Ramiro Guedes

RELENDO “A RELÍQUIA”

Em êxtase literário, terminei, pela enésima vez, a leitura de “A Relíquia”, de Eça de Queirós. A história de Teodorico Raposo, que se apega à esperança da morte da tia Patrocínio para herdar a rica herança da velha e fazer sua independência, é cravejada de momentos cômicos  e comovedores. Teodorico  finge uma religiosidade que não tem, só para enganar a tia. Como ela impõe a ele uma visita à Palestina, para cultuar os lugares sacros, Teodorico traz para ela uma coroa de espinhos que ele diz ser a que foi usada em Cristo quando ele foi crucificado. Ao abrir o pacote com a relíquia, descobre-se, por engano, que o pacote continha a camisa de uma prostituta que o Raposo conhecera no Egito.

A trama é impagável, rica de detalhes e nela se ressalta a genialidade de Eça de Queirós, considerado pelo New York Times “o Proust da Língua Portuguesa”.

Imperdível.

LÁ EM CURPIOBA MIRIM

O correspondente da coluna em Curpioba Mirim, progressista cidade em alhures, Sóstenes Cauim Velásquez, manda-nos outra correspondência, onde narra as desventuras do Chefe da Gabinete da prefeita D. Brígida Campolargo, o Dr. Everton  Apolinário. Apolinário é considerado um homem decente, que gosta da verdade. Para D. Brígida, esse é um defeito imperdoável. Como ela só aceita elogios e de saber que sua gestão está bem, recebeu mal a informação do Chefe e Gabinete sobre a enquete que deu a ela a aprovação de apenas 8% da população ao seu governo. D. Brígida considerou a informação falsa e, à maneira dos reis de França, ameaçou cortar a cabeça do Dr. Apolinário, que se calou apavorado.

Para D. Brígida só serve a palavra dos aduladores.

AINDA EM CURPIOBA MIRIM

Corre à boca pequena em Curpioba Mirim o boquejo de que as principais empresas de prestação de serviço que atuam no município pertencem à prefeita D. Brígida Campolargo ou a dois de seus filhos. Seria assim com a empresa que coleta o lixo, a que faz o serviço de asfaltamento, a que conduz a reforma das escolas e outras menores. Sóstenes Cauim Velásquez, nosso correspondente em Curpioba, afirma não ter provas, mas está investigando algumas licitações pra lá de suspeitas.

Aguardam-se novidades cascudas nos próximos dias.

CARTAS NA FOLHA

O jornal Folha de SAão Paulo tem uma seção de cartas que, às vezes, contém ótimos comentários e, às vezes, vem com comentários idiotas. Um comentário muito bom foi o do leitor Antônio Marcos Mendes Augusto: “ Quanto à tal de Damares Alves, procurei no YouTube algum vídeo para conhecê-la. Achei, mas não consegui ver o vídeo inteiro porque o discurso da mulher é insuportável. Achei que depois do colombiano e do lunático do Itamaraty não poderia haver ninguém pior, mas vi que o Bolsonaro sempre consegue se superar. É um fenômeno.”

Vêm mais esquisitices ministeriais por aí.

NOVOS CIDADÃOS HONORÁRIOS DE TEIXEIRA DE FREITAS

Sem discutir méritos, apenas para observação: a grande maioria dos agraciados com o título de cidadão honorário de Teixeira de Freitas é de evangélicos, pastores ou não.

Haveria influência bolsonarista na escolha dos agraciados?

REALIDADE

“O número de pessoas na faixa de extrema pobreza no Brasil aumentou de 6,6% da população em 2016 para 7,4% em 2017, ao passar de 13,5 milhões para 15,2 milhões. De acordo com definição do Banco Mundial, são pessoas com renda inferior a US$ 1,90 por dia ou R$ 140 por mês. Segundo o IBGE, o crescimento do percentual nessa faixa subiu em todo o país, com exceção da Região Norte onde ficou estável.” (Jornal Folha de São Paulo)

A desigualdade, realmente, é o maior problema do Brasil.

MAIS REALIDADE

“Os dados fazem parte da Síntese dos Indicadores Sociais 2018, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que entende o estudo como ‘um conjunto de informações sobre a realidade social do país’. (Jornal Folha de São Paulo)

Só para lembrar: nos dois governos de Lula, 40 milhões de brasileiros saíram da linha da pobreza e tivemos o peno emprego.

Só para lembrar.

A QUEM POSSA INTERESSAR

Os adversários do ex-prefeito João Bosco podem começar a tremer. Segundo informações do próprio Tribunal, ele não está inelegível.

Continua candidatíssimo a prefeito em 2020.

LULA E AS ILUSÕES

Petistas continuam iludidos a respeito do novo pedido de habeas corpus impetrado pelos advogados do ex-presidente junto ao STF. Carmen Lúcia e Fachin já haviam votado contra, quando Gilmar Mendes pediu vista, adiando a decisão para final deste ano ou início de 2019, isso se não houver outro ministro pedindo vista.

Tudo muito bem arranjadinho.

OFENSAS AO SUPREMO?

Depois que o Ministro Lewandowski reagiu contra o advogado, que, em um voo, o questionou, afirmando ter vergonha do Supremo, foi a vez do Ministro Tóffoli se manifestar a favor de punições para quem falar mal da Corte. O ministro considera isso desrespeito.

O STF se torna assim “Casa  dos Intocáveis”.

Nem na ditadura.

FRASES DA SEMANA

“Ir para o governo não indica partidarismo”. (Ministra Carmen Lúcia, sobre Moro)

“Tive compromisso com Bolsonaro  até o dia que ele foi eleito”. (Futuro ex-senador Magno Malta, ao não ser chamado para o ministério da Família pelo Capitão)

“Francisco hoje é a voz da resistência aos falsos profetas do neoliberalismo e da violência da ultradireita, contra os fanáticos do Apocalipse e os graúdos donos do mercado. Suas palavras têm a força do açoite brandido por Cristo ao expulsar os mercadores do Templo. Do Brasil de Bolsonaro, Bergoglio só pode ser o maior inimigo.” (Mino Carta, jornalista)

CORRESPONDÊNCIA

Gracilian Escobar

Primeiro deixa-me pega meu dicionário. ( voltei após consultar os verbetes). No que tange aos livros comprei da editora Rocco " O conto da Aia" um dos livros mais lidos do mundo. Vale a pena. ( tem crase no apena??) Por conseguinte, comprei um livro muito bom ( tenho certeza que ja desgustou) . Comprei Liev Tolstói Ana Karienina. Vamos terminar citando um canto da região " é melhor ter amigo na praça que dinheiro no caixa" . Assim, o velho - e novo- Ramiro se livrou do sacripanta sem tomar umas pancadas. Para o ovo do capitão recomendo " A elite do atraso" Jessé Souza. Ou Pedagogia do Oprimido - vamos apanhar nós dois. ( risos). Talvez, « O cidadão de papel» de Gilberto Dimenstein ( se não leu vale à pena não sei se usa crase no « à pena ou a pena».

RESPOSTA: A expressão correta é vale a pena, sem crase, que vem de valer a pena, também sem crase. Essa  dúvida menor desmaia ante a excelência dos livros sugeridos por você. Volte sempre.

Patriotas Apartidarios

"A boquirrotice do Capitão levou Cuba a retirar do Brasil"
Corrigindo... O calote do porto Mareal fizeram os ditadores cubanos retirarem os médicos do Brasil!

RESPOSTA: A releitura da história pelos Idiotas Apartidários, que jamais foram apartidários, mostra apenas a verdade da afirmação de Jefferson, citada pelo ínclito Borges Sampaio: “O patriotismo é o último refúgio dos canalhas.”


STJ solta acusados de tentar matar manifestante anti-Lula

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu habeas corpus ao ex-vereador de Diadema (SP) Manoel Eduardo Marinho, o Maninho (PT), preso em maio

Por unanimidade, vereador Jovino Viana é eleito novo presidente da

Lajedão: A Câmara Municipal realizou na noite da última sexta-feira, 14 de dezembro, a última Sessão Ordinária do ano de 2018, sob a

Lajedão: Pelo sexto ano consecutivo as contas do prefeito Betão

Lajedão: O Tribunal de Contas dos Municípios aprovou no último dia 05 de dezembro, as contas do prefeito de Lajedão, Humberto Carvalho Cortes,

Por que bombardeiros russos estão aterrissando na Venezuela

Quatro aeronaves - incluindo dois bombardeiros Tupolev 160 (Tu-160), com capacidade para transportar armas nucleares - pousaram na segunda-feira no

Assessora de Bolsonaro era personal trainer e atendia em expediente

Nathalia Melo de Queiroz esteve lotada no gabinete do presidente eleito entre 2016 e 2018. Ela é filha de Fabrício José de Queiroz, ex-assessor de

Contas da prefeita de Prado são rejeitadas

Prado: Na sessão desta quinta-feira (13/12), o Tribunal de Contas dos Municípios rejeitou as contas da Prefeitura de Prado, da responsabilidade

Coaf detecta quase seis mil operações suspeitas na Bahia, diz

O Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) detectou 5.991 operações suspeitas na Bahia desde o início deste ano, segundo a coluna

Temer libera 100% do capital estrangeiro nas companhias aéreas

Depois de várias tentativas de se aprovar um projeto de lei no Congresso Nacional, o presidente Michel Temer assinou nesta quinta-feira, 13, uma

Haddad é condenado a pagar 79 mil por ofensas a Edir Macedo

Petista acusou o líder espiritual da Igreja Universal do Reino de Deus de ser um “charlatão fundamentalista”. Dinheiro vai para instituição

Presidente da Câmara publica portaria da comissão técnica com

O Presidente da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, vereador Agnaldo Teixeira Barbosa, o “Agnaldo da Saúde” (PR), que já havia assinado

UAI Brasil
O teixeirão 2018
previcon
Connect Informática
Nossos Apoiadores: