UOL, Caetano declarou: “Bolsonaro foi eleito legitimamente presidente da república com o voto popular e vou respeitá-lo como presidente. Torço para que ele acerte, pois o Brasil precisa. Se não acertar, estaremos vigilantes para uma oposição consequente”. Caetano votou em Ciro no primeiro turno e em Haddad no segundo.
Falou direto e bem.
ESPERA
O que se espera nesse período de transição no governo federal é que o Capitão e sua turma freiem o entusiasmo e boquejem menos. O falatório inconsequente já gerou a crise com o cancelamento por Cuba do programa Mais Médicos, com prejuízos para o Brasil. Cidades consideradas grotões, que nunca tinham visto médicos na vida, correm o risco de voltar ao estágio anterior.
Uma situação deplorável.
LA PREGUNTA
Por qual motivo o programa Mais Médico está dando certo em 66 países do mundo e só no Brasil deu essa confusão? O ministro da Saúde do Capitão, em entrevista, afirmou que não foi o Brasil que assinou o convênio com Cuba, mas o PT.
No quesito estupidez, o ministro começou bem.
NOMEAÇÃO DO TERROR
Moro já mostrou a que veio: nomeou a delegada Marena, uma dos responsáveis pelo suicídio do reitor Cancelier, da UFSC, para chefiar o estratégico Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI) do Ministério da Justiça.
A face do autoritarismo está sendo laboriosamente composta e o ovo da serpente está no choco.
FECHANDO A NICA
“Eu canto porque a minha vida está completa. Não sou alegre nem sou triste- sou poeta”. (Cecília Meireles)
“Eu não dei por essa mudança, tão simples, tão certa, tão fácil – em que espelho ficou perdida a minha face?” (Cecília Meireles)
“Aprendi com as Primaveras a me deixar cortar para poder voltar sempre inteira.” (Cecília Meireles)
“Liberdade de voar num horizonte qualquer, liberdade de pousar onde o coração quiser.” (Cecília Meireles)
“Sai o vampiro, entra o demônio. A luta continua, diga não ao fascismo”. (Abertura do show do Planeta Hamp)