Ramiro Guedes
A ALMA FOGE DO CORPO
A amiga e excelente profissional Milka Moraes tem uma expressão ótima para definir obras de arte acima da normalidade da beleza. Diz ela que “a alma foge do corpo”. Outro dia, assistindo o imperdível Sr. Brasil, de Rolando Boldrin, na Cultura, a alma fugiu. Foi quando Boldrin declamou Valsinha, de Chico Buarque e Vinícius de Moraes. Ao fim da declamação, colado nela, veio o solo de violões da mesma música. O conjunto que realizou a interpretação foi o Cor das Cordas.
A alma voou longe.
CHICO BUARQUE
A premiação de Chico Buarque com o prêmio literário Camões apenas reafirmou a genialidade do nosso compositor e poeta maior.
O prêmio foi para a genialidade de Chico e todos os brasileiros que têm alma se sentiram premiados.
Grande Chico.
LÁ EM CURPIOBA MIRIM
Escreve-nos o nosso correspondente no progressistaburgo de Curpioba Mirim que a semana terminou com uma denúncia do vereador João Incisivo que pode abalar as bases do governo de D. Brígida. Segundo o vereador, a alcaidessa está tentando vender o seu avião. Parece que a aeronave não está correspondendo às exigências da prefeita, dando seguidas panes e que D. Brígida quer vender o atual para comprar outro. Incisivo sempre demonstrou dúvidas a respeito dos recursos que bancaram a compra do tal avião.
Aguardam-se cenas do próximo capítulo.
SERÁ O PSB?
Para qualquer observador atento, as redes sociais estão mostrando uma enfatização do nome de Eujácio Dantas ligado à campanha de 40 anos pensando Teixeira à frente. No tal vídeo, o número 40 vem em letras garrafais. Ora, o 40 é o número do PSB e conversas dão conta de que esse partido é o futuro de Eujácio e outros insatisfeitos do PT.
Será?
INSATISFAÇÃO
Esse escriba conversou com algumas cabeças coroadasdo PT e elas acham que a ida de Eujácio para o PSB é tiro no pé. A militância petista não esquece que o PSB é de Lídice da Mata, que, há tempos, jogou este partido no colo de Timóteo, abrigando a candidatura a vereador de Fabian Brito.
Segundo as tais cabeças, é ilusãoafirmar que os votos de Eujácio não vêm do PT.
ARGUMENTOS
Já há quem afirme que a ida de Eujácio para o PSB deve acontecer, pois o PT causa repugnância política à maioria esmagadora da população. Para tais pensadores, encostou no PT, a derrota é certa. Ainda defendem uma posição eujaciana de tolerância com a atual situação política, tanto municipal, quanto estadual e federal.
O fato é que o nome de Eujácio se mantém vivo.
OUTRO FATO
O vereador Jonathan Molar teve contato do Senador Jaques Wagner, que a ele afiançou que o governo do Estado tende a apoiar ele, vereador, ou Eujácio nas próximas eleições. Será feita uma pesquisa no futuro e aquele que estiver mais forte entre os dois será o ungido do governo estadual. Essa unção não considerará o PT como abrigo essencial da candidatura.
Outras legendas de apoio a Rui Costa serão consideradas.
O DESTINO POLÍTICO DE TIMÓTEO
O prefeito Timóteo Brito continua a afirmar que não será candidato e que apoiaráAgnaldo da Saúde em 2020 para prefeito. Acontece que a prática do prefeito não aponta para outro caminho que não seja a candidatura própria. Há pouco, esteve com líderes do PSL em Brasília, partido de Bolsonaro, e conversas dão conta de que Timóteo será o candidato bolsonarista em Teixeira. Não custa lembrar que o prefeito, nas últimas eleições presidenciais, apoiou Haddad e chegou a colocar no peito a estrela do PT.
Há negociação possível?
O TREVO DO GONZAGÃO
Depois de quase seis longos meses de espera, as obras do Trevo Gonzagão estão sendo concluídas. A obra tem recursos do PAC 2, deixados por João Bosco e a opinião geral é que vai ajudar a melhorar o trânsito no centro da cidade. A maquete do projeto é muito bonita, tendo sido gestada também no governo de Bosco.
A única coisa que a população não entendeu foi a demora na conclusão da obra.
PARALISAÇÃO DOS PROFESSORES
Os professores municipais estão programando uma paralisação, que deve acontecer a partir do dia 28 de maio. No dia 3 de junho, haverá uma assembleia da classe e dali será tirada a conclusão se a paralisação continuará ou não. Os professores reclamam que a promessa de reajuste até hoje não foi cumprida e outros compromissos também não.
O clima esquentou.
PALAVRAS
Emfala à imprensa, o secretário da Educação, Hermon Freitas, avisou que qualquer reajuste trará atrasos nos pagamento dos professores, pois o FUNDEB é insuficiente e há uma diferenças de 6 milhões que a Prefeitura deve bancar. Segundo o secretário, é pontualidade no pagamento ou atraso, caso aconteça qualquer reajuste. Já um alto assessor da APLB, depois de acurados estudos, afirmou que há condições de pagar o reajuste.
O impasse está no ar.
MANIFESTAÇÕES
As manifestações deste domingo a favor do governo Bolsonaro, com presença maior do que esperavam os próprios organizadores, podem significar um tiro no pé do governo. Com o Congresso hostilizado, inclusive com grupos pedindo o fechamento dele e do STF, deputados e senadores poderão se doer e tomar posição contra temas caros ao governo. O próprio Centrão, o maior hostilizado do domingo, é composto por parlamentares que originariamente apoiavam o Capitão.
Esperemos para ver como fica.
CONVERSA TRISTE
Esse escriba reforça a cada dia sua vontade de morar em algum distrito dessa nossa cidade, principalmente depois da conversa que teve com um jovem estudante teixeirense. Sem qualquer base formal ou de pensamento, tal pessoa, de 18 anos, se declarou de direita. Mais: afirmou apoiar os cortes na Educação e disse ignorar o passado parlamentar de nenhuma atuação do Capitão. Pedi a ele que me definisse o que o Capitão chama de nova política e nada saiu da cabeça do jovem. Ele é a favor e pronto: o que conta é o discurso da moralidade, contra o PT e corrupção, não importando se esse governo for corrupto.
Nada a pensar, tudo a declarar.
FECHANDO A NICA
“O STF que nos aguarde”. (Major Olímpio, líder do PSL, do alto de um carro de som na Paulista)
“Parem de nos matar”. (Manifesto de negros do Rio de Janeiro)
“O tempo não comprou passagem de volta. Tenho lembranças, não saudades”. (Mário Lago)
“Há livros que devem ser saboreados, outros devorados e poucos mastigados e digeridos”, (Francis Bacon)