Pesquisa encomendada à empresa S F Dourado ME (Foco Pesquisa e Desenvolvimento) e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o n.º BA-00404/2012 no dia 29 de setembro de 2012, em cumprimento ao que dispõe o art. 33º e seus §§ 1º e 2º da Lei n.º 9.504/97, assim como o art. 7º da resolução TSE nº 23.364/2011, em que foram entrevistadas 300 pessoas na sede de Lajedão – Centro, Conjunto Habitacional I II, Fraga, Portelinha, Posto Pantera, Santa Mônica / Bode e Vila Betinho – aponta o candidato Betão com 69,66% da intenção dos votos na pesquisa estimulada, contra 25,33% de Carlos Sena, seguido de 1,66% da candidata Jojó do PT, e 3,45% de brancos e nulos e aqueles que não opinaram.
Metodologia de pesquisa: A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de observação direta extensiva, que consistiu na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação. A amostra apresentou três características estratificadas, onde a cidade foi dividida em cinco regiões (Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro) e cada região representou um estrato probabilístico, visto que em cada logradouro foi sorteada aleatoriamente uma residência de forma sistemática à medida que após o sorteio da primeira residência foi entrevistada uma a cada oito na sede, e uma a cada quatro nos povoados.
A amostra ponderou por sexo, idade, escolaridade ou classe econômica, conforme as particularidades regionais, através de um número de entrevistas que atende às especificações do intervalo de confiança.
A quantidade de entrevistas fez com que a amostra fosse significativa e representativa envolvendo todos os bairros da sede (Lajedão) e as comunidades rurais de Posto Pantera e Vila Betinho com um intervalo de confiança e margem de erro – O intervalo de confiança a ser utilizado foi de 95% (Noventa e Cinco por cento) de confiança e um erro de estimação de 4% (quatro) pontos percentuais para mais ou para menos.
Segundo o pesquisador, após o trabalho de campo, os questionários foram submetidos a uma fiscalização que consistiu no retorno a campo de 10% (dez) por cento dos questionários aplicados a fim de detectar possíveis erros de aplicação.
Conforme dados do Instituto de Pesquisa e Registro junto ao TSE, a coleta de dados foi realizada entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro de 2012, obedecido o prazo de cinco dias conforme o art. 1.º, da resolução TSE n.º 23.364/2011.
Em todos os itens pesquisados, o candidato Betão (DEM), da Coligação “Muda Lajedão”, formada pelos partidos DEM/ PTN/ PPS e PV, aparece com larga vantagem de votos para o segundo colocado nas pesquisas, o candidato Carlos Sena (PP), da Coligação “Lajedão no rumo certo”, formada pelos partidos PP / PDT / PSL / PHS / PSDB. A pesquisa revela, ainda, que na percepção de vitória, a intenção se distancia ainda mais quando é feita a pergunta:
Independentemente do seu voto, quem o(a) Sr(a) acha que tem mais chances de ganhar as Eleições para Prefeito de Lajedão?
O candidato Betão aparece com 76,33%, contra 19,66% de Carlos Sena; 0,33% da candidata Jojó do PT e 3,68% de brancos e nulos e aqueles que não opinaram.
Dentre os itens analisados numa pesquisa, é importante ressaltar a rejeição dos candidatos e, aqui, de novo, o candidato Betão é que apresenta menor rejeição diante demais candidatos.
Na rejeição estimulada, o candidato Carlos Sena do PP aparece com 37,33%; a candidata Jojó do PT com 27,00%, e apenas 14,19% do candidato Betão, que lidera as pesquisas de intenção de votos a Prefeitura de Lajedão. Nota: o candidato Abraão Silva Souto, do PSD, não pontuou na pesquisa.
Por: Jornal Alerta