Ramiro Guedes

RELENDO “A RELÍQUIA”

Em êxtase literário, terminei, pela enésima vez, a leitura de “A Relíquia”, de Eça de Queirós. A história de Teodorico Raposo, que se apega à esperança da morte da tia Patrocínio para herdar a rica herança da velha e fazer sua independência, é cravejada de momentos cômicos  e comovedores. Teodorico  finge uma religiosidade que não tem, só para enganar a tia. Como ela impõe a ele uma visita à Palestina, para cultuar os lugares sacros, Teodorico traz para ela uma coroa de espinhos que ele diz ser a que foi usada em Cristo quando ele foi crucificado. Ao abrir o pacote com a relíquia, descobre-se, por engano, que o pacote continha a camisa de uma prostituta que o Raposo conhecera no Egito.

A trama é impagável, rica de detalhes e nela se ressalta a genialidade de Eça de Queirós, considerado pelo New York Times “o Proust da Língua Portuguesa”.

Imperdível.

LÁ EM CURPIOBA MIRIM

O correspondente da coluna em Curpioba Mirim, progressista cidade em alhures, Sóstenes Cauim Velásquez, manda-nos outra correspondência, onde narra as desventuras do Chefe da Gabinete da prefeita D. Brígida Campolargo, o Dr. Everton  Apolinário. Apolinário é considerado um homem decente, que gosta da verdade. Para D. Brígida, esse é um defeito imperdoável. Como ela só aceita elogios e de saber que sua gestão está bem, recebeu mal a informação do Chefe e Gabinete sobre a enquete que deu a ela a aprovação de apenas 8% da população ao seu governo. D. Brígida considerou a informação falsa e, à maneira dos reis de França, ameaçou cortar a cabeça do Dr. Apolinário, que se calou apavorado.

Para D. Brígida só serve a palavra dos aduladores.

AINDA EM CURPIOBA MIRIM

Corre à boca pequena em Curpioba Mirim o boquejo de que as principais empresas de prestação de serviço que atuam no município pertencem à prefeita D. Brígida Campolargo ou a dois de seus filhos. Seria assim com a empresa que coleta o lixo, a que faz o serviço de asfaltamento, a que conduz a reforma das escolas e outras menores. Sóstenes Cauim Velásquez, nosso correspondente em Curpioba, afirma não ter provas, mas está investigando algumas licitações pra lá de suspeitas.

Aguardam-se novidades cascudas nos próximos dias.

CARTAS NA FOLHA

O jornal Folha de SAão Paulo tem uma seção de cartas que, às vezes, contém ótimos comentários e, às vezes, vem com comentários idiotas. Um comentário muito bom foi o do leitor Antônio Marcos Mendes Augusto: “ Quanto à tal de Damares Alves, procurei no YouTube algum vídeo para conhecê-la. Achei, mas não consegui ver o vídeo inteiro porque o discurso da mulher é insuportável. Achei que depois do colombiano e do lunático do Itamaraty não poderia haver ninguém pior, mas vi que o Bolsonaro sempre consegue se superar. É um fenômeno.”

Vêm mais esquisitices ministeriais por aí.

NOVOS CIDADÃOS HONORÁRIOS DE TEIXEIRA DE FREITAS

Sem discutir méritos, apenas para observação: a grande maioria dos agraciados com o título de cidadão honorário de Teixeira de Freitas é de evangélicos, pastores ou não.

Haveria influência bolsonarista na escolha dos agraciados?

REALIDADE

“O número de pessoas na faixa de extrema pobreza no Brasil aumentou de 6,6% da população em 2016 para 7,4% em 2017, ao passar de 13,5 milhões para 15,2 milhões. De acordo com definição do Banco Mundial, são pessoas com renda inferior a US$ 1,90 por dia ou R$ 140 por mês. Segundo o IBGE, o crescimento do percentual nessa faixa subiu em todo o país, com exceção da Região Norte onde ficou estável.” (Jornal Folha de São Paulo)

A desigualdade, realmente, é o maior problema do Brasil.

MAIS REALIDADE

“Os dados fazem parte da Síntese dos Indicadores Sociais 2018, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que entende o estudo como ‘um conjunto de informações sobre a realidade social do país’. (Jornal Folha de São Paulo)

Só para lembrar: nos dois governos de Lula, 40 milhões de brasileiros saíram da linha da pobreza e tivemos o peno emprego.

Só para lembrar.

A QUEM POSSA INTERESSAR

Os adversários do ex-prefeito João Bosco podem começar a tremer. Segundo informações do próprio Tribunal, ele não está inelegível.

Continua candidatíssimo a prefeito em 2020.

LULA E AS ILUSÕES

Petistas continuam iludidos a respeito do novo pedido de habeas corpus impetrado pelos advogados do ex-presidente junto ao STF. Carmen Lúcia e Fachin já haviam votado contra, quando Gilmar Mendes pediu vista, adiando a decisão para final deste ano ou início de 2019, isso se não houver outro ministro pedindo vista.

Tudo muito bem arranjadinho.

OFENSAS AO SUPREMO?

Depois que o Ministro Lewandowski reagiu contra o advogado, que, em um voo, o questionou, afirmando ter vergonha do Supremo, foi a vez do Ministro Tóffoli se manifestar a favor de punições para quem falar mal da Corte. O ministro considera isso desrespeito.

O STF se torna assim “Casa  dos Intocáveis”.

Nem na ditadura.

FRASES DA SEMANA

“Ir para o governo não indica partidarismo”. (Ministra Carmen Lúcia, sobre Moro)

“Tive compromisso com Bolsonaro  até o dia que ele foi eleito”. (Futuro ex-senador Magno Malta, ao não ser chamado para o ministério da Família pelo Capitão)

“Francisco hoje é a voz da resistência aos falsos profetas do neoliberalismo e da violência da ultradireita, contra os fanáticos do Apocalipse e os graúdos donos do mercado. Suas palavras têm a força do açoite brandido por Cristo ao expulsar os mercadores do Templo. Do Brasil de Bolsonaro, Bergoglio só pode ser o maior inimigo.” (Mino Carta, jornalista)

CORRESPONDÊNCIA

Gracilian Escobar

Primeiro deixa-me pega meu dicionário. ( voltei após consultar os verbetes). No que tange aos livros comprei da editora Rocco " O conto da Aia" um dos livros mais lidos do mundo. Vale a pena. ( tem crase no apena??) Por conseguinte, comprei um livro muito bom ( tenho certeza que ja desgustou) . Comprei Liev Tolstói Ana Karienina. Vamos terminar citando um canto da região " é melhor ter amigo na praça que dinheiro no caixa" . Assim, o velho - e novo- Ramiro se livrou do sacripanta sem tomar umas pancadas. Para o ovo do capitão recomendo " A elite do atraso" Jessé Souza. Ou Pedagogia do Oprimido - vamos apanhar nós dois. ( risos). Talvez, « O cidadão de papel» de Gilberto Dimenstein ( se não leu vale à pena não sei se usa crase no « à pena ou a pena».

RESPOSTA: A expressão correta é vale a pena, sem crase, que vem de valer a pena, também sem crase. Essa  dúvida menor desmaia ante a excelência dos livros sugeridos por você. Volte sempre.

Patriotas Apartidarios

"A boquirrotice do Capitão levou Cuba a retirar do Brasil"
Corrigindo... O calote do porto Mareal fizeram os ditadores cubanos retirarem os médicos do Brasil!

RESPOSTA: A releitura da história pelos Idiotas Apartidários, que jamais foram apartidários, mostra apenas a verdade da afirmação de Jefferson, citada pelo ínclito Borges Sampaio: “O patriotismo é o último refúgio dos canalhas.”


Após denúncia sobre ar-condicionado quebrados no SAC/Teixeira, SAEB

Teixeira de Freitas: Após matéria publicada no Liberdade News denunciando a alta temperatura no SAC por conta do ar-condicionado que está

Declaração do IR deve ser entregue a partir do dia 7 de março

A Declaração de Imposto da Pessoa Física deve ser entregue entre 7 de março e 30 de abril de 2019, pela internet. As regras para a entrega da

Criminalização da homofobia: Julgamento é suspenso no STF

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), leu nesta quinta-feira, 21, o quarto voto favorável à equiparação da

Vereda: Prefeito reeleito tem contas de 2017 rejeitadas

Vereda: O prefeito de Vereda, no extremo sul, Dinoel Souza Carvalho, teve as contas rejeitadas referente ao ano de 2017. A punição foi

Clientes desmaiam no SAC/Teixeira por conta do calor: Ar-condicionado

Teixeira de Freitas: Clientes do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) denunciaram a situação de extremo calor na unidade por falta da

Exclusivo: áudios desmentem o presidente Jair Bolsonaro

Jornalista diz que Bebianno vazou áudios Nos bastidores da crise que resultou na demissão de Gustavo Bebianno da Secretaria-Geral da

Governo apresenta hoje a proposta de reforma da Previdência

Expectativa é que Bolsonaro entregue a proposta pessoalmente ao Congresso. Governo já confirmou idade mínima de 65 anos para homens e 62 para

Exportação de jumentos do Brasil para a China vira caso de polícia

Cerca de 200 jumentos foram encontrados mortos em uma fazenda na cidade de Canudos, a 372 km de Salvador No final do mês passado, algum morador

No fim das contas, caso Bebianno tem o mesmo DNA da Lava Jato

Otávio do Rêgo Barros, o porta-voz da Presidência, até tentou despistar. Foi curto ao comunicar a demissão do ministro Gustavo Bebianno, e

Bolsonaro assina Projeto de Lei Anticrime

O presidente Jair Bolsonaro assinou nesta terça-feira, 19, em solenidade no Palácio do Planalto, o Projeto de Lei Anticrime. O ministro da

UAI Brasil
O teixeirão 2018
Connect Informática
Nossos Apoiadores: