Ramiro Guedes
VERDADE INDIZÍVEL
“A tristeza é a primeira que desfalece. A solidão é a segunda que desmaia. A beleza é a terceira que adoece. A desilusão é a quarta que supura. A alegria é a quinta que faz quimioterapia. A insânia é a sexta que vai pro CTI. A histeria é a sétima que entra em coma. A esperança é a última que morre.” Essa frase está em artigo de César Cardoso, na Caros Amigos de novembro de 2004.
Ainda há profetas nesse país.
MEU REINO ENCANTADO
Na posse dos novos secretários, acontecida na Câmara Municipal, o prefeito Timóteo Brito falou mais de meia hora sobre as maravilhas que já fez e ainda vai fazer por Teixeira de Freitas, segundo ele mesmo, o grande amor de sua vida. Depois da cerimônia, prestigiada por uma nutrida claque que aplaudiu o prefeito, muita gente se perguntou: onde fica essa cidade de que Timóteo falou?
A fala do prefeito deu claros indícios de autismo político, expressão usada por um pensador teixeirense.
O NOVO SECRETÁRIO DE SAÚDE
O novo secretário da saúde teixeirense, Rodrigo Maryli, foi trazido do Espírito Santo pelo prefeito Timóteo Brito. No dia da posse, o novo secretário falou longamente sobre o que pretende na pasta, diagnosticando em profundidade as mazelas da saúde em nossa cidade. Será o quarto secretário nesses dois anos de administração municipal, o que revela a dura realidade da saúde teixeirense.
Parece que o novo secretário entende: veremos se terá autonomia e liberdade para trabalhar.
PAUTA
O novo secretário de saúde teixeirense, em determinado momento de sua fala, dirigiu-se à imprensa presente e adiantou como acha que as reportagens devem proceder. Segundo Fabiano, a imprensa deve falar sobre os avanços da saúde e não fazer predominar as más notícias. Sempre é assim: os que estão no poder querem uma pauta favorável e, se puderem, traçar essas pautas.
Aqui, se aparecerem coisas positivas, serão registradas, assim como as negativas.
A tarefa é noticiar, sempre fazendo o contraditório.
PROMESSAS, PROMESSAS...
Em seu empolgado discurso maravilha, na posse dos novos secretários, o prefeito Timóteo fez uma promessa muito aplaudida: a de construir o teatro municipal.
Alô, Pires, é bom iniciar as cobranças.
AS RUAS
Em sua fala apoteótica, o prefeito de Teixeira de Freitas prometeu asfaltar duzentas ruas até o final de seu mandato. A grana do PAC 2, deixada por João Bosco, está aí pra isso mesmo.
Como ela está sendo gasta?
LÁ EM CURPIOBA MIRIM
Segundo o nosso correspondente em Curpioba Mirim, Sóstenes Cauim Velásquez, a prefeita D. Brígida cada vez mais se enrola quando fala em Educação. Sem pagar a segunda parte do aumento tratado com o sindicato dos professores e sem tocar no assunto do 1/3 das férias, a alcaidessa fez com que o Secretário Trimegisto Tinga marcasse a tradicional Jornada Pedagógica para o final de janeiro de 2019. São esperadas grandes manifestações dos mestres, que, por conta dos problemas citados, estão em estado de greve.
1-Brígida está preocupada.
AINDA EM CURPIOBA MIRIM
O nosso correspondente em Curpioba Mirim, Sóstenes Cauim Velásquez, conta que quase foi agredido por um auxiliar remunerado da prefeita Brígida Campolargo. Diz ele que estava na pracinha do centro da cidade, combatendo um calor tunisiano com um gostoso pote de sorvete, quando chegou o indigitado áulico da prefeita. Sem qualquer introdução, atacou verbalmente Cauim, que tem denunciado a buraqueira infame das ruas de Curpioba. O principal argumento do atacante era se Cauim não via as chuvas que caiam sobre a cidade e que impossibilitavam quaisquer reformas que demandassem asfalto. Tranquilamente, Cauim concordou com o problema, mas refutou que a maioria dos tais buracos é velha, bem anterior às chuvas, além da sujeira das ruas.
Sem se convencer, o cidadão agressor foi embora, entre ameaças e gritos.
Ah, Senhora Liberdade...
MOULIN
Esse escriba é ouvinte assíduo do programa de Fernando Moulin, até para aprender com ele, excelente comunicador. Sabemos também da amizade de Fernando com o prefeito Timóteo Brito, o que não desmerece ninguém. Outro dia, ia esse escriba para o trabalho, ouvindo Moulin, quando se surpreendeu com uma crítica de uma ouvinte, corroborada por ele, sobre a sujeira de nossos cemitérios. Moulin reafirmou sua amizade com Timóteo, reclamou dos puxa sacos que pintam ao prefeito uma realidade dourada da administração e afirmou que não consegue falar com Timóteo há sete meses.
Se ele não consegue, imaginemos nós...
APARECEU A MARGARIDA
E apareceu dançando... Queiroz, antigo e passado assessor do senador Flávio Bolsonaro, reapareceu. Internado no Einstein para uma cirurgia no intestino, surgiu serelepe, saracoteando uma dancinha ridícula, alegando que queria alegrar a enfermaria. Explicação sobre a grana de funcionários do gabinete em sua conta, nada.
Nessa, quem está dançando mais é o povo.
A PRISÃO DE BATTISTI
Cesare Battisti foi preso na madrugada de domingo, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, e deve ser extraditado para o Itália, Lá o espera a prisão perpétua, acusado que é de 4 assassinatos em organização terrorista. Battisti sempre negou as acusações, afirmando que nem estava na Itália nessa época. Como Battisti foi indultado por Lula, claro que o Capitão vai extraditá-lo.
A questão não é justiça, é vingança.
ÚLTIMA DE BATTISTI
A Bolívia frustra uma grande vontade do Brasil ao enviar Cesare Battisti diretamente para a Itália, sem que o preso passe pelas autoridades brasileiras. Na prática, os bolivianos é que estão extraditando Battisti, por esse estar clandestino no país.
Mais uma furada brasileira.
DESPETIZAÇÃO
A fim de “despetizar” o governo, o ministro Onyx Lorenzoni mandou demitir mais de 300 funcionários próximos ao Capitão. Surpresa: dos 300 e poucos demitidos, apenas 3 tinham vínculo com o PT.
Toma, distraído.
REALIDADE
Cada dia fica mais claro o subterfúgio do atual governo brasileiro em acusar socialistas e comunistas pela atual crise do Brasil. Quando é que esse país foi comunista ou socialista? Sob Lula, acusado até pela esquerda de ter cedido aos caprichos do capital? Sob quem mais? A estratégia de acusar a esquerda já é um preparo de desculpas se o atual governo fracassar.
É só esperar pra ver.
FECHANDO A NICA
“Há muito, a poesia vendeu as muletas da métrica e foi extrair seu ritmo da respiração entrecortada pelo sentir do imprevisto”. (Chacal, poeta)
“Acho melhor ser amado
Sem possuir um vintém.
De que vale ser muito abastado
Sem ninguém me querer bem...” (Patativa do Assaré)
“A era dos indicados acabou...” (Publicação do Capitão Presidente no twitter, apagada depois da indicação de um amigo para cargo com vencimento de 50 mil reais)
“Dessa maneira, o capital político de Bolsonaro se esgota em 6 meses”. (Cito Gomes)
“A fábula é uma mentira mitológica. O romance é uma mentira literária. A Democracia é uma mentira política. “ (MIllor Fernandes)
“Lula livre”. (acampados em Curitiba)
CORRESPONDÊNCIA
Gracilian Escobar
Desta feita não respondeu o seguidores? Sinal ruim. Será a posse do Presidente. Aguardemos coisas duras pela frente, cada frase revela uma incompetencia tamanha por parte das gestão federal.
Resposta: Não entendi a parte dos seguidores. Quanto a aguardar coisas duras pela frente, elas já estão aí, só nos restando o pé de goiaba. Volte sempre.