Ramiro Guedes
CYNARA NOVAES PREPARA NOVO LIVRO DE POEMAS
Com orgulho e emoção, esse escriba recebeu originais do novo livro da poetisa Cynara Novaes, “Vidro”. Poetisa teixeirense reconhecida em todo o Brasil, Cynara tem o estofo poético de Cecília Meireles, Adélia Prado, Henriqueta Lisboa e outras grandes da literatura brasileira. Cito aqui um poema de Cynara: “A minha coragem/vem do diálogo com o medo./Todos os dias, bebo uma xícara de coragem/enquanto converso com meus medos”.
Ave, poesia.
NAUFRÁGIO?
Um escritor brasileiro, em momento de profunda depressão, escreveu: “a velhice é um naufrágio”. Essa é uma questão pessoal e precisamos respeitar quem assim pensa e também quem pensa que a velhice é a melhor idade. O fato é que esse escriba demorou para mandar mais uma Nica por ter sido acometido por um severo ataque de herpes, que nos tirou de circulação. Ainda debilitado, voltamos a essas lides escriturais, baseado na frase de Guimarães Rosa:
“A vida requer é coragem”.
LIBERDADE
Quem diz que a censura não existe nessas terras teixeirenses é porque não conhece os meandros e segredos de alguns de nossos veículos de comunicação. Tenho um amigo comunicador que está escrevendo a respeito e me mostrou originais do seu trabalho. A situação é de pasmo, tamanha é a canalhice dos que dominam e mandam na área, muitas vezes com parceria e apoio dos próprios profissionais da imprensa.
Um absurdo.
ABRE AS ASAS SOBRE NÓS
Quando se fala em parceria e apoio dos próprios profissionais da imprensa, não se está falando aqui dos profissionais arraia miúda, aqueles que obedecem para não ficar alijados do mercado. Fala-se de alguns que assumem cargo de chefia, são profissionais, mas adotam e vestem a roupagem dos patrões e aceitam aplicar a censura e praticar injustiças contra colegas.
Os escritos do colega contam tudo.
LÁ EM CURPIOBA MIRIM
Nosso correspondente em Curpioba Mirim, Sóstenes Cauim Velásquez, anda pasmo com as mentiras que a equipe de comunicação da prefeita Brígida Campolargo anda publicando a respeito de ações administrativas naquele burgo. Informa Cauim que a prefeita elegeu como meta para reverter sua rejeição asfaltar a cidade inteira. Conseguiu, para isso, licença da Câmara para um empréstimo na Caixa Econômica Federal de vultosos milhões. Para garantia do tal empréstimo, a CEF exigiu que, quando não houvesse verba para pagar as parcelas, haveria retenção de verbas do FPM, principal arrecadação da Prefeitura. Entendidos avisam que esse dispositivo de contrato pode inviabilizar administrações vindouras, inclusive da prefeita, se ela conseguir se reeleger. Pergunta Cauim:
O povo está sabendo disso?
VÍDEO SOTURNO
Assisto com horror um vídeo do LN em que meu amigo e repórter Edvaldo Alves registra a situação de uma ambulância, ainda em razoável estado, parada há dois anos no pátio de veículos da prefeitura de Medeiros Neto. Edvaldo tentou falar com inúmeros funcionários no local e nenhum deles quis se manifestar. Na hora de sair, a equipe do LN encontrou o portão de entrada trancado: estavam presos ali, sabe-se por ordem de quem. Claro que foram liberados depois de algum tempo, mas o fato mostra o perfil autoritário de várias administrações municipais, que não aceitam críticas e tentam impedir o legítimo trabalho da imprensa.
Sem explicação, a ambulância continua parada.
LIDES ELEITORAIS
Não há surpresa na união de Caio e Marta Helena para a disputa das eleições municipais. Caio tem surpreendido nas pesquisas recentes e Marta fez bonito papel nas eleições para deputado. Resta saber quem sairá na cabeça de chapa e quem sairá na vice. Os analistas da cidade afirmam que a solução natural é que Caio seja cabeça de chapa e Marta seja vice. Será uma chapa forte e com qualidade para disputar nas cabeças, qualquer que seja a composição.
É mais uma opção para o leitor.
JOÃO BOSCO E EUJÁCIO
Lendo a página do PT municipal em Teixeira de Freitas, esse escriba notou um início de discussão sobre quem deverá ser o candidato do partido nas próximas eleições municipais. Há quem defenda a candidatura de João e há quem fale em Eujácio como candidato. O que se nota: as discussões são sadias, sem que os partidários desse ou daquele nome tentem desfigurar o outro. Claro que não havendo composição, o partido deverá caminhar para prévias, como aconteceu das outras vezes. Aí se dá outro ponto de união: se houver prévias, o partido seguirá unido com o nome escolhido, sendo que o outro nome também se engajará na campanha.
