Ramiro Guedes
RELENDO “A RELÍQUIA”
Em êxtase literário, terminei, pela enésima vez, a leitura de “A Relíquia”, de Eça de Queirós. A história de Teodorico Raposo, que se apega à esperança da morte da tia Patrocínio para herdar a rica herança da velha e fazer sua independência, é cravejada de momentos cômicos e comovedores. Teodorico finge uma religiosidade que não tem, só para enganar a tia. Como ela impõe a ele uma visita à Palestina, para cultuar os lugares sacros, Teodorico traz para ela uma coroa de espinhos que ele diz ser a que foi usada em Cristo quando ele foi crucificado. Ao abrir o pacote com a relíquia, descobre-se, por engano, que o pacote continha a camisa de uma prostituta que o Raposo conhecera no Egito.
A trama é impagável, rica de detalhes e nela se ressalta a genialidade de Eça de Queirós, considerado pelo New York Times “o Proust da Língua Portuguesa”.
Imperdível.
LÁ EM CURPIOBA MIRIM
O correspondente da coluna em Curpioba Mirim, progressista cidade em alhures, Sóstenes Cauim Velásquez, manda-nos outra correspondência, onde narra as desventuras do Chefe da Gabinete da prefeita D. Brígida Campolargo, o Dr. Everton Apolinário. Apolinário é considerado um homem decente, que gosta da verdade. Para D. Brígida, esse é um defeito imperdoável. Como ela só aceita elogios e de saber que sua gestão está bem, recebeu mal a informação do Chefe e Gabinete sobre a enquete que deu a ela a aprovação de apenas 8% da população ao seu governo. D. Brígida considerou a informação falsa e, à maneira dos reis de França, ameaçou cortar a cabeça do Dr. Apolinário, que se calou apavorado.
Para D. Brígida só serve a palavra dos aduladores.
AINDA EM CURPIOBA MIRIM
Corre à boca pequena em Curpioba Mirim o boquejo de que as principais empresas de prestação de serviço que atuam no município pertencem à prefeita D. Brígida Campolargo ou a dois de seus filhos. Seria assim com a empresa que coleta o lixo, a que faz o serviço de asfaltamento, a que conduz a reforma das escolas e outras menores. Sóstenes Cauim Velásquez, nosso correspondente em Curpioba, afirma não ter provas, mas está investigando algumas licitações pra lá de suspeitas.
Aguardam-se novidades cascudas nos próximos dias.
CARTAS NA FOLHA
O jornal Folha de SAão Paulo tem uma seção de cartas que, às vezes, contém ótimos comentários e, às vezes, vem com comentários idiotas. Um comentário muito bom foi o do leitor Antônio Marcos Mendes Augusto: “ Quanto à tal de Damares Alves, procurei no YouTube algum vídeo para conhecê-la. Achei, mas não consegui ver o vídeo inteiro porque o discurso da mulher é insuportável. Achei que depois do colombiano e do lunático do Itamaraty não poderia haver ninguém pior, mas vi que o Bolsonaro sempre consegue se superar. É um fenômeno.”
Vêm mais esquisitices ministeriais por aí.
NOVOS CIDADÃOS HONORÁRIOS DE TEIXEIRA DE FREITAS
Sem discutir méritos, apenas para observação: a grande maioria dos agraciados com o título de cidadão honorário de Teixeira de Freitas é de evangélicos, pastores ou não.
Haveria influência bolsonarista na escolha dos agraciados?
REALIDADE
“O número de pessoas na faixa de extrema pobreza no Brasil aumentou de 6,6% da população em 2016 para 7,4% em 2017, ao passar de 13,5 milhões para 15,2 milhões. De acordo com definição do Banco Mundial, são pessoas com renda inferior a US$ 1,90 por dia ou R$ 140 por mês. Segundo o IBGE, o crescimento do percentual nessa faixa subiu em todo o país, com exceção da Região Norte onde ficou estável.” (Jornal Folha de São Paulo)
A desigualdade, realmente, é o maior problema do Brasil.
MAIS REALIDADE
“Os dados fazem parte da Síntese dos Indicadores Sociais 2018, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que entende o estudo como ‘um conjunto de informações sobre a realidade social do país’. (Jornal Folha de São Paulo)
Só para lembrar: nos dois governos de Lula, 40 milhões de brasileiros saíram da linha da pobreza e tivemos o peno emprego.
Só para lembrar.
A QUEM POSSA INTERESSAR
Os adversários do ex-prefeito João Bosco podem começar a tremer. Segundo informações do próprio Tribunal, ele não está inelegível.
Continua candidatíssimo a prefeito em 2020.
LULA E AS ILUSÕES
Petistas continuam iludidos a respeito do novo pedido de habeas corpus impetrado pelos advogados do ex-presidente junto ao STF. Carmen Lúcia e Fachin já haviam votado contra, quando Gilmar Mendes pediu vista, adiando a decisão para final deste ano ou início de 2019, isso se não houver outro ministro pedindo vista.
Tudo muito bem arranjadinho.
OFENSAS AO SUPREMO?
Depois que o Ministro Lewandowski reagiu contra o advogado, que, em um voo, o questionou, afirmando ter vergonha do Supremo, foi a vez do Ministro Tóffoli se manifestar a favor de punições para quem falar mal da Corte. O ministro considera isso desrespeito.
O STF se torna assim “Casa dos Intocáveis”.
Nem na ditadura.
FRASES DA SEMANA
“Ir para o governo não indica partidarismo”. (Ministra Carmen Lúcia, sobre Moro)
“Tive compromisso com Bolsonaro até o dia que ele foi eleito”. (Futuro ex-senador Magno Malta, ao não ser chamado para o ministério da Família pelo Capitão)
“Francisco hoje é a voz da resistência aos falsos profetas do neoliberalismo e da violência da ultradireita, contra os fanáticos do Apocalipse e os graúdos donos do mercado. Suas palavras têm a força do açoite brandido por Cristo ao expulsar os mercadores do Templo. Do Brasil de Bolsonaro, Bergoglio só pode ser o maior inimigo.” (Mino Carta, jornalista)
CORRESPONDÊNCIA
Gracilian Escobar
Primeiro deixa-me pega meu dicionário. ( voltei após consultar os verbetes). No que tange aos livros comprei da editora Rocco " O conto da Aia" um dos livros mais lidos do mundo. Vale a pena. ( tem crase no apena??) Por conseguinte, comprei um livro muito bom ( tenho certeza que ja desgustou) . Comprei Liev Tolstói Ana Karienina. Vamos terminar citando um canto da região " é melhor ter amigo na praça que dinheiro no caixa" . Assim, o velho - e novo- Ramiro se livrou do sacripanta sem tomar umas pancadas. Para o ovo do capitão recomendo " A elite do atraso" Jessé Souza. Ou Pedagogia do Oprimido - vamos apanhar nós dois. ( risos). Talvez, « O cidadão de papel» de Gilberto Dimenstein ( se não leu vale à pena não sei se usa crase no « à pena ou a pena».
RESPOSTA: A expressão correta é vale a pena, sem crase, que vem de valer a pena, também sem crase. Essa dúvida menor desmaia ante a excelência dos livros sugeridos por você. Volte sempre.
Patriotas Apartidarios
"A boquirrotice do Capitão levou Cuba a retirar do Brasil"
Corrigindo... O calote do porto Mareal fizeram os ditadores cubanos retirarem os médicos do Brasil!
RESPOSTA: A releitura da história pelos Idiotas Apartidários, que jamais foram apartidários, mostra apenas a verdade da afirmação de Jefferson, citada pelo ínclito Borges Sampaio: “O patriotismo é o último refúgio dos canalhas.”