Teixeira de Freitas: Nossa equipe de reportagem recebeu uma denúncia acerca de um candidato a vereador da cidade, que era servidor público do município e após ser denunciado por ter tomado posse com documento de escolaridade falso, pediu exoneração do cargo, antes que pudesse ter maiores complicações. O candidato trata-se de Jailson Queiroz Pereira, “o Bay do Teixeirinha” (PSB), que concorre às eleições municipais 2012, pela Coligação a Teixeira que Queremos III.
Segundo informações recebidas pela nossa equipe, a Secretaria de Administração da Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, no dia 06 de fevereiro de 2012, emitiu um ofício n° 172/2012, ao Procurador Geral do Município, Dr. Rogério dos Santos Soares, solicitando ao então procurador, a abertura urgente de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra o servidor supracitado, lotado na Secretaria de Infraestrutura como Fiscal de Obras e Posturas, inscrição n° 497.
Segundo o ofício, o pedido do processo se justifica porque foi feito uma denúncia anônima, informando que o servidor em questão não possuía o Ensino Médio completo, escolaridade que se fazia necessária para tomar posse no cargo pleiteado pelo mesmo em concurso público ocorrido em novembro de 2002. Acontece que o mesmo foi aprovado na 12ª colocação e foi convocado a tomar posse e utilizou-se de um Histórico Escolar falso, supostamente emitido pelo Centro Educacional Professor Rômulo Galvão (CEPROG), datado de 03 de abril de 2002.
A Secretaria de Administração, em nome da transparência, solicitou diretamente ao colégio uma 2ª via do Histórico Escolar do então servidor, o que nos foi informado que não havia nenhum registro da passagem do mesmo por aquela instituição de ensino: “não foram encontrados documentos que cofirme ou valida a emissão do Histórico Escolar do Sr. Jailson Queiroz Pereira, portador do RG 0319557050, nascido em 11/12/1962”.
Em 26 de abril de 2012, o servidor municipal em questão, solicitou mediante ofício à PGM o seu desligamento do cargo, gerando o processo n° 003477.01.12. Em 05 de junho de 2012, a procuradoria arquivou o PAD e deferiu o pedido de exoneração do servidor.
No site do TSE, através do DIVULGACAND 2012, o candidato a vereador declarou a veracidade dos fatos, que tem apenas o Ensino Médio Incompleto. Após 10 anos ocupando um emprego público de forma ilegal, o “Bay do Teixeirinha” disputa mais um cargo público. Este agora, depende da aprovação dos eleitores que, cada vez mais estão repudiando atitudes desonestas, principalmente daqueles que deverão representá-los.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews