Ramiro Guedes

DIVÓRCIO

Leio com sofreguidão, neste final de semana, “Divórcio”, deRicardo Lísias.  Vejo a literatura de Lísias como um bem engendrado jogo de xadrez, com vasto planejamento de detalhes na trama e na linguagem. Divórcio é instigante, bem escrito e corrobora uma afirmativa deRicardo Lísias, quando ele diz: “A verdadeira literatura é aquela capaz de perturbar o status quo da sociedade e da linguagem”

Seguramente, o escritor faz isso em Divórcio, lançado em 2013 pela Editora Alfaguara.

VAZAMENTO

A revelação, pelo site The Intercept sobre as conversas por aplicativo entre Sérgio Moro e DeltanDallagnol e destes com os demais procuradores da Lava Jato, revelam o quanto esta operação atuou em discordância com o Código de Ética da Magistratura. Moro já está sendo convocado para depor no Senado, no dia 19, e um grupo maior de advogados postula a saída do ministro de seu cargono governo Bolsonaro. O fato é que as capas de incorruptível de Moro e Dellagnol caíram e a Lava Jato se revela tão corrupta quanto a corrupção que afirma combater.

O autoritarismo sempre revela sua face.

CHEGARIA A TANTO?

Um advogado constitucionalista teixeirense, analisando a crise dos vazamentos entre Moro e Dellagnol, sustenta que até a legitimidade das últimas eleições presidenciais está em jogo. Analisa ele que se 20% das denúncias forem verdadeiras, há margem para a nulidade. Observação: o advogado não é petista, pelo contrário, tem aversão a Lula.

Haveria exagero aí?

LÁ EM CURPIOBA MIRIM

Em alentada missiva, o nosso correspondente em Curpioba Mirim, Sóstenes Cauim Velásquez, comenta o artigo do professor de História e jornalista, Amphilófio Anunciação, daquela cidade, publicado no site Curpioba’s News. Nesse artigo, o professor, figura proeminente na cidade, faz um paralelo entre o governo de D. Brígida e o governo federal, comandado pelo Capitão Bolsonaro. Entende o professor que osdois governos vivem uma verdadeira Ilha da Fantasia quando partem para avaliação própria e têm um paralelismo incontestável.

Como é isso?

AINDA EM CURPIOBA MIRIM

Amphilófio analisa que a administração municipalcurpiobenseestá com 88,7% de avaliação negativa: saúde um caos, educação em greve, limpeza pública uma tristeza. No entanto, os áulicos do governo municipal passam à prefeita um cenário de sonhos, como se a cidade fosse um paraíso. Com essa visão, a prefeita setoma de ares autoritários, ameaça a oposição, avisa que é candidata e que vai tratorar quem estiver pela frente. A semelhança com o governo federal é imensa, segundo o professor: o Capitão também se acha o salvador da pátria, seus seguidores continuam cegos em suas crenças, é autoritário e personalista e trabalha pensando em reeleição. Cauim encerra, afirmando que a análise do professor causou furores terríveis na alcaidessa, que ameaçou até empresários, culpando-os pelo fiasco administrativo.

Fechando a correspondência, Velásquez foi cruel: “Lá como cá, más fadas há”.

GREVE DOS PROFESSORES

Até essa terça-feira, 11 de junho, os professores municipais em Teixeira de Freitas mantém sua paralisação. A greve foi considerada ilegal pela Justiça, mas até agora nenhum comunicado da decisão chegou à APLB, que mantém o movimento. Com isso, consolida-se o desgaste do governo municipal, que, sem dúvida, enfrentará aira dos professores daqui pra frente. Afinal, pela primeira vez na história de Teixeira de Freitas, uma administração descontou dias parados nos contracheques dos mestres.

A indignação da classe é total.

CONTAS DE JOÃO BOSCO

Por 16 votos a um, uma ausência e uma abstenção, a Câmara Municipal em Teixeira de Freitas rejeitou as contas do ex-prefeito João Bosco, gestão 2016, confirmando o parecer do Tribunal de Contas do Município. A rejeição já era dada como certa, seguindo orientação do prefeito Timóteo Brito, dono de folgada maioria na Câmara:ele não aceita ter como adversário na sucessão o ex-prefeito.

As cartas estavam marcadas.

RETIRADA DE MARCÍLIO

Alegando que a sessão estava viciada pela manifestação dos professores, o vereador Marcílio Goulart, do PT, se retirou do plenário, recusando-se a votar as contas do ex-prefeito João Bosco. Muita gente considerou a saída do vereador como estratégica, deixando espaço para que os advogados do ex-prefeito pedissem a anulação da sessão.

Será que a comunidade política entendeu assim?

