Ramiro Guedes
LAMPIÃO NA BAHIA
Um dos maiores estudiosos do lampionismo no Brasil é o promotor aposentado Edvar Cabral. Estudioso do assunto, debatedor do dilema Lampião (herói ou bandido?), Dr. Edvar um dia presenteou a esse escriba com o livro “Lampião na Bahia”, de Oleone Coelho Fontes. Usando métodos inovadores de pesquisa, o autor procura se distanciar do simplismo que busca definir Lampião como um homem de personalidade sólida. Segundo Câmara Cascudo, “você pode entender Lampião sem se solidarizar com ele”. Outro estudioso, Luís Luna, afirma: “Virgulino Ferreira da Silva era um homem de personalidade contraditória. Ao mesmo tempo valente e covarde, frio e sentimental, calculista e violento. Comportava-se com excepcional bravura para, às vezes, depois de vencer e dominar o inimigo, sangrá-lo friamente”.
É essa personalidade dúbia que Oleone Coelho Fontes analisa na passagem de Lampião pela Bahia.
LÁ EM CURPIOBA MIRIM
Nosso correspondente em Curpioba Mirim. Sóstenes Cauim Velásquez, nos envia fornida correspondência com notícias daquele burgo e do que ele chama de “funesta administração” da prefeita Brígida Campolargo. Dessa vez, Cauim fala do grande escândalo que está causando nas redes sociais um vídeo postado pela prefeita. Pois não é que D. Brígida esteve, ela e um áulico seu, no Mato Grosso do Sul, comprando bois? Até aí, nada demais, apesar das denúncias de que, com dinheiro da prefeitura, ela vem enchendo currais. Mas o que está indignando as redes sociais é o vídeo em que ela aparece em meio aos bois, ela e o acompanhante, com a cara mais feliz do mundo e ainda tocando berrante.
Cauim considera isso uma afronta ao povo desassistido.
AINDA EM CURPIOBA MIRIM
Nosso correspondente em Curpioba Mirim, Sóstenes Cauim Velásquez, afirma que foi chamado ao bairro Cidade para uma grave denúncia. Ali esteve com o senhor Otevaldo, que mostrou a Cauim uma requisição à regulação de consultas, solicitando uma operação urgente de cirurgia de vesícula. Seu Otevaldo estava indignado, pois, naquele dia da matéria de Cauim, já se passaram dois anos da solicitação da cirurgia. “-Se dependesse desse povo, já teria morrido”, afirmou.
Seu Otevaldo disse que já desistiu da operação e está aguardando o asfalto.
FUNDAÇÃO PALMARES
O novo presidente da Fundação Palmares, Sérgio Nascimento da Camargo é um sujeito sui generis. Negro, pratica o racismo contra negros da forma mais rasteira. Nomeado pelo nefasto governo bolsominion, prega que a escravidão foi boa para descendentes dos negros. Letal em sua ignorância , preconiza acabar com instituições negras, desconhecendo a intelectualidade da raça.
Alguém se surpreende com mais essa abominação de um governo abominável?
Só se for por ingenuidade.
PARAISÓPOLIS
O que mais dói na questão das 9 mortes em Paraisópolis é a funesta tentativa de Dória de justificar o verdadeiro massacre no baile funk de São Paulo. O governante tem de ter, ao mesmo tempo que governa, senso de isenção. Não proteger seus comandados quando eles erram é uma característica que poucos governantes apresentam. Dória pensa que um erro da polícia, com o foi esse, é um erro dele. Quando protege os policiais violentos, ele assume a violência deles e a incorpora.
Dória protegeu e acobertou, Dória praticou o crime.
SERPENTÁRIO
De William, Douglas Firsh, filósofo americano:
“Toda empresa é um serpentário e nela há cobras venenosas ou não. O trabalhador deve ter a sensibilidade de descobrir entre as serpentes aquelas que não destilam veneno. Às outras, as venenosas, cabe ao trabalhador alisá-las e fingir carinho com elas, para evitar o bote traiçoeiro. O serpentário é sempre maligno, resta saber conviver”.
Na bucha.
DOMINGUINHOS
Assumiu o cargo de vereador, no lugar de Agnaldo da Saúde, que foi para a Chefia do Gabinete do prefeito, o vereador Domingos Nonato. Conhecido por seu equilíbrio e senso de justiça, Domingos Nonato enriquece a atual legislatura.
Chega em boa hora.
CHEFIA DE GABINETE
Um assunto muito discutido nos nossos meios políticos é a escolha do vereador Agnaldo da Saúde para Chefe de Gabinete do prefeito Timóteo Brito. Estimado pelos seus pares e querido pelos funcionários da Câmara por sua gestão como presidente da casa, a pergunta é se Agnaldo fez bem em deixar a vereança para assumir o novo cargo. Aguentará Agnaldo a rebordosa de um chefe sem diálogo e autoritário?
O futuro nos dirá.
SERÁ?
Comentários de membros do PT (nada provado, por enquanto) dão conta de que a Comissão de Ética do partido em Teixeira de Freitas vai pedir a expulsão de um membro de alto coturno, sob a alegação de infidelidade.
Quando e se o pedido se concretizar, noticiaremos.
JOÃO BOSCO
Círculos políticos, inclusive ligados ao prefeito Timóteo, confidenciaram a esse escriba que João Bosco tem a garantia de uma liminar para ser candidato a prefeito. Em qualquer situação, João será protagonista nas próximas eleições.
É isto que os adversários temem. ‘
DOIS PESOS
O meio político, por causa de fatos recentes, anda pedindo uma autocrítica do PT. O engraçado é que esses mesmos meios não pedem autocrítica dos partidos de direita (por exemplo, do PSL e seu verdadeiro festival de laranjas), apenas do PT.
Tudo muito conveniente.
A POLÍTICA DESGASTADA
Falar em desgaste da atividade política é desgastar a própria democracia. No entanto, quem deveria cuidar dessa imagem, os políticos, não o fazem. A imagem dos políticos no meio do povo, do vereador ao Presidente da República, é a pior possível. A culpa ou a responsabilidade? Deles. A cada dia surgem mais e mais fatos que contribuem para tal debacle. Agora mesmo é a relação de débitos dos mais diversos políticos com a esfera federal.
Osa débitos assustam, enquanto os bois se acumulam nos urrais.
FECHANDO A NICA
“Ao invés de nos escondermos em casa, temos que ir para as ruas”. (Ex--presidente Lula, sobre os abusos bolsomaníacos).
“Cruzeiro rebaixado!!!” (Manchete do jornal Estado de Minas)
“Timóteo tem apenas 8% de intenções de voto em pesquisa atual”.(Pesquisa em blog teixeirense)
“A causa da causa é a causa do causado”. (Brocardo jurídico)
“Nem a Odebrecht conseguiria asfaltar 351 ruas até o final do governo”. (Secretário do governo Timóteo Brito, falando em off a esse escriba).
“A única escrita que tem credibilidade em um jornal são os anúncios”. (Millôr Fernandes)
“O mal é o que sai da boca do homem”. (Gilberto Gil)