Ramiro Guedes

A MULHER DE PABLO ESCOBAR

Victoria Eugênia Hedao foi casada com Pablo Escobar durante 16 anos, desde que tinha 15. Agora, publicou “Sra. Escobar – minha vida com Pablo”. Nesse livro, Victorianarra o que chama de calvário, ou seja, sua vida como “a mulher de...” Depois de 25 anos da morte de Escobar, ela conta, sempre na 1ª.  pessoa, o que foi ser casada com o maior narcotraficante do mundo, que envolveu a Colômbia em verdadeira guerra civil.  As perseguições, os atentados que a família sofreu e sua peregrinação até achar na Argentina um lugar no mundo emocionam e mostram ao leitor como é duro o peso de tal herança maldita.

A editora é a Planeta.

AVAL

A procuradora Jerusa Viecili, da Lava Jato, pediu, em rede social, desculpas a Lula por ter feito pilhéria com a morte de D. Marisa Letícia. Ao fazer isso, a procuradora acabouavalizando a veracidade dos vazamentos publicados pelo Intercept. Sobre as pilhérias da procuradora e de outros da Lava Jato, nenhuma surpresa: eles não são humanos.

Quem sabe aprendem a ser gente?

MUITO ESTRANHO

Bastou chegar a notícia de que uma reconciliação aconteceu entre o prefeito e um ex-apaniguado seu para que disparassem os índices de aprovação da atual administração municipal.

Milagres acontecem do dia para a noite?

LÁ EM CURPIOBA MIRIM

Muita gente em Curpioba, segundo nosso correspondente SóstenesCauim Velásquez, está se surpreendendo com elogios que o vereador João Incisivo vem endereçando à atual administração de D. Brígida. Incisivo não deixa por menos: “não tenho empreitada para bater ou para elogiar. Elogio o que é certo e bato no que é errado. Pena que os erros dessa administração são infinitamente maiores que os acertos. Aos que insinuam que vou para o governo da alcaidessa, sem chances. Respeito a minha história e jamais farei parte de um governo perseguidor e fascista.”

Os partidários do vereador vibraram.

AINDA EM CURPIOBA MIRIM

Nosso correspondente em Curpioba Mirim, Sóstenes Cauim Velásquez, narra, em nutrida correspondência, mais uma triste façanha da administração da prefeita Brígida Campolargo. Segundo Cauim, a prefeitura de Curpioba publicou um processo licitatório para contratação de profissionais de contabilidade. O que intrigou a oposição à prefeita é que, em determinados trechos da publicação, ao invés de Curpioba Mirim estava escrito Além Paraíba, simpática cidade do interior de Minas. Conferidos os documentos, batata: o de Curpioba Mirim era cópia idêntica ao de Além Paraíba: o apressado funcionário que fez a “cola” se esqueceu de mudar os nomes das duas cidades.

Como nas duas licitações há indícios de cabudinhos, os respectivos TCMs estão de olho.

NO REINO DA BOZOLÂNDIA

Mais uma vez o Brasil é vítima do destempero do Capítão no cenário internacional. Não satisfeito em defender sempre o governo assassino de Pinochet, o Capitão agora achou deatacar o pai da ex-presidente Michele Bachelet, que, ao lutar democraticamente  contra a ditadura que matou Allende, foi torturado e morreu em consequência dessas torturas. O presidente do Chile, SebastiánPiñera, foi direto e desautorizou mais essa incursão do Inefável Capitão. Eis o que Piñera disse: “Não compartilho da alusão feita pelo presidente Bolsonaro com respeito a uma ex-presidente do Chile (Bachelet) e, principalmente, a um assunto tão doloroso quanto a morte de seu pai”.

E há quem aplauda semelhante sandice.

BALÉ BOLSHOI

Sem as exagerações e endeusamentos de costume, excelente a iniciativa da Casa de Cultura em trazer para Teixeira a pré-seleção do Balé Bolshoi. 17 crianças foram aprovadas na pré-seleção e espera-se que sigam adiante, pois a seleção continua, agora em outra etapa.

Valeu.

GALERIA MOTIRÔ

O Coletivo das Artes Motirô inaugurou sua Galeria de Arteno shopping Pátiomix. A inauguração aconteceu no dia 30 de agosto, às 19 horas e 12 artistas expuseram seus quadros e equipamentos, em noite bem frequentada e luminosa.

Data e momento importantes para a cultura teixeirense.

PÁTIOMIX

Em entrevista a esse escriba na Rádio Câmara, a presidente da ACE teixeirense reclamou das grande empresas que aportam em Teixeira de Freitas e apenas sugam nossos recursos, sem nada de social ou cultural devolverem à cidade. Não é o caso do Pátiomix, que incentiva aspectos culturais comunitários. O caso da Galeria Motirô é emblemático: o Pátiomix cedeu um espaço para as artes plásticas, sem custo algum para os expositores.

Bom exemplo de exceção.

VERGONHA

No último programa Roda Viva, o entrevistado foiGlenn Greenwald, o do Intercept, que vazou os conluios criminosos da Lava Jato. Pois não é que os jornalistas entrevistadores em momento algum se preocuparam com as verdades ou nãodo vazamentos e apenas se ativeram em torná-los ilegais, tentando crucificar o entrevistado? Glenn não perdeu a classe e a tudo respondeu com esclarecimentos convincentes.

Deu uma aula de jornalismo, ao contrário dos jornalistas lacaios, que apenas endeusaram Moro e a Vaza Jato.

BENEDITO PROCÓPIO

A coluna lamenta, com profundo pesar, o falecimento do Sr. Benedito Procópio, pai da vereadora Erlita Freitas. Várias vezes esse escriba esteve na residência do Sr. Benedito, ouvindo os casos deliciosos que ele contava do seu tempo de juventude. Sempre de esquerda e adepto das lutas sociais, seu Benedito era dono de uma alegria contagiante e muito amado pela parentalha e amigos.

Grande perda.

7 DE SETEMBRO

Professores municipais estão preparando um momento de protesto para o desfile de 7 de setembro. A cobrança ao município é sobre pontos não cumpridos em negociação e a questão das eleições diretas para a direção das escolas.

Os professores têm direito ao protesto, mesmo que algumas autoridades digam que é falta de respeito.

FECHANDO A NICA

“Se estivesse lá, eu me demitiria”. (FHC, a respeito de Moro, desmoralizado pelo Capitão).

“Às vezes, as pessoas elegem pessoas que não são democratas”. (Ex-presidente do Chile, Michele Bacheler, sobre o Capitão).

“Bolsonaro não cansa de vomitar ignorância e envergonhar o Brasil”. (Ex-presidente Lula, comentando as frases do Capitão sobre o senador Bacheler)

“Lula merece um novo julgamento”. (Ministro Gilmar Mendes).

“A história do Brasil não é a mesma no Paraguai”. (Millôr Fernandes)

“A diferença entre a galinha e o político é que o político cacareja e não bota ovo”. (Millôr Fernndes)

“Esses políticos todos estão tão preocupados em salvar o país que nem têm tempo de ser honestos”. (Millôr Fernandes)


Governo libera quinto lote do abono salarial nesta quinta-feira

PIS será pago aos trabalhadores da rede privada nascidos em novembro e o Pasep a funcionários da rede pública com benefício final 4 Neste

Evo Morales diz que está disposto a voltar à Bolívia

Vamos voltar cedo ou tarde. Quanto antes melhor para pacificar a Bolívia', declarou o ex-presidente no México. O ex-presidente da Bolívia, Evo

Banco do Brics mira investimentos em PPI e Privatizações

Foco é ampliar participação em projetos privados O presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), o banco do Brics (grupo formado por

China é o principal parceiro comercial do Brasil

Em 2019 Brasil tem saldo comercial de US$ 21.45 bilhões com a China A China é a maior economia do Brics, com um PIB cerca de US$ 15 trilhões.

Prefeitos de Itabela e Marcionílio Souza são denunciados ao MP-BA

Itabela: O prefeito de Marcionílio Souza, Adenilton dos Santos Meira, e o de Itabela, Luciano Francisqueto, tiveram as contas relativas ao ano de

Iniciado o asfaltamento do trecho da BR-418 até a antiga Estação

Caravelas: A melhoria na entrada de Juerana, há anos prometida, já é realidade. A chegada das máquinas, nesta segunda-feira (11), encheu de

México concede asilo político a Evo Morales

Líder boliviano renunciou ao cargo em meio à forte crise no país O México concedeu nesta segunda feira (11) asilo político ao ex-presidente

 Bolsonaro assina medida provisória que extingue o Dpvat

O presidente Jair Bolsonaro assinou hoje (11) medida provisória (MP) extinguindo, a partir de 1º de janeiro de 2020, o Seguro Obrigatório de

Vice-presidente Hamilton Mourão recebe título de cidadão

O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, recebeu nesta segunda-feira (11) o Título de Cidadão de Salvador. “Estar aqui

Novas regras para aposentadoria começam a valer nesta terça

Com a promulgação da Nova Previdência, marcada para às 10h, em cerimônia no Congresso Nacional, todas as mudanças passam a vigorar As novas

Nossos Apoiadores: