Itanhém: O Governo Federal, através do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), publicou no Diário Oficial da União desta segunda-feira, dia 25 de novembro, por meio do ato nº 6178, de 4 de outubro de 2019, a outorga da 3ª emissora de rádio para o município de Itanhém para explorar o serviço de radiodifusão comunitária por meio da gestão da Associação Cultural Educacional e Ecológica Ibirajá de Radiodifusão Comunitária.
O processo da Rádio Ibirajá FM se iniciou em 2012 e somente em 2017 conquistou a Portaria nº 912/2017. A Rádio Ibirajá FM será a 3ª emissora de rádio do município de Itanhém, detentora do canal 200/frequência 87,9 FM e será estabelecida no próprio distrito de Ibirajá, de onde sua programação será gerada, distante a 21 quilômetros em linha reta da sede de Itanhém.
Na sexta-feira do último dia 6 de setembro de 2019, o Governo Federal, através do MCTIC e da ANATEL, publicou no Diário Oficial da União, por meio do ato nº 4144, de 9 de julho de 2019, a outorga da 2ª emissora de rádio da cidade de Itanhém para explorar o serviço de radiodifusão comunitária por meio da gestão da Associação Master de Radiodifusão Comunitária de Itanhém, que trata-se da Rádio Master 87,9 FM que se encontra na reta final da implantação da sua estrutura física radiofônica e prestes a entrar no ar em caráter experimental a partir dos seus estúdios na Praça Liberdade, no centro da cidade de Itanhém.
A cidade de Itanhém já possui uma emissora de rádio comercial que trata-se da Cidade 101,5 FM, tradicional no município desde à década de noventa. E agora o Governo Federal autorizou a outorga de uma terceira emissora de rádio dessa vez para o interior do município, para o distrito de Ibirajá. Tanto a Rádio Master FM de Itanhém, quanto a Rádio Ibirajá FM da comunidade de Ibirajá, desde o início os processos foram juridicamente cuidados pelo Escritório de Advocacia AJACON, em Teixeira de Freitas, a única e a mais importante instituição jurídica especializada em legislação de radiodifusão desta tríplice mesorregião de Estados.
Segundo os gestores da Rádio Ibirajá FM, trata-se de uma conquista inédita e preparam uma programação voltada para a voz da comunidade e será dedicada ao jornalismo e aos programas educativos, culturais, informativos e mais espaço para produção independente, objetivando oferecer uma programação diferenciada a comunidade de Ibirajá e, principalmente, debater os assuntos do município. E os seus gestores querem inovar, desejam utilizar a internet como uma aliada primordial para impulsionar os projetos da emissora e vender a riqueza cultural do município de Itanhém para o mundo.
Por: Athylla Borborema/TH