Ramiro Guedes

O POÇO

Esse é o título do livro que reúne alguns contos de Mário de Andrade. Com linguagem bem própria, cheia de instigantes neologismos, Mário se revela um inspirado artesão do conto, perpassados, todos eles, de engenho e arte e preocupações sociais. “O poço” é um deles. Mas, para esse escriba, o mais inspirado deles é “O túmulo, o túmulo, o túmulo”.

O livro é uma edição pedagógica da Ática.

EXPLICAÇÕES

As explicações que o senador Flávio Bolsonaro deu em entrevista à Rede TV não convenceram nem aos mais empedernidos bolsomaníacos.  A própria Janaina Pascoal, que faz parte da troupe, refugou. Nem o atleta que apareceu, dizendo ter pago os 100 mil, convenceu.

Mais explicações “plausíveis” são esperadas.

ESTRATÉGIA

Os deputados do PSL, partido do Capitão, traçaram a estratégia da guerra que travarão da tribuna: combater o PT.

Mas o Brasil não está acima de tudo?

LÁ EM CURPIOBA MIRIM

O correspondente da coluna em Curpioba Mirim, Sóstenes Cauim Velásquez, em alentada correspondência a nós dirigida, afirma que D. Brígida se tornou, definitivamente, motivo de chacota na cidade. Há dias, ela fez mais uma substituição na Secretaria da Alquimia no município, trazendo do Pará um novo nome para ser secretário da pasta. O problema foi a indiscrição: um áulico bem próximo de S.M. vazou a Cauim que o novo secretário é indicação de conhecido agiota, a quem D. Brígida deve uma grana alta.

A nomeação seria para o pagamento da dívida, via Alquimia.

AINDA EM CURPIOBA MIRIM

Relata-nos, ainda, Sóstenes Cauim Velásquez, correspondente da coluna em Curpioba Mirim, que D. Brígida vem pressionando o dono do site “Curpioba em foco” para a demissão dele, Cauim. Articulista e repórter do site, Cauim é oposição à administração da alcaidessa, que não suporta críticas. A propósito, ela ameaçou cortar o contrato que a Prefeitura tem com o site se Cauim não for demitido.

Até agora o proprietário, Everardo Anunciato, tem resistido.

APREENSÃO

Nas redes sociais, repercute o vídeo de u’a mãe, na porta de um hospital teixeirense, clamando por atendimento a uma filha deitada desfalecida dentro de um carro.

Continuam as provas de amor por Teixeira de Freitas.

VOLTOU

O Domingo de Lazer, na Avenida Getúlio Vargas, que em boa hora a Secretaria de Esportes realiza aos domingos e que esteve interrompida por causa das chuvas, voltou e voltou bem.

Boa iniciativa, herança de Anderson Pinto, com continuidade do novo Secretário Érico Cavalcânti.

PARALISAÇÃO

Por salários atrasados, os médicos ameaçaram paralisar suas atividades no dia 21. Pressionada, a municipalidade pagou. Resta agora o 13º. dos funcionários da saúde.

Só vai no muque.

MORO EM DAVOS

O Todo  Poderoso da Justiça, Sérgio Moro, vai tentar mostrar ao mundo empresarial que o principal problema do Brasil é a corrupção, que, segundo ele, além de uma questão ética, sonega recursos de aplicação nos negócios. Sobre o crescimento da miséria em nossa pátria e a nossa flagrante desigualdade, nem uma palavra.

Não vem ao caso.

AINDA DAVOS

Os jornalões brasileiros publicam que o Capitão deve se destacar em Davos por um motivo: nem Trump nem Macron  estarão presentes na Conferência.

Vamos pegar a sobra?

A FALA DO CAPITÃO

A reação da mídia à fala do Capitão em Davos foi a pior possível. O Valor Econômico mancheteou: “Análise: Discurso de Bolsonaro surpreende por superficialidade”. O economista Roberto Schiller analisou: “O Brasil  merece alguém melhor”. Estadão: “Bolsa reage mal a discurso de Bolsonaro em Davos”. O Globo: “Minúsculo discurso de Bolsonaro é uma decepção em Davos”.

O Brasil passou vergonha em Davos.

BALSONARO E AS FALSAS INFORMAÇÕES EM DAVOS

Além de breve, o discurso de Jair Bolsonaro (PSL) no Fórum Econômico Mundial de Davos, nesta terça-feira (22), foi baseado em informações incorretas. “Somos o país que mais preserva o meio ambiente. Nenhum outro país do mundo tem tantas florestas como nós”, disse o presidente. No entanto, dados do Índice de Desempenho Ambiental (Environmental Performance Index – EPI), ranking bienal feito pelas Universidades de Columbia e Yale, que conta com apoio do próprio Fórum Econômico Mundial, mostrou que, entre 180 países, o Brasil ocupa a 69ª posição.

Vai comendo, Raimundo.

MANIFESTAÇÃO

Servidores da saúde realizaram, nesse dia 22, manifestação em frente à Prefeitura Municipal, protestando contra o atraso do pagamento do 13º. Salário pela administração Timóteo Brito. Na ocasião, a vereadora Erlita de Freitas lembrou que, na campanha, Timóteo afirmou que não atrasaria um dia o salário dos servidores e que, se atrasasse, renunciaria. A vereadora foi direta: “É uma vergonha o que acontece em nossa cidade. O prefeito, em sua campanha eleitoral, prometeu que não atrasaria um dia de salário, e se assim acontecesse, ele renunciaria o mandato de prefeito. Então está na hora de renunciar por que mais de uma vez ele atrasa o salário dos servidores de Teixeira de Freitas. Estamos juntos nessa luta, defendendo os trabalhadores, porque é justo os direitos dos trabalhadores ao 13º salário. Renuncia prefeito, pois você não está cumprindo o que prometeu”. 

Chegou ao nosso conhecimento que dias piores virão.

ZÉ DIRCEU EM ILHÉUS

No dia 18 de janeiro, no Teatro Popular de Ilhéus, aconteceu o lançamento do livro de Zé Dirceu, Memórias volume I. O evento foi um sucesso  e uma delegação teixeirense esteve presente, prestigiando o livro em que Dirceu conta a história de sua vida, desde a luta contra a ditadura até o golpe de 2016.

Quem foi aplaudiu muito.

VISITA

Quem esteve visitando Lula na prisão em Curitiba foi a mãe de Antônio Palloci. Pediu desculpas a Lula pela delação absurda do ex-ministro e disse estar envergonhada por causa de tal delação, reafirmando que o ex-presidente não merece o que está  passando.

Mãe sabe das coisas.

MESTRE DEMA

A Magra tem feito seguidas incursões entre amigos desse escriba. Agora foi Mestre Dema, do Espaço Cultural da Paz, que faleceu no dia 21 de janeiro em Betim. Dema, um figuraço, dava aulas de violão no Espaço, além de ser o regente e organizador da Orquestra das Flautas da Paz. Um cabra valioso, valoroso, uma alma do bem, voltada para a arte e a música.

O Espaço está de luto e seus amigos também.

FECHANDO A NICA COM GUIMARÃES ROSA

“Mestre não é aquele que sempre ensina, mas quem de repente aprende”.

“O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem.“

“Mas quem é que sabe como? Viver... o senhor já sabe: viver é etcétera...“

“O mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas – mas que elas vão sempre mudando. (...) Natureza da gente não cabe em nenhuma certeza.“

CORRESPONDÊNCIA

Kilkerry

Parabéns pelo número 200 da Nica. Que outros 200 venham e que continuem as engraçadas crônicas sobre Curpioba Mirim.

RESPOSTA: Até quando a vida permitir, estaremos aqui. Obrigado e volte sempre.

Trajetória de Lucas Bocão: De Radialista a Político

Teixeira de Freitas: Regionalmente conhecido como Lucas Bocão, Ubiratan Lucas Rocha Matos nasceu em 13 de janeiro de 1973, em Itabuna/BA. Criado

Mulheres Fortes e Novos Nomes Emergem na Pré-Campanha de Teixeira de

Teixeira de Freitas: Na pré-campanha fervilhante de Teixeira de Freitas, diversos nomes se destacam com determinação rumo à possível

Kátia Oliveira lamenta falecimento do ex-prefeito de Teixeira de

Bahia: A deputada estadual Kátia Oliveira (União Brasil) lamentou neste sábado (20) o falecimento do ex-prefeito de Teixeira de Freitas Temóteo

Morre o ex-prefeito Temóteo Brito: Conheça sua trajetória marcada

Teixeira de Freitas: Com imensa tristeza, comunicamos o falecimento do ilustre político e agropecuarista Temóteo Alves de Brito, aos 82 anos.

PF deflagra operação contra fraude em contratação de empresa por

Uma operação da Polícia Federal (PF) foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (18) em Ilhéus e Itabuna, no Sul; e Salvador. Intitulada de

Com saída do DC, o vereador Ronaldo Cordeiro deixa a base aliada do

Teixeira de Freitas: Ronaldo Alves Cordeiro, conhecido pelo apelido “Baitakão” e admirado por seu jeito simples e habilidoso de lidar com as

Mudança Política em Teixeira: Vereador Ailton Lacerda deixa o

Teixeira de Freitas: Em um movimento político surpreendente, o vereador Ailton Lacerda Ferreira anunciou sua desfiliação do partido PODEMOS e

Foco, força e fé: A inspiradora trajetória de Talitha Rendeiro

Teixeira de Freitas: Talitha Rendeiro Paranhos, CEO da revista Mulher em Foco, é uma mulher cuja vida é guiada pela fé e integridade. Nascida em

Lula veta projeto e mantém saidinhas de presos para visita a

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetou parcialmente o projeto que acaba com as saídas temporárias de presos, que tinha sido aprovado

Integrantes do MST invadem área do governo federal em Itabela

Itabela: Cerca de 400 famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam, na manhã desta terça-feira (9), uma área da

Nossos Apoiadores: