Presidente viaja neste domingo para a Suíça, onde participará do tradicional encontro de líderes políticos e investidores. Temer, Dilma, Lula e Fernando Henrique estiveram em Davos.

O presidente embarca na noite deste domingo (20) para participar do tradicional encontro, que reúne todos os anos lideranças mundiais, políticos, banqueiros e investidores. Pela manhã, ele recebeu no Palácio da Alvorada (residência oficial) o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.

No fórum, criado em 1971, os líderes mundiais discutirão a construção de uma agenda econômica global, regional e industrial comum. O encontro deste ano tem como tema a "Globalização 4.0: Moldando uma arquitetura global na era da quarta revolução industrial".

Bolsonaro ficará em Davos até quinta-feira (24), quando retornará ao Brasil. Ele discursará na terça-feira (22), na sessão plenária do fórum, momento em que autoridades de diversos países e investidores ficarão atentos à fala do novo presidente do Brasil.

Segundo apurou o G1, Bolsonaro fará uma defesa da democracia e da aprovação das reformas. O presidente também destacará que o país está aberto a investimentos privados. Bolsonaro terá encontros com investidores e com chefes de Estado ou governo.

Também estará na pauta da passagem de Bolsonaro por Davos a discussão de formas para solucionar a crise na Venezuela, com a posse de Nicolás Maduro para um novo mandato presidencial diante de protestos de parte da comunidade internacional.

Ex-presidentes em Davos

Com a viagem deste domingo, Bolsonaro entrará na relação de presidentes do Brasil que passaram pelo Fórum Econômico Mundial.

Leia abaixo um resumo das participações de Michel Temer, Dilma Rousseff, Lula e Fernando Henrique em Davos.

Temer – 2018

Michel Temer foi o último presidente brasileiro a participar do encontro. Ele compareceu à edição do fórum em 2018, quebrando uma sequência de três anos sem a presença da principal autoridade do país.

No discurso, Temer ressaltou a queda de indicadores econômicos, como inflação e taxa de juros, mas focou o discurso na reforma da Previdência, que o governo buscava aprovar à época e depois desistiu.

"Nosso próximo passo é consertar a Previdência Social, tarefa para qual nós estamos muito empenhados. Cada vez mais, o povo brasileiro percebe que o sistema atual é injusto e insustentável. Portanto, nós vamos batalhar dia e noite pelo voto no Congresso Nacional para aprovar a proposta que ali está", afirmou.

Dilma – 2014

Dilma Rousseff foi a Davos uma única vez, em 2014. A presidente afirmou que era "apressada" a tese de que países emergentes perderiam o dinamismo com o fim da crise financeira mundial, em razão da "capacidade de investimento e de ampliação do consumo" destas nações.

Dilma ainda disse que a estabilidade da moeda era um "valor central" do Brasil e reforçou o compromisso com o controle da inflação.

"Ainda que as economias desenvolvidas mostrem claros sinais de recuperação, as emergentes continuarão a desempenhar papel estratégico. [...] É apressada a tese de que após a crise as economias emergentes serão menos dinâmicas. Lá estão grandes oportunidades", disse.

Lula – 2003, 2005 e 2007

2003 - A exemplo de Bolsonaro, Lula estreou em Davos no primeiro mês do mandato. O então presidente participou da edição de 2003 do fórum, quando pediu um pacto pela paz e contra a fome. Na oportunidade, Lula propôs a criação de um fundo internacional para combater à miséria e a fome nos países de Terceiro Mundo, financiado por recursos de países mais ricos. “Proponho a formação de um fundo internacional para o combate à miséria e à fome nos países do Terceiro Mundo, constituído pelos países do G-7 e estimulado pelos grandes investidores internacionais. Isso porque é longo o caminho para a construção de um mundo mais justo e a fome não pode esperar”.

2005 - Ainda no primeiro mandato, Lula esteve pela segunda vez em Davos. O presidente defendeu maior participação do Brasil e de outros países na Organização das Nações Unidas (ONU). Lula defendeu a presença do Brasil no Conselho de Segurança da instituição. O presidente também apresentou um balanço das realizações de seu governo, com destaque para ações de combate à fome. Para Lula, era possível aliar compromisso fiscal com política social. "Tomamos a decisão de permitir que o Brasil possa crescer por 10, 15 ou 20 anos sem que faça nenhuma aventura. Estamos provando que é possível ter uma forte política fiscal e ao mesmo tempo uma forte política social. O Brasil não jogará fora essa oportunidade que o momento histórico e político lhe deu", disse.

2007 - Na terceira e última passagem por Davos, já no segundo mandato de presidente, Lula apresentou as conquistas sociais do primeiro mandato presidencial e disse que os líderes sul-americanos deveriam parar de viajar o mundo "chorando a miséria" do continente. O presidente ainda falou que o Brasil avançaria nos investimentos em infraestrutura para criar condições de crescimento econômico e convidou empresários a visitarem o país. "O Brasil não pode esperar. Como diz o bom jogador de futebol, 'ou vai ou racha'. Não há nenhuma razão para o Brasil não crescer, afirmou.

Fernando Henrique – 1998

Fernando Henrique esteve uma vez em Davos, na edição de 1998, ainda no primeiro mandato. O presidente rebateu críticas que citavam o Brasil entre os países vulneráveis à crise em curso na Ásia na época.

Fernando Henrique chamou os críticos de “palpiteiros” e rebateu previsões que considerou “pessimistas” sobre a economia brasileira. Ele ainda citou que o país incentivava o investimento privado na infraestrutura.

"Sempre existem palpiteiros. Se observarmos o que foi dito sobre a Ásia meses atrás, vê-se que são informações de gente que não vive nos países. Não são assim para serem levadas ao pé da letra. Às vezes há até interesses nessas informações", afirmou à época.

Fonte: G1

Google proíbe publicidade política para as eleições municipais

O Google informou nesta quarta-feira (24) que, a partir de maio, vai proibir a veiculação de anúncios políticos para as eleições

Teixeira de Freitas celebra Emancipação com antecipação de

Teixeira de Freitas: A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas anuncia uma alteração no calendário de feriados locais: o feriado municipal

Trajetória de Lucas Bocão: De Radialista a Político

Teixeira de Freitas: Regionalmente conhecido como Lucas Bocão, Ubiratan Lucas Rocha Matos nasceu em 13 de janeiro de 1973, em Itabuna/BA. Criado

Mulheres Fortes e Novos Nomes Emergem na Pré-Campanha de Teixeira de

Teixeira de Freitas: Na pré-campanha fervilhante de Teixeira de Freitas, diversos nomes se destacam com determinação rumo à possível

Kátia Oliveira lamenta falecimento do ex-prefeito de Teixeira de

Bahia: A deputada estadual Kátia Oliveira (União Brasil) lamentou neste sábado (20) o falecimento do ex-prefeito de Teixeira de Freitas Temóteo

Morre o ex-prefeito Temóteo Brito: Conheça sua trajetória marcada

Teixeira de Freitas: Com imensa tristeza, comunicamos o falecimento do ilustre político e agropecuarista Temóteo Alves de Brito, aos 82 anos.

PF deflagra operação contra fraude em contratação de empresa por

Uma operação da Polícia Federal (PF) foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (18) em Ilhéus e Itabuna, no Sul; e Salvador. Intitulada de

Com saída do DC, o vereador Ronaldo Cordeiro deixa a base aliada do

Teixeira de Freitas: Ronaldo Alves Cordeiro, conhecido pelo apelido “Baitakão” e admirado por seu jeito simples e habilidoso de lidar com as

Mudança Política em Teixeira: Vereador Ailton Lacerda deixa o

Teixeira de Freitas: Em um movimento político surpreendente, o vereador Ailton Lacerda Ferreira anunciou sua desfiliação do partido PODEMOS e

Foco, força e fé: A inspiradora trajetória de Talitha Rendeiro

Teixeira de Freitas: Talitha Rendeiro Paranhos, CEO da revista Mulher em Foco, é uma mulher cuja vida é guiada pela fé e integridade. Nascida em

Nossos Apoiadores: