Teixeira de Freitas: O prefeito municipal de Teixeira de Freitas gravou um vídeo em suas redes sociais esclarecendo sobre o procedimento de pedido de abastecimento (combustível) nos veículos da Prefeitura Municipal. Segundo o prefeito, quando qualquer pasta, seja Saúde, Educação, Administração... ela necessita de combustível, um funcionário faz a solicitação que passa pelo chefe imediato, pela direção da pasta, pelo secretário, e essa solicitação chega em um departamento que controla o combustível da prefeitura.
"Nesse departamento, o funcionário responsável faz o cupom de liberação onde ele identifica quantos litros e para qual veículo vai, bem como a placa do veículo, e o prazo de validade, pois o tempo não é indeterminado. Com este cupom de liberação, devolve-se para a pasta e a pasta vai abastecer. Quando o motorista abastece, o posto que venceu a licitação, obrigatoriamente, gera um cupom onde o motorista tem que assinar", explicou o prefeito.
"O posto junta os cupons e os responsáveis deste setor do combustível da administração, recolhe esses cupons e pega a nota fiscal que o posto emitiu. Tem que ser condizente o valor da nota com as somatórias dos cupons. Esse setor da administração do controle do combustível vai lançar todas as informações no sistema e esse processo segue o trâmite normal da administração, passa pelo setor de compras, pelo setor contabilidade, juntam-se as documentações do posto, nota de empenho, nota de liquidação, e chega à Secretaria de Finanças que vai liberar o pagamento da nota depois da verificação".
O prefeito disse também que existe um setor administrativo responsável por checagem, do tipo, se o veículo está consumindo combustível demais ou não. "O lançamento desses dados são lançados no sistema de informatização para os órgãos competentes fiscalizarem. Então este setor é muito importante. Como houve indícios de irregularidades no mês de janeiro que chegaram até a mim, até o gestor, e com isso, a primeira providência foi afastar os responsáveis pelo setor, que já foi feito, e foi determinada a abertura de uma sindicância para apurar", esclareceu.
"Afastou-se a equipe do setor e entrou uma nova equipe, que foi novamente orientada com o que a administração quer: rigor e transparência. Não é para dar jeitinho para ninguém. O combustível é para ser utilizado em carros públicos e em serviço, além de fazer o controle: se for uma máquina, hora da máquina e volume de combustível; se for veículo, quilometragem e volume de combustível. Essa é a determinação. Se está havendo alguma irregularidade, isso vai ser levantado. Não estamos aqui para acobertar nada, prezamos pela transparência na administração e pelo zelo pelo recurso público", finalizou.
O vídeo foi publicado nas redes sociais do prefeito, e o que todos querem saber, é por que somente o funcionário Israel, que foi quem denunciou o suspeito desvio de combustível, é quem foi exonerado do cargo? As pessoas perguntam cadê esse rigor e transparência? "É só para os servidores de baixo escalão? Por que não afastou a direção de Esportes, a secretária da Pasta? Esse é o preço pago pelo funcionário denunciante? Algo está errado e a cúpula do governo está tentando abafar a CPI", essas foram alguns questionamentos levantados por alguns populares.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews
Matérias relacionadas