Teixeira de Freitas: Neste último sábado, 19 de janeiro, o empresário José Dias e alguns moradores do Bairro Vila Vargas realizaram um mutirão de limpeza em trechos da Rua da Lapa, Abílio Alves Fernandes e adjacências, onde retiraram todo o lixo das ruas supracitadas, incluindo matos, areia e entulhos, exercendo assim a cidadania na prática, em fins de uma consonância benéfica para a ORDEM E PROGRESSO.
O lixo traz diversos transtornos, entre eles podemos destacar:
DO ESTREITAMENTO DA VIA: O lixo e entulho jogado em esquinas e vias públicas, causam estreitamento da área trafegável e os condutores ao conduzirem seus veículos, quando nas esquinas têm dificuldades de fazerem suas conversões tanto para a direita quanto para a esquerda, proporcionando o risco de acidentes com colisões laterais, frontais, atropelamentos de pedestres e choque lateral com os imóveis.
CALÇADA: Os lixos e entulhos dispensados de forma ilegal abrangem as calçadas, causando obstruções, obrigando os pedestres a se deslocarem para o meio da via pública, criando concorrência no espaço de trânsito com os veículos motorizados, de propulsão humana e de tração animal, tornando-se um trânsito misturado.
DOENÇAS E INSETOS : Os lixos provocam problemas respiratórios, infecções, dores de cabeça, alteram o sistema nervoso, sistema cardiorrespiratório, propiciando um local insalubre para os moradores; atraem diversos tipos de insetos: Moscas, ratos, pernilongos e até mesmo o mosquito transmissor da dengue e chikungunya ( Aedes Aegypti), que são grandes vilões em congestionar os leitos dos hospitais e mudar a qualidade de vida social, além de baratas, formigas, animais abandonados como gatos e cachorros, contando com a presença das aves de rapinas além de outros animais para integrarem uma cadeia alimentar, sem contar com as pragas e piolhos.
APARÊNCIA DA VIA OU CIDADE: A aparência de uma cidade triste, acarretando desvalorização imobiliária, desmotivando os investidores que aparecem na cidade, provocando desemprego e desconforto social.
DAS CANALIZAÇÕES “BOCA DE LOBO”: Com a mecanização natural das chuvas e os ventos, os lixos bloqueiam as redes fluviais e causam enchentes nas vias públicas, invadindo as residências, causando enormes transtornos, muitos gastos para união e com a chegada da água poluída nos rios, lagos, mares e nascentes há um impacto ambiental sem limites, dificultando a sobrevivência do presente e futuro de todos os seres vivos.
“Precisamos tornar a nossa cidade mais bonita e limpa, mas, só vamos conseguir com a participação de toda a população, por isso, colabore, não jogue lixo nas vias, exerça sua cidadania. Atitudes simples podem fazer toda diferença na construção de uma cidade melhor para se viver”, afirmou José Dias.
“Deixo o meu sincero agradecimento a todos que participaram do mutirão de limpeza de forma direta e indiretamente”, acrescentou o empresário.
Por: Cloves Neto/Liberdadenews