A união, com muita discussão, acena no horizonte.
VERDADES
Salta aos olhos, nessa questão do PT, duas verdades: Eujácio não deixou o partido e nem João Bosco está inelegível. Qualquer novidade nesse sentido, se acontecer, será mais na frente.
O resto são futricas, próprias do momento.
ASFALTO
Espera-se, a qualquer momento, uma pesquisa sobre as próximas eleições municipais, já com as consequências sobre as obras de asfaltamento anunciadas e começadas pelo prefeito Timóteo Brito. Áulicos seus apostam que a rejeição do prefeito já tenha diminuído de alguns pontos e que essa tendência se consolide.
Aguardemos, pois.
SAÚDE
Deficiências ainda se manifestam na saúde teixeirense, e muitas e de maneira grave. Seu Dagnaldo avisou ao escriba que seu pedido de operação de vesícula acaba de completar dois anos e nada foi resolvido.
Talvez se resolva após o asfaltamento das 351 ruas.
COMO ASSIM?
Em determinado bairro de Teixeira, se depender do postinho, existe data certa para adoecer. Um cidadão, necessitado de atendimento, procurou o postinho de seu bairro em uma segunda-feira. Lá chegando, foi avisado que aquele era dia de folga da médica e que, naquele dia, não haveria atendimento especializado. O cidadão raciocinou assim: nada mais justo que a médica tenha uma folga, mas a população, naquele dia, precisa ficar sem assistência? Por que não mandar outro médico para o postinho para atendimento do público?
Correto o raciocínio: afinal, não há como marcar a hora em que a doença chega.
A PRISÃO DE DILMA
O pedido de prisão da ex-presidente Dilma Roussef seria a cereja do bolo da Lava Jato. Por total absurdo, o ministro Fachin negou a detenção. O fato é que a prisão de Dilma encobriria dois momentos negros da história do Brasil: o leilão do pré-sal e a entrega do pacote de reformas de arrocho ao trabalhador feita pelo Capitão ao presidente do Senado.
Mais coisas diabólicas virão por aí.
LEILÃO
A Globo, que bate em Bolsonaro no particular, mas defende as reformas do governo no geral, tem falado com triunfalismo sobre os lucros que o leilão do pré-sal dará ao Brasil. Ela só não fala que o tal leilão trará ao país um prejuízo de 85 bilhões de dólares. O jornalista Leonardo Attuch comenta: “O roubo do século acontecerá nesta quarta-feira, 6 de novembro, com o leilão cessão onerosa do pré-sal, quando o Brasil, sob um governo de ocupação, entregará às petroleiras internacionais as áreas mais lucrativas do pré-sal. Segundo um estudo da Associação dos Engenheiros da Petrobrás (Aepet), o prejuízo com esta entrega será de pelo menos R$ 340 bilhões – ou seja, 85 bilhões de dólares.”
Estão vendendo o Brasil com o apoio da grande imprensa.
MAIS ATTUCH
“O pré-sal, como todos sabem, foi a maior descoberta de petróleo ocorrida no mundo, nos últimos cinquenta anos. Quando as primeiras reservas foram divulgadas, ainda no governo Lula, o que diziam os entreguistas? Era preciso vender tudo, o quanto antes, porque a Petrobrás jamais seria capaz de explorar tamanha riqueza.
Mentira! Em pouco tempo, a Petrobrás bateu recordes sucessivos de exploração em águas profundas e o pré-sal passou a responder pelas áreas mais lucrativas da empresa.”
Misericórdia!
FECHANDO A NICA
“No Brasil só existem dois partidos: o de Tiradentes e o de Silvérios”. (Barbosa Lima Sobrinho)
“Alô, Porteiros! Deu ruim pro Carluxo”. (José Simão)
“Ah, se a Globo tivesse noticiado meu processo com a isenção que ela acha que tem...” (Ex-presidente Lula)
“Eu cuspi na cara dele por você, Dilma. Por nós”,. (Ex-deputado Jean Willis, em carta-aberta)
"Temos que libertar o Brasil do bolsonarismo". (Alexandre Frota, ex-ator pornô, deputado federal e bolsonarista arrependido”.
“E no oitavo dia, Deus fez o Milagre Brasileiro: um país todo de jogadores e técnicos de futebol” (Millôr Fernandes)
“Olha atrás para o Tempo com bons olhos-
Ele fez o possível – com certeza –
Como é suave o sol que cai no Oeste
Da Humana natureza”. (Emily Dickinson)