TEIXEIRA NEWS/TEIXEIRA HOJE

Em consequência da ação que a justiça deflagrou contra as notícias sobre menores nos sites de Teixeira de Freitas, verdadeira censura prévia, o site Teixeira News resolveu mudar seu nome para Teixeira Hoje. O veículo continua a manter sua característica de conteúdo,informando com exatidão e isenção. O prejuízo foi grande, mas a equipe do site está firme e informações dão conta de que os leitores não desertaram e entenderam a situação.

Ronildo e Athylla seguem firme.

E QUANDO FOREM ATINGIDOS?

Um dos diretores do agora Teixeira Hoje afirmou à coluna que não mais tocarão em qualquer assunto que envolva crimes praticados por menores. Mesmo se um menor assassinar um político, um prefeito, um juiz ou um membro do Ministério Público, nem uma linha será dada a respeito.

O site está correto.

COLETIVO DAS ARTES MOTIRÔ

No dia 15 de junho, das 14 às 19h, no plenário da Câmara Municipal, o Coletivo das Artes Motirô estará trazendo a Teixeira de Freitas o agenteculturalJuniex Santos. O professor estará palestrando, nesse horário e local, sobre a confecção de projetos culturais a serem propostos à SECULT e outras entidades. Muitos projetos são recusados pelos órgãos que os analisam por problemas técnicos que poderiam ser evitados. No workshop, o professor também falará sobre prestação de contas dos projetos aprovados, outra dor de cabeça para as entidades.

As inscrições podem ser feitas pelo site Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

O CASO NEYMAR

Esse escriba acha risível a posição de alguns órgãos de imprensa do interior, quando se metem a condenar Neymar ou a moça que o acusa de estupro. Estamos distantes do fato e qualquer consideração a respeito carece de informação, a não ser as dadaspelos órgãos maiores. Como julgar assim, podendo cometer injustiça para com Neymar ou a moça? Aguardar as conclusões investigativas é mais prudente,visto estar em jogo a reputação de dois seres humanos.

Prudência e caldo de galinha nunca fizeram mal a doente algum.

FECHANDO A NICA

“Há uma literatura no Brasilmuito bem comportada, que se reflete em comportamento autoral chapa-branca”. (Ricardo Lísias, escritor)

“Um artista deve ser livre para escolher o que faz, de fato, mas também não deve ter medo jamais de fazer o que teve de escolher”. (Langston Hughes, poeta e ensaísta norte-americano)

“O mundo do conhecimento dá uma guinada louca quando os próprios professores são ensinados a aprender”. (Bertolt Brecht)

“A verdade fica doente mas não morre”. (Lula, comentando os vazamentos)

“Juiz não pode ser chefe de força-tarefa”.( Gilmar Mendes, sobre Moro)

“O feminismo saiu chamuscado por condenar prematuramente Neymar apenas por ser Neymar.” (Natalí Macedo, jornalista e feminista)

“A defesa abjeta da Lava Jato feita por Barroso na Globo é o túmulo da Justiça.” Kiko Nogueira, jornalista)

Saiba como usar o FGTS Futuro na compra da casa própria

O Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço aprovou a regulamentação do FGTS Futuro para compra de casa própria nesta

Ex-vereador Lucas Leite morre em Eunápolis aos 63 anos após luta

Eunápolis: O ex-vereador Lucas Leite morreu na tarde deste domingo (24), aos 63 anos, em Eunápolis. Ele estava internado no Hospital Ramos, onde

Teixeira de Freitas lamenta o falecimento do ex-candidato a vereador

Teixeira de Freitas: A comunidade de Teixeira de Freitas foi tomada por uma onda de tristeza nesta quarta-feira, 20 de março, ao receber a

Nova Diretoria do PSB assume em Teixeira de Freitas: Fortalecimento e

Teixeira de Freitas: No dia 18 de Março, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Teixeira de Freitas iniciou um novo capítulo no último sábado

Eunápolis: TJ-BA mantém suspensão de atos da comissão da Câmara

Os desembargadores integrantes da 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) negaram provimento ao recurso interposto

Prefeitura de Alcobaça alerta população para prazo de

Segundo informações do TRE os eleitores têm até o dia 8 de maio para tirar a primeira via do título, regularizar a situação eleitoral ou

Major Barbosa firma parceria com o partido Avante e anuncia

Alcobaça: Após declarar sua pré-candidatura à Prefeito do município de Alcobaça, o ex-comandante Major Barbosa já está dando os primeiros

Das 113 assinaturas para o pedido de impeachment, 32 são governistas

Das 113 assinaturas de deputados para a abertura do pedido de impeachment do presidente Lula, 32 são parlamentares governistas. O pedido de

Dino defende expulsão sem salário de juízes e militares com

O ainda senador Flávio Dino, declarou no domingo, 18, que irá apresentar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para a exclusão do

Deputados de oposição pedem impeachment de Lula por fala sobre

Deputados federais de oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irão protocolar um pedido de impeachment contra o

Nossos Apoiadores: