Ilhéus: Depois de cumprir agenda com o governador Jaques Wagner, em carreata pelas ruas de Ilhéus, sul do estado, o candidato a deputado federal Rui Costa (PT) visitou o aterro sanitário do município, onde se reuniu com catadores de lixo da região. Acompanhado do médico e ex-candidato a prefeito de Ilhéus, Ruy Carvalho, do vereador Rafael Benevides e de Frei Dilson (PT), candidato a deputado estadual, o ex-secretário de Relações Institucionais apresentou-se como interlocutor de algumas demandas dos catadores. A cooperativa reúne 200 associados que sobrevivem do lixo que recolhe das ruas. Muitos deles moram no próprio lixão, localizado na rodovia Ilhéus-Uruçuca.
Com a sensibilidade de quem, enquanto vereador de Salvador, apresentou um Projeto de Lei que estimulava a economia solidária e oferecia remuneração às cooperativas de catadores de lixo pela contribuição da limpeza urbana, Rui não fez promessas, mas se comprometeu a ajudar os trabalhadores. ” Eu vou ajudar vocês a fazer, mas quem vai andar de bicicleta são vocês, vamos ensinar aos que ainda não sabem andar, mas quem vai montar na bicicleta são vocês”, estimulou. Um iminente despejo daquele lugar, que para muitos se transformou em um lar, é a principal preocupação dos catadores. Sem ter para onde levar suas famílias, eles procuram uma solução imediata para o problema. Em breve discurso improvisado aos catadores, Dr. Ruy Carvalho destacou a importância da parceria com Rui Costa para o desenvolvimento de Ilhéus. ” Esse homem é da cozinha. É da cozinha de Lula e de Wagner e da cozinha de Dilma, mas ele também é da cozinha da gente”, disse às famílias do lixão.
A inclusão dos catadores na lista de prioridades do programa Minha Casa Minha Vida e a inscrição no Bolsa-Família foram uma das saídas apontadas por Rui Costa para retirar as famílias do lixão. ” Não considero a manutenção de vocês aqui como solução. Precisamos retirar vocês desse local para dar uma vida digna às suas famílias, frisou Rui.