Ramiro Guedes
VOU TE CONTAR
Há tempos, recebi de presente do meu amigo e irmão Celso Maderi um livro precioso: “Vou te contar – 20 histórias ao som de Tom Jobim”. São 20 contos de diversos autores, escritos sob a influência de Jobim, tendo, como pano de fundo, músicas do compositor. Todos os contos vêm com os nomes de canções de Jobim e temas relacionados. Em Bebel, por exemplo, André de Leones tece uma história bonita, falando sobre encontros e desencontros, vasto tema tratado pelo escritor com engenho e arte. A organização do livro é de Celina Portocarrero e a editora é a Rocco.
Vale muito a pena ler.
LÁ EM CURPIOBA MIRIM
Conta-nos o nosso correspondente em Curpioba Mirim, Sóstenes Cauim Velásquez, que D. Brígida Campolargo, alcaidessa daquele burgo, convocou a imprensa (apenas os escolhidos, claro) para uma coletiva com ela e os secretários, onde falaria de novas obras de seu governo. Do alto de seus 8% de aprovação, a prefeita avisou em público que o secretário que não fizer política daqui pra frente, será dispensado.
Na interpretação do secretário Trimegisto Tinga, da Educação, Brígida acaba de lançar sua candidatura à reeleição.
EMBASA
Mais uma vez, durante três dias, a cidade foi assolada por uma falta d’água geral. A explicação já é conhecida: por não ter um guarda de plantão, ladrões levaram equipamentos da subestação. Ora, não é mais barato a Embasa, usando um pouco dos milionários recursos que arrecada da população, pagar um guarda para permanecer ali? É uma questão de bom senso.
A explicação da falta de um guarda contratado chega a ser ridícula.
FORA DA CONFERÊNCIA
Depois da mancada do futuro Ministro da Educação do Capitão, agora é o próprio Capitão que ataca mais uma vez. O presidente eleito Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira (28) que recomendou ao futuro ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, que não fosse realizada no ano que vem no Brasil a Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP 25. A Conferência do Clima da ONU discute mudanças climáticas no mundo e como as nações podem trabalhar para reduzir a emissão dos gases de efeito estufa, que provocam a elevação da temperatura no planeta.
Clima também virou coisa de petralhas e esquerdopatas?
ÓDIO EM PONTO COMUM
Estava esse escriba se preparando para pegar um mototáxi, ali próximo ao ponto da Praça da Bíblia, quando resolveu descansar um pouco em um banco ao lado. Fiquei ali, olhando o movimento, com aquela cara de paisagem, quando se achegou um conhecido mototaxista e ficamos papeando. O assunto era futebol. Daí a pouco, outro mototaxista se achegou e desviou conversa para política. De brincadeira, começou a falar mal do PT, dizendo que petista não gosta de trabalhar e mais outras coisas. Via-se que charlava, só para me implicar e levamos o caso na brincadeira.
Foi aí que a jurupoca piou.
A QUASE AGRESSÃO
Em um dado momento, chegou e assentou-se ao nosso lado, com pouca distância, um latagão parrudo, moreno escuro e mal encarado. Subitamente, entrou na brincadeira, mas entrou sério e cheio de rompantes. Que petralha é ladrão, que Lula roubou o Brasil, que o capitão, tangido por Moro, ia botar todo mundo na cadeia, que não ia ficar um bandido ou veado vivo e outras sandices. Fiquei quieto, pois discutir com beócios dessa marca não leva a nada. Só que, tendo ouvido a minha conversa com o mototaxista, começou a me atingir verbalmente. Em dado momento, olhou pra mim e disse que teria o maior prazer em quebrar a cara “de um petralha safado”. Não aguentei mais e, burramente, ao invés de ir embora, reagi, dizendo: “então, venha quebrar!” O parrudo cidadão se levantou e caminhou para meu lado com claros instintos agressivos. Preparei-me para apanhar.
Aí, fiquei conhecendo o quanto vale a amizade.
A PROTEÇÃO
Sempre andei muito de mototáxi e eu e os profissionais da área nos gostamos muito, com latente camaradagem entre o escriba e eles. Quando o latagão caminhou para mim, uns cinco mototaxistas saíram de seus lugares e me cercaram, avisando ao atacante que “ia pegar rabo” se tentasse me agredir. Vendo o tamanho da bronca, o latagão saiu resmungando e eu me livrei da coça que meu decrépito quengo apanharia.
Sei que com a eleição do Capitão, alguns de seus asseclas (não todos, claro) acham que são donos do Brasil.
IGNORÂNCIA ARTÍSTICA
Acabava esse escriba de visitar a Feira do Livro, na Praça da Bíblia e, extenuado, resolvi descansar um pouco antes de ir para casa. Três menininhas adolescentes chegaram, vendendo bilhetes de uma rifa para ajudar na formatura. Comprei dois e caí na besteira de perguntar qual era o prêmio. “Um ingresso para o show de Zé Neto e Cristiano”, respondeu uma delas. Perguntei de volta: “Quem são?”
As meninas se retiraram, indignadas com a minha ignorância.
A BESTEIRA QUE FIZERAM
A boquirrotice do Capitão levou Cuba a retirar do Brasil os profissionais do programa Mais Médico. Imediatamente, o governo federal abriu edital para a contratação de médicos brasileiros e se jactou de, em poucas horas, as vagas estavam quase que na totalidade preenchidas. A verdade: pouco menos de 10% dos aprovados no novo edital do programa Mais Médicos se apresentaram para trabalhar em seus respectivos postos de saúde. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (28) pelo Ministério da Saúde, diz o UOL.
Das cerca de 8,5 mil vagas abertas com a saída de Cuba do programa, 8.319 (97,8%) foram preenchidas. O ministério informou, no entanto, que apenas 738 profissionais já se apresentaram nos locais que se inscreveram para começar os trabalhos, o equivalente a 8,9%.
Vai comendo, Raimundo.
CONLUIO?
Para vergonha dos brasileiros, Temer aprovou o aumento do Judiciário, que vai desencadear um temível efeito cascata em outras áreas. O ministro Fux, em troca, aboliu o execrável auxílio-moradia dos magistrados, o que não refresca nem um pouco o tal efeito. Leitura: Temer não quis agravar sua relação com o Judiciário, pois, assim que seu mandato acabar, será processado em várias denúncias de corrupção.
Elementar, meu caro Watson.
ALMOÇO À BRASILEIRA
Depois de 3 meses parado, o Almoço à Brasileira volta ao ar, dessa vez pela Rádio Câmara, 90,9. O escriba agradece a acolhida que teve por dois anos na Rádio Sucesso e explica que nossa saída de lá se deveu a questões de saúde: estou terminantemente proibido de subir escadas. A reestreia do programa será no sábado, 1o. de dezembro, com muitos artistas locais e convidados.
Até lá, portanto.
FECHANDO A NICA COM MILLÔR FERNANDES
“Com muita sabedoria, estudando muito, pensando muito, procurando compreender tudo e todos, um homem consegue, depois de mais ou menos quarenta anos de vida, aprender a ficar calado.”
“Está bem. Deus é brasileiro. Mas pra defender o Brasil de tanta corrupção só colocando Deus no gol.”
“Se você agir sempre com dignidade, pode não melhorar o mundo, mas uma coisa é certa: haverá na Terra um canalha a menos.”
“O futebol é o ópio do povo e o narcotráfico da mídia.”
CORRESPONDÊNCIA
Paulo Klinger Santiago
Bom dia Ramiro uma materia divulgada dizendo que o salario do vice prefeito de teixeira de freitas e um dos maiores da bahia, gostaria de saber quanto ganhar o prefeito dessa mesma cidade, outara coisa como ficou o assunto em relaçao a taxa de esgoto cobrada pela embasa foi derrubada pelo governo do estado, afinal ate quando seremos extorquidos por essa empresa com essa cobrança abusiva dessa empresa, e a populaçao vai ficar calada ate quando?
Resposta: O salário do prefeito Timóteo Brito é de R$ 25.000,00. A Embasa entrou com recurso contra a decisão dos vereadores, que eliminava a taxa de esgoto de 80% em cima da taxa de água. Os vereadores recursaram novamente e uma solução é aguardada. O povo deve se manifestar contra esse absurdo, combatendo um parâmetro injusto e abusivo. Volte sempre.