Caravelas: O LiberdadeNews vem acompanhando de perto as eleições municipais de Caravelas e denunciando as anomalias na candidatura de Jurandir Boa Morte, desde a não aceitação da vice por parte da população e a não apresentação da declaração de escolaridade do candidato à denuncias de irregularidades na sua gestão, como prefeito em 2004, em que Jurandir renunciou do seu pleito para evitar uma possível cassação do seu mandato. Na época, Boa Morte informou uma placa de uma moto ao MEC como sendo de um ônibus. As denúncias eram justamente sobre irregularidades no transporte escolar.
Este portal de notícias também vem constantemente recebendo denúncias de populares acerca da obscuridade da administração do atual prefeito e candidato a reeleição, Jadson Ruas. Denúncias como contratos acima de R$ 3.000.000,00 (três milhões de reais) para reforma de 06 postos de saúde (UBS), sendo que segundo o site do Ministério da Saúde, a construção de cada Unidade Básica de Saúde (UBS) custa entre R$ 200 mil e 400 mil. Ou seja, foi gasto um valor que daria para construir 10 novos postos e o montante foi utilizado apenas para a reforma de 06. Além disso, gastos excessivos com combustíveis e descaso com a população, especialmente à comunidade de Rancho Alegre, entre outros.
O LiberdadeNews vem denunciando e o Ministério Público tem cumprido com o seu papel. O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) indeferiu as candidaturas de Jurandir Boa Morte e Jadson Ruas à prefeitura de Caravelas, o qual pode ser comprovado no site do TSE. Jurandir teve sua candidatura indeferida baseado na sua renúncia em 2004, cuja ação denunciou culpa frente ao TSE. Nesse caso se tornou inelegível por 08 anos. A assessoria de comunicação do candidato Jadson informou que o problema do indeferimento está relacionado ao seu vice (David da Caixa) e não ao Jadson. A coligação deverá arrumar outro vice. Sendo assim, apenas o candidato Silvio Ramalho (PMDB) teve sua candidatura deferida, estando “APTO” a concorrer às Eleições 2012. È importante salientar que a decisão do TRE cabe recurso junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Baseado na legislação eleitoral, candidatos com registro indeferido podem concorrer normalmente nas eleições 2012, mediante recursos, mas não podem ser diplomados, caso sejam eleitos. Os nomes desses candidatos estarão na urna eletrônica, mas, na totalização e divulgação dos resultados da votação, os votos que eles receberem serão computados separadamente, ou seja, eles aparecerão com “zero voto” na apuração. Esses números serão divulgados no site do TRE-BA, a título de transparência, apenas após o encerramento da apuração, sem que sejam contabilizados para cálculo das bancadas eleitas no sistema oficial. De acordo com a resolução 23.218/2010 do TSE, a validade dos votos dados a candidato cujo registro esteja pendente de decisão, assim como o seu cômputo para o respectivo partido ou coligação, ficará condicionada ao deferimento do registro.
As irregularidades existem e devem ser externadas ao público. O LiberdadeNews tem compromisso com a verdade e em respeito aos milhares de internautas caravelenses e à sociedade em geral, continuaremos acompanhando o processo eleitoral das eleições 2012, sempre mantendo a comunidade informada sobre os principais acontecimentos políticos.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews