Teixeira de Freitas: Iniciou na manhã desta quarta feira, 27, no auditório da paróquia São Pedro em Teixeira de Freitas - BA a capacitação do CONTEF – Conselho Tutelar, organizada pelo CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em parceria com a SMAS- Secretaria Municipal de Assistência Social.
A capacitação é destinada aos conselheiros eleitos em 6 de outubro deste ano com intuito de apresentar as pessoas, setores e equipamentos que compõem a rede de trabalho de proteção às crianças e adolescentes no município.
De acordo com Geovane Santana, presidente do CMDCA, os conselheiros eleitos que tomarão posse em janeiro de 2020 “já passaram por todo um processo seletivo, fizeram provas, testes psicológicos, estudaram as leis e neste momento estão passando por orientações com o objetivo de entender como funciona o CONTEF”, informou Geovane.
Estiveram presentes no primeiro dia de evento o secretário municipal de Assistência Social, Gilberto Santos, a delegada adjunta da DEAM- Delegacia da Mulher, Dra. Kátia Cielber, a promotora Dra. Michele Aguiar Resgala do Ministério Público – MP e o juiz de direito Dr. Argenildo Fernandes – Vara da Infância e da Juventude.
“Novos conselheiros foram eleitos e muitos entram sem ter conhecimento de como é realmente a atuação de um conselheiro. Então este curso visa prepará-los para que durante seus mandatos tenham um conhecimento a mais para fazer as atuações, as abordagens, pra entender como é a parceria com toda a rede”, informou Gilberto.
Ainda de acordo com o secretário, o município através do prefeito Temóteo Brito informou que dedicará todo apoio para atender como prioridade absoluta a atenção voltada para a criança e para o adolescente.
O evento contou ainda com as palestras ministradas por diversos setores que compõem a rede: Abrigo Sagrada Família (coordenadora Juliana Coelho); os CREAS Cassiane Lima e Medidas (psicóloga Mariana de Andrade, Assistente Social Mariele Renol, e a coordenadora Juliana Sperandio), CRAS Castelinho (coordenadora Leiva Helena Reuter) e AEPETI (Maria Aparecida Neres).
Por: Liberdadenews/ASCOM