Teixeira de Freitas: A Deputada Estadual, Kátia Oliveira (UB), reeleita para mais um mandato legislativo, está mostrando a Teixeira de Freitas que veio para ficar, e que quer muito trabalhar por nossa região. Kátia Oliveira obteve quase 7.000 votos em Teixeira de Freitas e demonstra enorme gratidão pela confiança dos teixeirenses. Muito antes das eleições, a deputada já vinha lutando por Teixeira de Freitas, o que mostra a Indiciação 25869, solicitando a Realização De Manutenção e Reforma no Aeroporto 9 de Maio (TXF), em Teixeira de Freitas.
O pedido visou promover a adequação do Aeroporto 09 de Maio às normas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC); da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO) e Agência Estadual de Regulação da Bahia (AGERBA), a fim de permitir a operação de voos comerciais regulares, em todos os turnos. “Teixeira é considerada a porta de entrada da Costa das Baleias, região com muito potencial para o turismo devido às belas paisagens, e a volta dos voos regulares para Teixeira vai facilitar o acesso de visitantes à região”, afirmou Kátia.
Em sua Indicação, a deputada justificou a importância da ampliação de serviços aeroportuários no interior para o pleno desenvolvimento nacional, interligando pessoas, mercadorias e serviços, além de promover a conexão entre os grandes aglomerados urbanos e as demais regiões do país, sobretudo o interior pulsante que se encontra em grande desenvolvimento econômico devido ao agronegócio. “Neste cenário, a aviação regional representa importante fator para o desenvolvimento do país, haja vista que contribui para o desenvolvimento da malha aérea e propicia melhores condições para o deslocamento da população e ao rápido envio de correspondências e cargas, além de gerar empregos e incrementar a economia a cada novo destino comercial operado pelas companhias aéreas”.
“Sendo assim, apresento a situação experimentada pelo Aeroporto Regional 9 de Maio, localizado em Teixeira de Freitas, que serve a uma ampla região que compreende o extremo-sul da Bahia, o nordeste de Minas Gerais e o norte do Espírito Santo. Contudo, devido à ausência de infraestrutura adequada neste Terminal, a operação de voos comerciais foi suspensa pela companhia aérea que operava no local. De forma imediata, o Aeroporto 9 de Maio carece de equipamentos (sistema ILS, categoria III) que viabilizem o pouso e decolagem das aeronaves por instrumentos, sobretudo quando as condições climáticas e de visibilidade encontram-se adversas, a fim de garantir a total segurança na operação dos voos comerciais”.
Ademais, são necessários investimentos na ampliação do Pátio de Aeronaves, da reforma e ampliação do Terminal de Passageiros, bem como o alargamento da pista, de forma a aumentar a capacidade instalada neste Aeroporto, servindo com maior eficiência e amplitude o Município de Teixeira de Freitas nomeadamente as cidades que se encontram localizadas num raio de 100 quilômetros. Por isso, a fim de favorecer o desenvolvimento econômico de Teixeira e região, fortalecendo o turismo e favorecendo o transporte de pessoas, mercadorias e serviços, solicito atenção especial e investimentos do Governo Estadual e do Governo Federal neste Terminal Aeroportuário, a fim de permitir a retomada da aviação comercial”.
Após a solicitação da deputada estadual Kátia Oliveira (União Brasil), o Aeroporto 9 de Maio, em Teixeira de Freitas, passou por reforma e já a partir deste dia 24 de outubro, voltará a operar voos comerciais regulares, com voos entre Teixeira e Salvador, operados pela Gol. Kátia Oliveira comemorou o retorno dos voos regulares e disse que a reabertura do aeroporto vai levar desenvolvimento para Teixeira e para todo o Extremo Sul. “A volta dos voos regulares ao aeroporto 9 de Maio vai promover a atração de novos investimentos, ampliar a geração de emprego e renda e garantir desenvolvimento para toda a região. Estou muito feliz por Teixeira, estou muito feliz em ter dado a minha contribuição”.
Por: Lenio Cidreira/Liberdadenews