Ramiro Guedes
MILLÔR E A BÍBLIA DO CAOS
Esse dia 16 de agosto é aziago, pois lembra a morte de Millor Fernandes, excelente escritor, humorista e crítico de todos os poderes. É de Millôr a frase: “Jornalismo é oposição, o resto é balcão de secos e molhados”. No embalo dessa lembrança, o escriba se dedicou à leitura da “Bíblia do caos”, delicioso livro de citações Millôr.
Para esses tempos bicudos, é leitura recomendada.
E BATE O BUMBO!
Nessa república cômica em que vem se transformando o Brasil do Capitão, a mais nova é a síndrome do cocô. Sua Excelência quer nos impor, entre outras ridicularias, o rito do sagrado momento da defecação apenas uma vez em cada dois dias. Para quem as fezes sobem para a cabeça, não há problema algum, pois elas vão para lá e ficam. E o sujeito que estiver com diarreia vai fazer como?
Ah, que falta faz Stanislaw Ponte Preta e seu Febeapá!!!
EXTINÇÃO DOS RADARES MÓVEIS
Um dos problemas do capitão presidente é que ele não acredita em fatos, só em convicções. É o caso da extinção dos radares móveis em estradas federais. Em locais com instalação desses equipamentos, o número de óbitos caiu 21,7% e o de acidentes, 15%, segundo levantamento feito pelo jornal Folha de São .Paulo. Com a retirada dos radares, os óbitos e deformações em consequência dos acidentes que virão serão consequência de mais uma ação pessoal e autoritária do Capitão.
Os donos de funerária ficarão agradecidos.
RATOS E NAVIOS
Primeiro foi Lobão, que renegou seu ativismo bolsonarista e hoje se mostra arrependido por ter embarcado nessa canoa. Agora é oFrota, criticando o chefe e, por isso, sendo expulso do seu partido. Outras defecções acontecerão, apartir do momento em que as pessoas forem se conscientizando docrime que cometeram contra a nação.
Muitos ratos ainda abandonarão o navio. Aqui e lá.
LÁ EM CURPIOBA MIRIM
Informa-nos o nosso correspondente em Curpioba Mirim, Sóstenes Cauim Velásquez, em alentada correspondências, que o Ministério Público está atrás de D. Brígida Campolargo. Segundo Velásquez, o fato é que a Prefeitura realizou uma licitação para uma lavanderia que executasse os serviços próprios para as unidades hospitalares de Curpioba. O problema é o preço desses serviços: uma toalha de banho tem sua lavagem custando algo em torno de 100 reais, denunciou o vereador João Incisivo. O Tribunal de Contas viu e o MP também e uma investigação prévia já foi instaurada.
Parece que estão lavando os panos com água mineral da França.
AINDA EM CURPIOBA MIRIM
Segundo Sóstenes Cauim Velásquez, parece que D. Brígida ensandeceu. Temerosa da uma derrota na disputa de 2020, a alcaidessa desandou a comprar adversários. Comprou um que a chamava de velha gagá, outro que foi secretário em governo passado e vem pagando vultosas somas aos sites da região. Tudo, segundo Velásquez, para tentar uma ação que faça diminuir sua rejeição de quase 90%. “As burras da Prefeitura estão abertas – quem tiver preço que se habilite”, encerra Cauim.
EDUCADORA EM ITAMARAJU
Aguarda-se com emoção em Itamaraju a entrada no ar da Educadora FM, rádio comunitária que deverá das suas caras em outubro próximo. O diretor da emissora, Ronildo Brito, promete uma rádio popular, de prestação de serviços, com programação musical ao gosto daquela comunidade e com o povo tendo voz ativa na emissora.
Aliás, como deve ser uma rádio comunitária.
SESSÃO DA ATL
Plenário da Câmara vazio e apenas comparecimento de 16 acadêmicos à sessão da ATL no dia 15 de agosto.
O que está acontecendo?
MOTIRÔ
Acontece em 30 de agosto a inauguração da Galeria Motirô, no PATIOMIX, em sala cedida pelo shopping ao movimento. Diversos artistas estarão expondo seus quadros e a galeria, com apoio da UNEB e da UFSB, seguirá com exposições individuais.
A cultura teixeirense a as artes plásticas merecem.
POBRE TEIXEIRA
Até agora, não vimos qualquer dos inúmerospré-candidatos ao menos tocar no assunto de programa de governo para a próxima governança teixeirense. Fala-se de união das forças progressistas, de quem será vice de quem, de quem comporá com quem, da divisão do PT, do poder financeiro de Timóteo e outras cositas más. De planos para o futuro da cidade, nada.
Nossa politiquinha continua assim: pequena e rasteira.
UNEB E RÁDIO CÂMARA
Em boa hora a UNEB (Campus X de Teixeira de Freitas) estreia, na Rádio Câmara, um programa seu, o Uirapuru. O primeiro programa aconteceu no dia 16 de outubro, sexta-feira, às 11 horas. Toda sexta, às 11 da manhã, com uma hora de duração, esse programa estará na grade da Rádio Câmara.
Ótima iniciativa.
DRUMMONDIANDO
“Lutar compalavras
É a luta mais vã.
No entanto, lutamos,
Mal rompe a manhã...”
FECHANDO A NICA
“Precisamosengravidar a cidade de poesia”. (Trovador capixaba na sessão da ATL)
“Quero saber quem matou Marielle”. (Sônia Braga, na estreia do premiado filme Bacurau).
“Encarceramento de Lula escancara ruptura no sistema democrático”. (Leonardo Padura, escritor cubano).
“Não temos medo de quem está dirigindo o carro e muito menos de quem está dirigindo o país”. (Luís LoBlanco, ator do Porta dos Fundos).
"Se bater Dallagnol e Moro no liquidificador, o suco não dá 10% da minha honestidade”. (Lula, em entrevista à imprensa).
“Agosto de 2019 e o Aécio continua solto”. (Flávia, leitora na seção da cartas da Folha”.
“O amor eterno existe. Basta um pobre diabo tuberculoso final se apaixonar por uma pobre diaba cardíaca final, enquanto esperam ser atendidos na fila do INPS.” (Millôr Fernandes”
“Grande prazer de um homem inteligente é bancar o idiota diante de um idiota que banca o inteligente”. (Millôr Fernandes)
“Lula livre!” (Acampados de Curitiba).