Ramiro Guedes

MAIS UM PERDÃO, LEITORES

Esse escriba tem plena consciência de que a ausência, muitas vezes, é um ganho. Por isso, esperamos que esse hiato na publicação dessas nicas seja entendido assim. A fortuita causa da doença se mistura com uma completa desilusão política para que se possa entender os motivos dessa parada na publicação. Ainda procurando rumos (e a vida é esta procura), retomemos o caminho, tentando entender a hora.

Ou como canta Bethânia: “descaminhos a gente suporta, na medida que pode entender...”

O ESSENCIAL

Há livros que são essenciais, assim como o tempo, quando chegamos a determinada quadra da vida, quando sentimos que Ela está chegando e que é essencial não nos permitir que o joguemos pela janela. Um desses livros é “Bodas de Sangue”, de Garcia Lorca. Puro teatro de quem fez da linguagem teatral uma peça de luta, Bodas de Sangue nasceu na mente de Lorca em 1928, quando ele leu em um jornal a notícia de um crime passional. Dez anos depois, a peça ganhou o mundo, sendo encenada nos diversos palcos em diversas nações.

“Bodas de Sangue” não se explica. Apenas se lê e chora.

OUTRA OPÇÃO

Rodam pelo universo político de Teixeira de Freitas comentários de que o prefeito Timóteo Brito não sairá candidato à reeleição. Segundo tais comentários, Timóteo deverá apoiar o vereador Agnaldo da Saúde, seu atual líder na Câmara, como candidato a prefeito em 2020. Com o apoio do prefeito e sua atuação política, Agnaldo passa a ter reais chances na disputa.

Quando perguntado sobre o apoio do prefeito, Agnaldo apenas ri e não desmente.

MAIS UM

Outro que está na boca do povo como futuro candidato é o médico Marcelo Bilitardo. Depois de ter trabalhado muito para fazer do irmãos Marcos vereador, Marcelo se sente cacifado para lançar seu nome.

Aguardemos o que virá.

LÁ EM CURPIOBA MIRIM

Nosso correspondente em Curpioba Mirim, Sóstenes Cauim Velásquez nos escreve dando conta de um novo comentário que grassa pela cidade. Afirma-nos Cauim que D. Brígida, segundo áulicos fortes da administração municipal, não será candidata à prefeita nas eleições de 2020. Os motivos de tal decisão são a baixa popularidade da prefeita (sua administração é aprovada por apenas 13% 

da população) e a idade da alcaidessa, caminhando para os 80 e com a saúde debilitada.

Por enquanto são só comentários.

AINDA EM CURPIOBA MIRIM

Outro desgosto de D. Brígida, segundo Cauim, é o descrédito que ela vem recebendo do seu secretariado. Na frente dela, todos se manifestam como soldados da administração, mas basta ela virar as costas e as críticas surgem candentes: centralizadora, não fala com ninguém, não atende vereadores e aposta apenas em se locupletar, sem se preocupar com a administração. Com isso, além de tudo, está carregando a bancada para o buraco e poucos vereadores terão chance de reeleição.

Curpioba, segundo Cauim, vai de mal a pior e isso se reflete na política.

POSTINHO DA URBIS

Para alívio da população da Urbis, está regularizada a presença de médico na UBS daquele bairro. Para contentamento daquela população, retornou ao postinho o Dr. Stanislau Siepierski. Muito querido por todos, atencioso e sério, o Dr. Ligeirinho, como é chamado, havia sido deslocado para outra UBS.

Sua volta é uma grande notícia para a Urbis.

CIDADE LIMPA

Muita gente não está entendendo o motivo da Diocese de Teixeira de Freitas promover uma campanha de Cidade Limpa. Para esses, essa deveria ser uma atitude da administração municipal e não da Diocese.

Fica o registro.

SITUAÇÃO DE RUA

Para fiéis da Igreja Católica, a campanha 

da Cidade Limpa deveria ser uma campanha diferente, voltada para as pessoas em situação de rua, sofredores que enfrentam as piores vicissitudes em seu dia a dia.

É uma ideia.

APOIO

A ida do Capitão a Israel teve apenas uma finalidade: dar apoio a Netanyahu em sua tentativa de continuar primeiro ministro. Acusado de corrupção, Benjamin aposta no apoio maior de Trump e no menor do presidente brasileiro para se reeleger.

O resto é falastronice.

MOTIRÔ

Nesse final de março e princípio de abril, o Coletivo das Artes Motirô pretende inauguram mais 3 pontos de leitura com suas geladeiras da cultura, onde livros ficam à disposição da população. A ideia está sendo muito bem aceita e revelado um pendor maior dos mais jovens por uma boa leitura.

Bola dentro.

DIA MUNDIAL

A identidade do dia 2 de abril como Dia Mundial do Autismo recebe, em Teixeira de Freitas, muitas manifestações de apoio. Com efeito, o desconhecimento do que é o autismo provoca muitos preconceitos às crianças portadoras da síndrome. Conhecer o que é o autismo ajuda a combater esse preconceito danosos aos Anjos da Terra.

Que venham os esclarecimentos.

VERDADE

Por mais que alguns não queiram e apostem na discriminação religiosa, a liberdade de culto tem que ser respeitada. Mais que a liberdade religiosa, a

liberdade cultural é uma realidade: que cesse a discriminação, principalmente quando se trata dos ritos afros.

Cultura e religião devem ser respeitadas: coisa do demônio é a discriminação.

CONSTATAÇÃO

A coluna consultou vários advogados com conhecimento eleitora e houve uma unanimidade: té agora não há qualquer empecilho à candidatura do ex-prefeito João Bosco à prefeitura em 2020.Mais: João é o grande nome do PT para disputar com chances as eleições municipais que virão.

Os adversários tremem.

CINCADA

O mundo inteiro considerou como inoportuna a ideia do Capitão de comemorar o nefasto golpe de 64. S´[o os fanáticos defenderam a lamentável ideia, verdadeiro desrespeito aos mortos na luta contra a ditadura.

A comemoração do terror é coisa de quem venera Ustra, de nefanda memória.

FECHANDO A NICA

“Essa Teixeira ideal, que é tão pregada pelo prefeito, deve ser a mesma de Curpioba Mirim”. (Vereador Jonathas Molar, da tribuna da Câmara)

“Audácia, audácia, sem 

pre audácia!” (Danton, na Revolução Francesa)

“Não há surto de meningite em Teixeira”. (Esclarecimento da Secretaria Municipal da Saúde)

“Tudo que sobe, cai”. (Reparo do ex-ministro Delfim Neto sobre os 100.000 pontos obtidos na Bolsa e sua posterior queda)

“Caixões abertos, com seus brancos fios, esperam escondidos pela alcova corpos pesados, de colo ferido. Não desperte um só pássaro, e que a brisa, recolhendo em seu manto esses gemidos, fuja com eles pelas negras copas, ou os enterre no musgo macio. Essa lua, essa lua!”

(Garcia Lorca, em Bodas de Sangue)

Mulheres Fortes e Novos Nomes Emergem na Pré-Campanha de Teixeira de

Teixeira de Freitas: Na pré-campanha fervilhante de Teixeira de Freitas, diversos nomes se destacam com determinação rumo à possível

Kátia Oliveira lamenta falecimento do ex-prefeito de Teixeira de

Bahia: A deputada estadual Kátia Oliveira (União Brasil) lamentou neste sábado (20) o falecimento do ex-prefeito de Teixeira de Freitas Temóteo

Morre o ex-prefeito Temóteo Brito: Conheça sua trajetória marcada

Teixeira de Freitas: Com imensa tristeza, comunicamos o falecimento do ilustre político e agropecuarista Temóteo Alves de Brito, aos 82 anos.

PF deflagra operação contra fraude em contratação de empresa por

Uma operação da Polícia Federal (PF) foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (18) em Ilhéus e Itabuna, no Sul; e Salvador. Intitulada de

Com saída do DC, o vereador Ronaldo Cordeiro deixa a base aliada do

Teixeira de Freitas: Ronaldo Alves Cordeiro, conhecido pelo apelido “Baitakão” e admirado por seu jeito simples e habilidoso de lidar com as

Mudança Política em Teixeira: Vereador Ailton Lacerda deixa o

Teixeira de Freitas: Em um movimento político surpreendente, o vereador Ailton Lacerda Ferreira anunciou sua desfiliação do partido PODEMOS e

Foco, força e fé: A inspiradora trajetória de Talitha Rendeiro

Teixeira de Freitas: Talitha Rendeiro Paranhos, CEO da revista Mulher em Foco, é uma mulher cuja vida é guiada pela fé e integridade. Nascida em

Lula veta projeto e mantém saidinhas de presos para visita a

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetou parcialmente o projeto que acaba com as saídas temporárias de presos, que tinha sido aprovado

Integrantes do MST invadem área do governo federal em Itabela

Itabela: Cerca de 400 famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam, na manhã desta terça-feira (9), uma área da

Jadna Paiva: Experiência e Compromisso na pré-candidata à

Medeiros Neto: Jadna Paiva, uma figura política veterana com mais de 30 anos dedicados ao serviço público, foi confirmada como pré-candidata a

Nossos Apoiadores: