Ramiro Guedes

LITURA RECOMENDADA

Recomendar “Crime e Castigo”, de Dostoiévski, é recomendar um mergulho no mais profundo da alma humana em seu desespero. Quantos Raskólnikov encontramos em nosso cotidiano, a maioria cobrindo a miséria interior com omanto da hipocrisia?

Ler “Crime e Castigo” é essencial nesses tempos de exasperado fingimento.

EMBASA E SOFRIMENTO

Em busca de água para o banho cotidiano, esse escriba teve o desprazer de encontrar secas as torneiras da casa, Tentando explicar a D. Mariza o motivo para a falta do preciso líquido, recorremos aos nossos sites em busca da informação.  Encontramos no Sul Bahia News a notícia de que uma tubulação de 800mm havia se rompido e que o fornecimento de água  começaria a ser restabelecido nesse sábado, 22, a partir das 5 da tarde. Enquanto isso, vamos nos valer do poço de seu Dário para as necessárias abluções.

1. Mariza continua indignada.

TREVO DO PÃO GOSTOSO

Algumas pessoas criticaram as notas que essa coluna deu a respeito das obras de sinalização e retirada da rotatória do trevo do Pão Gostoso. Observaram tais leitores que fomos injustos com a gestão, que aquela obra era necessária e foi bem realizada. Concordamos com isso: a obra foi bem feita e desafogou o trânsito no local. O que criticamos aqui foi a demora na realização dos trabalhos, que duraram sete meses, quando poderiam ter durado 1. Na fase final, por exemplo, o fechamento de inúmeras ruas do centro por tempo prolongado levou alto prejuízo aos comerciantes do entorno. Foi isso que criticamos e, sempre que preciso, continuaremos a criticar.

Saber ler é muito importante.

SITES

Por falar em sites, alguns do nosso entorno teixeirense, que combatiam furiosamente o governo Timóteo Brito, estão estranhamente calados.

A administração virou santa ou algo estranho aconteceu?

Perguntar não ofende.

JUSTIÇA SEJA FEITA

Durante seguidas edições, a coluna vem anotando que o postinho da Urbis estava sem médico. Essa unidade de saúde, construída com esmero no governo de João Bosco, ficou um longo tempo sem um profissional que atendesse o povo. Pois para alegria da população, agora o postinho tem uma médica, a Dra. Reijane Chaves Lacerda Araújo. Jovem e dinâmica, a médica está caindo no gosto da população, que vê assim sanado um grave problema.

Antes tarde do que nunca.

MAS, PORÉM, TODAVIA, CONTUDO...

Como nada é como deveria ser, pelo menos nessa administração, estávamos nós sentados em frente ao Babuche, saboreando uma deliciosa água de coco e comentando a presença de médico no Postinho da Urbis, quando uma conhecida moradora parou para conversar, vinda do tal postinho. Elogiou a médica e o atendimento das meninas enfermeiras, mas pontuou: foi lá para fazer curativo em uma renitente ferida na perna e voltou sem poder fazê-lo. Não havia gaze, soro fisiológico ou qualquer medicamento que pudesse servi-la.

Quando teremos um real serviço de atendimento médico?

LÁ EM CURPIOBA MIRIM

Há tempos, a prefeita Brígida Campolargo, alegando crise e falta de recursos, baixou um decreto em que, praticamente, decretava a falência do município. Pois agora recebemos de nosso correspondente Sóstenes Cauim Velásquez a notícia de que a alcaidessa abriu mão de pompas nas comemorações de festas juninas. No ano passado, foram 9 dias de festa, com a presença de caríssima atração de impacto nacional, que, aliás, nada tinha a ver com junho e S. João. Nesse ano, D. Brígida está sendo elogiada por fazer a festa em 3 dias, só com atrações juninas locais, prestigiando bandas da região.

Até que enfim, pontuou Sóstenes, alguma coisa a ser elogiada.

AINDA EM CURPIOBA MIRIM

O nosso correspondente em Curpioba, Sóstenes Cauim Velásquez, nos informa que o centro da cidade amanheceu cheio de coloridas bandeirolas em um trecho da avenida principal. Ficou bonito, dando um tom de arraial à avenida. Uma dúvida, porém, assalta o correspondente: por quanto ficou a modesta decoração? Sóstenes está apurando, pois as notícias que a ele chegaram dão conta de uma verba estratosférica, coisa em torno de um milhão. Tomara que seja mentira.

Afinal, são apenas bandeirolas.

MARCELO BELITARDO

Depois de lançado pré-candidato a prefeito de Teixeira de Freitas pelo prefeito de Salvador e presidente nacional do DEM, ACM Grampinho Neto, o Dr. Marcelo Belitardo, antes já empolgado com a candidatura, se empolgou mais ainda. Médico de gabarito, de família tradicional em Teixeira, com o combativo irmão Marcos vereador, o médico está fazendo trabalho de formiguinha nos bairros, inclusive atendendo famílias carentes.

Vai dar trabalho.

JOGANDO O MILHO

Reunidos em Porto Seguro, os Pinto determinaram que o candidato a prefeito de lá será Lúcio, que já tentou a investidura em outras ocasiões. A família discute se vai lançar candidato em Teixeira, com tendência a ser Anderson, se tal acontecer. Fala-se também que poderia ser Uldurico pai, mas aí vai depender da situação jurídica do ex-deputado. O fato é que, com candidato ou não, osPinto influenciarão no resultadodas próximas eleições. A força política da família é inconteste, principalmente pela influência das rádios.

Quem viver, verá.

FATOR

Por falar em candidatura pintista, um dia, estando esse escriba no Bradesco, se deparou com Anderson, pessoa da mais fina extração e do maior agrado nosso. Fizemos a festa tradicional do encontro e eu perguntei a ele se a família lançaria candidato. Anderson, depois de pensar um pouco, respondeu: “-Ajudamos a eleger os três últimos prefeitos. Será que não chegou a hora de um candidato da família?”

Disse e saiu, deixando o mistério no ar.

OS VAZAMENTOS

É incrível o cinismo dos bolsominions quando querem desclassificar os vazamentos de conversas de Moro et caterva, publicadas pelo The Intercept Brasil. Ora, o aparelhamento da Vaza Jato para defenestrar Lula sempre foi evidente, com Moro bancando assim a eleição de Bolsonaro e por ele recompensado com o cargo de Ministro da Justiça. Desclassificar as imoralidades jurídicas conversadas é a arma que resta aos Sobrinhos do Capitão.

O Brasil não é sério.

DEPRIMENTE

Lamentável o momento da Marcha para Jesus em que Bolsonaro imita apontar uma arma e matar alguém caído no chão. Mais deprimente é o sorriso bajulatório dos pastores em volta do Capitão.

Jesus deve estar radiante comesse exemplo de ódio.

FECHANDO A NICA

“Bolsonaro veta amendoim gratuito em voos domésticos”. (J. Simão)

“Articulação de Moro com procuradores é explosão total de princípios democráticos e jurídicos”. (Dra. Isabelle Reghi, presidente da Associação dos Juristas Democratas da França)

“Lava Jato é absoluta fraude processual e explícita intervenção dos Estados Unidos”. (Enrique Eduardo Romero, deputado e advogado espanhol especialista em Direito Internacional)

“A iniciativa privada sequestrou o país”. (Ex-banqueiro Eduardo Moreira)

“Como é perigoso libertar um povo que prefere a escravidão”. (Maquiavel)


Prefeitura entregará dois tratores na Feira da Agricultura Familiar

Uma Feira da Agricultura Familiar com clima de comemoração. Além da tradicional feira, que acontece quinzenalmente, a Secretaria de Agricultura

Força Nacional vai garantir segurança de povos indígenas no

A Força Nacional de Segurança Pública vai apoiar a Fundação Nacional do Índio (Funai) nas ações de garantia da integridade física e moral

PIB do Brasil cresce 0,6% no 3º trimestre, diz IBGE

Resultado mostra ligeira aceleração do ritmo de recuperação da economia entre julho e agosto. Resultado do 2º trimestre foi revisado para uma

MP que antecipa 13º a aposentados só vale até esta terça

Texto publicado por Bolsonaro determina que 50% do abono anual será pago em agosto; regra precisa ser validada pelo Congresso A medida

“Não é a minha pretensão ser candidato em 2022”, diz Wagner

O senador Jaques Wagner (PT) voltou a afirmar, nesta segunda-feira, 2, que não tem a pretensão de ser candidato ao governo da Bahia em 2022. O

Lei que pune estabelecimentos que discriminarem LGBT´s

Foi sancionada nesta sexta-feira, 29, a lei que caracteriza como infração administrativa, qualquer ato discriminatório praticado por

DiCaprio rebate Bolsonaro após ser acusado por queimadas

O ator Leonardo DiCaprio respondeu o presidente Jair Bolsonaro que o acusou de colaborar com queimadas criminosas na Amazônia por meio de doações

Eleitores com mais de 70 anos precisam fazer a biometria

O eleitor com mais de 70 anos de idade também deve participar da coleta de dados biométricos realizada pela Justiça Eleitoral. Embora a

Bolsonaro liga para presidente uruguaio e confirma ida à posse

Candidato de centro-direita, Lacalle Pou venceu eleições no domingo O presidente Jair Bolsonaro informou nesta quinta-feira (28) ter conversado,

Conselheiros Tutelares recebem capacitação em Teixeira de Freitas

Teixeira de Freitas: Iniciou na manhã desta quarta feira, 27, no auditório da paróquia São Pedro em Teixeira de Freitas - BA a capacitação do

Nossos Apoiadores: