Ramiro Guedes

TEATRO OU TRAGÉDIA

Umestudioso profundo das desigualdades  na América Latina, Eduardo Galeano, jornalista e escritor, mostra, em seu “O teatro do bem e do mal”, temas importantes, como o Oriente Médio, o futuro da água no planeta, o terrorismo, o recrudescimento do fascismo em nossos dias e a busca da felicidade. Com bom humor, Galeano disseca esses temas e mostra como o teatro da globalização serve para imbecilizar odrama do dominado.

Essencial.

A DECISÃO DO SUPREMO

A decisão do STF no dia 26 de setembro, quando Tóffoli suspendeu o julgamento, quandoo placar de 6 votos a 3 a favor do recurso que argumentava que réus delatados devem falar por último no processo, formando maioria pela possibilidade de anulação de sentenças da Lava Jato, é mentirosa. O próprio Tóffoli, apoiado por Barroso, já levantou a hipótese de aplicação limitada. A medida é de encomenda para ferir os direitos constitucionais de Lula, principalmente a presunção de inocência. Que se contenham os legalistas, favoráveis ao cumprimento da Constituição e da imediata soltura do ex-presidente: desde a extradição de Olga Benário, com aval da suprema corte, que o STF ignora, na maioria de suas decisões, a Carta Constitucional, da qual a corte deveria ser guardiã.

Lula morrerá na prisão, por mais ilegal que sejam os processos que o condenaram.

EXPOSIÇÃO AGROPECUÁRIA

Está chegando a hora da 37ª. Exposição Agropecuária de Teixeira de Freitas. A Exposição é um evento maior em Teixeira de Freitas, que celebra o agronegócio e s atividade pecuária e chega em boa hora para movimentar a economia da região. O que se espera (sem qualquer esperança de acontecer) é que o evento não sirva para uso político do poder municipal, descendo a nível partidário, como já se acena.

Infelizmente é o que vem acontecendo.

RONILDO BRITO

O excelente profissional do rádio Ronildo Brito pediu demissão do seu cargo na Câmara Municipal, especificamente da Rádio Câmara. Dois motivos levaram Ronildo a isso: estar encostado e sem qualquer atividade na emissora e o tempo que precisa para se dedicar à direção da Rádio Educadora em Itamaraju. Que seja feliz nesse novo empreendimento, pois competência para isso tem de sobra.

Quem sai perdendo é a comunicação teixeirense.

LÁ EM CURPIOBA MIRIM

Nosso correspondente em Curpioba Mirim, Sóstenes Cauim Velásquez, continua a ser a voz solitária que denuncia os desmandos da prefeita D. Brígida Campolargo. Depois de denunciar que a alcaidessa gasta mais de 300 mil reais/mês para pagar arrendamento de fazendas que já estão cheias de gado, Sóstenes vem com mais uma. Segundo ele, D. Brígida está residindo em condomínio de luxo, o Caldas da Bahia. Tudo lá funciona e, mercê de uma iluminação de qualidade, as noites se assemelham a dias. Essa iluminação é pública, bancada pelos cidadãos curpiobenses, que pagam a famigerada TIP, Taxa de Iluminação Pública.

O povo é quem paga a conta.

AINDA EM CURPIOBA MIRIM

Continuando sua diatribe, Cauim Velásquez afirma que o assunto até seria tolerável se Curpioba Mirim, na maioria de seus bairros, estivesse ao menos razoavelmente iluminada. Não é o que acontece, prossegue: a maioria dos bairros viceja na escuridão e são inúteis os apelos para que lâmpadas queimadas sejam repostas. Já no condomínio onde reside a prefeita, brilha a mais completa e desigual (para o cidadão comum) claridade.

Todos são iguais perante a lei, mas em Curpioba Mirim, uns são mais iguais que os outros.

SERÃO FALÁCIAS?

Chega a esse escriba a notícia de que a administração municipal, através do seu prefeito, está pronta para asfaltar mais de 300 ruas em Teixeira de Freitas. Essa promessa é antiga, falava-se em 100 e essa meta não foi cumprida. Terá a Prefeitura aparato técnico para empreender tal avalanche?

Apenas o futuro nos dirá.

A GLÓRIA DAS PROMESSAS

Folheando um jornal teixeirense, esse escriba se deparou com um anúncio de página inteira, colorido e triunfalista, comemorando o asfaltamento de 351 ruas pela administração Timóteo Brito. Elas já foram asfaltadas para tanta festa acontecer? Não se está contando com o ovo no fiofó da galinha?

O fato é que a campanha da reeleição já começou.

UMA TRISTE REALIDADE

Enquanto as comemorações por um asfaltamento que nem começou acontecem, no Bonadiman um cidadão vive uma realidade controversa. Falamos de seu Dagnaldo, que há um ano teve uma cirurgia de vesícula detectada como essencial pelo postinho de seu bairro. Pedido feito, regulação acionada e, um ano após, nada da cirurgia ser marcada. O gargalo da marcação de consultas e cirurgias continua na saúde municipal.

Será que realmente asfaltaremos até as nossas dores?

PRÊMIO CAMÕES

Setores radicais do governo do Capitão aconselham o presidente a não assinar o diploma que dá a Chico Buarque o prêmio Camões de Literatura. O prêmio foi dado a Chico por um júri composto por escritores do Brasil e de Portugal.  O diploma deve ser assinado pelo presidente português e pelo presidente brasileiro. Portugal já assinou, mas o Capitão continua hesitante.

Nós, admiradores da obra de Chico, torcemos para que o Capitão não assine e o nosso poeta receba o laurel firmado apenas por Portugal.

A assinatura de um fascista só deslustra a conquista do maior compositor brasileiro.

RÁDIO WEB NA PESTALOZZI

O jornalista, advogado e radialista da maior competência Ezequias Alves está implantando na Pestalozzi um projeto de comunicação de uma rádio web. Na emissora, falarão os meninos da Pestalozzi, que criarão a programação e serão os locutores. Esse escriba lá esteve em companhia de Ezequias e teve a oportunidade de constatar o entusiasmo dos meninos com o projeto.

Os anjos continuam a voar e mais asas estão criando.

BOLSONARO E O ROCK IN RIO

Grito uníssono da plateia do Rock in Rio: “Ei, Bolsonaro, VTNC!”.

O desgaste é total e merecido.

LULA LIVRE

Os integrantes da Vaza Jato pediram a progressão do regime prisional de Lula para prisão domiciliar com tornozeleira. Sem ilusões: fazem isso para se antecipar a uma possível libertação do ex-presidente pelo STF; para que Lula seja solto não por conquista, mas por concessão e para humilhá-lo com o uso da tal tornozeleira. A namorada e os advogados de Lula insistem para que ele aceite a concessão, mas, bravamente, o presidente resiste: quer sua inocência proclamada.

Grande presidente, grande lutador, prisão que envergonha o Brasil.

FECHANDO A NICA

“Janot, um homicida em potencial, é o retrato definitivo do que se transformou o MPF.” (Carlos Fernandes, jornalista) 

“Papel da imprensa foi decisivo para os desmandos da Lava Jato”. (Ministro Gilmar Mendes)

“Eu ia matar o ministro Gilmar e depois cometer suicídio”. (Ex-PGR Rodrigo Janot).

“Lutar pelo que julgamos ser justo já nos dignifica e nos enobrece.” (Afrânio Silva Jardim, professor e jurista).

“SI ME CAÍ, ES PORQUE ESTABA CAMINANDO
Y CAMINAR VALE A PENA AUNQUE TE CAIGAS”.
(Se eu caí, é porque estava caminhando e caminhar vale a pena ainda que venhamos a cair). (Eduardo Galeano, escritor).

“A utopia está no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais a alcançarei. Para que serve então a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar.” (Eduardo Galeano, escritor).

"O ex-Procurador Geral da República abertamente admitindo que queria matar um Ministro do STF e ainda tem gente querendo me convencer que o avião caiu por acidente!"(Francisco Zavaski, filho de TeoriZavaski, pondo em dúvida, depois da fala de Janot, que o pai tenha morrido em acidente).

“Globalização. Salário de um operário da General Motors nos Estados Unidos: dezenove dólares por hora. Salário de um operário da General Motors no México, no outro lado da fronteira: um dólar e meio por hora”. (EduardoGaleano,  escritor)

Google proíbe publicidade política para as eleições municipais

O Google informou nesta quarta-feira (24) que, a partir de maio, vai proibir a veiculação de anúncios políticos para as eleições

Teixeira de Freitas celebra Emancipação com antecipação de

Teixeira de Freitas: A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas anuncia uma alteração no calendário de feriados locais: o feriado municipal

Trajetória de Lucas Bocão: De Radialista a Político

Teixeira de Freitas: Regionalmente conhecido como Lucas Bocão, Ubiratan Lucas Rocha Matos nasceu em 13 de janeiro de 1973, em Itabuna/BA. Criado

Mulheres Fortes e Novos Nomes Emergem na Pré-Campanha de Teixeira de

Teixeira de Freitas: Na pré-campanha fervilhante de Teixeira de Freitas, diversos nomes se destacam com determinação rumo à possível

Kátia Oliveira lamenta falecimento do ex-prefeito de Teixeira de

Bahia: A deputada estadual Kátia Oliveira (União Brasil) lamentou neste sábado (20) o falecimento do ex-prefeito de Teixeira de Freitas Temóteo

Morre o ex-prefeito Temóteo Brito: Conheça sua trajetória marcada

Teixeira de Freitas: Com imensa tristeza, comunicamos o falecimento do ilustre político e agropecuarista Temóteo Alves de Brito, aos 82 anos.

PF deflagra operação contra fraude em contratação de empresa por

Uma operação da Polícia Federal (PF) foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (18) em Ilhéus e Itabuna, no Sul; e Salvador. Intitulada de

Com saída do DC, o vereador Ronaldo Cordeiro deixa a base aliada do

Teixeira de Freitas: Ronaldo Alves Cordeiro, conhecido pelo apelido “Baitakão” e admirado por seu jeito simples e habilidoso de lidar com as

Mudança Política em Teixeira: Vereador Ailton Lacerda deixa o

Teixeira de Freitas: Em um movimento político surpreendente, o vereador Ailton Lacerda Ferreira anunciou sua desfiliação do partido PODEMOS e

Foco, força e fé: A inspiradora trajetória de Talitha Rendeiro

Teixeira de Freitas: Talitha Rendeiro Paranhos, CEO da revista Mulher em Foco, é uma mulher cuja vida é guiada pela fé e integridade. Nascida em

Nossos Apoiadores: