O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retirou da pauta da sessão desta terça-feira, (24) o julgamento do Embargo de Declaração impetrado pelo prefeito de Itamaraju-BA, Pedro da Campineira (PHS), contra a decisão do TRE da Bahia que o cassou há cerca de três meses. Com a decisão, assumiria a prefeitura a ex-primeira-dama Marizete Carletto (PSL), que ficou em segundo lugar nas eleições municipais de 2008.
Pedro da Campineira foi cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral, após assumir a Prefeitura no lugar do então titular Dílson Santiago, que já havia sido cassado também pela Justiça Eleitoral de Itamaraju.
No entanto, ele apelou à instância superior, que lhe concedeu liminar garantindo-o no poder até julgamento do recurso. Em virtude ao volume de processos relacionados às eleições deste ano envolvendo candidatos enquadrados na Lei de Ficha Limpa, entre eles o ex-prefeito Dílson Santiago (PT), a corte decidiu adiar os 19 processos que estavam na pauta relacionados às questões municipais.
O TSE tem até esta quinta-feira (26) para julgar os recursos de candidaturas, por isso, o órgão deu prioridade a essas ações. Com isso, o julgamento da liminar de Campineira fica mais uma vez adiada, podendo acontecer na próxima semana. As informações nos bastidores eram de que o prefeito teria viajado para Brasília a fim de acompanhar o julgamento, porém, aliados do governo municipal afirmaram nesta quarta-feira (25) que ele se encontrava em Itamaraju.
Por: Sulbahianews