Teixeira de Freitas: No Jornal Liberdade da Rádio Eldorado FM, desta quarta-feira (15), o jornalista Edvaldo Alves conversou com o secretário de Saúde de Teixeira de Freitas, Danilo Fernandes, e entre outros assuntos, Edvaldo Alves questionou ao secretário Danilo, sobre os R$ 500.000,00, que o prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho, presidente do Consórcio (CONSAÚDE), acusa o prefeito de Teixeira de Freitas, Dr. Marcelo Belitardo, de ter sumido com o recurso.
Segundo o prefeito Silvio Ramalho, há uma grande demanda reprimida na área de Saúde da região, e ele, frente ao Consórcio conseguiu a Emenda Parlamentar com o deputado Ângelo Coronel. “Conseguimos esse recurso para atender e suprimir toda a demanda da Policlínica para não sobrecarregar os municípios, não onerar os municípios, e tem 07 meses que o dinheiro está na conta do município de Teixeira de Freitas e até hoje não foi repassado à Policlínica”, disse Silvio Ramalho.
Segundo a Secretária de Saúde de Caravelas, as Prefeituras iam organizar um Mutirão de Saúde com esse dinheiro. “Íamos atender especialidades, oftalmologia, cardiologia, ginecologia... “Todos os secretários, todos os reguladores fizeram um levantamento da demanda reprimida que tem nos 13 municípios. Fizemos um estudo com os técnicos, pedimos a Emenda, o Recurso veio para a Sede do Consórcio, que é em Teixeira de Freitas, e tem 07 meses, e ele não repassou”, explicou a Secretária de Saúde de Caravelas.
Sobre essa acusação do prefeito e secretária de Saúde de Caravelas, o secretário de Saúde de Teixeira de Freitas falou com o jornalista, Edvaldo Alves, que o dinheiro não sumiu, nunca saiu da conta. “Esse dinheiro é para consultas especializadas de saúde, ocorre Edvaldo, que o prefeito de Teixeira, o secretário de Saúde, não vai repassar esse dinheiro sem um convênio firmado de forma legal. Assim que todos os critérios legais estiverem organizados, com certeza o dinheiro será repassado”, explicou Danilo.
“Sabemos da necessidade da saúde pública, mas precisamos garantir segurança para Teixeira, que vai fazer o repasse, e também para os municípios que vão receber. Quando finalizar o processo, o dinheiro, com certeza vai ser repassado. Temos uma gestão financeira muito organizada, é só entrar no site da Saúde, e as abas dos recursos estão lá. Convênio estando ok, é dinheiro na conta do Consórcio. Reconheço a necessidade, mas também temos que ter zelo com o dinheiro público. O dinheiro está na conta e vai ser repassado ”, acrescentou.
“Você que gosta de uma polêmica, vou lançar uma polêmica aqui em relação à eleição do CONSAÚDE, que não ficou muito esclarecida. A Eleição do CONSAÚDE é realizada a cada 02 anos, e esta eleição ocorreu 06 meses antes. Ela deveria acontecer em novembro, depois das Eleições de outubro. A Direção fez uma reunião, decidiu antecipar por 6 meses, e só terá eleições novamente, daqui dois anos e meio. Qual a intenção da direção com isso? O que se passa? Qual o problema? É uma resposta que os secretários da região querem saber”, questionou Danilo.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews
Matéria Relacionada: