O líder indígena cacique Aruã Pataxó foi nomeado nesta terça-feira (11) como coordenador Regional Sul da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União e o novo coordenador já está em Brasília para os trâmites legais para a posse.
Aruã Pataxó é ativista dos direitos indígenas, direitos humanos e meio ambiente, além de presidente da Federação Indígena das Nações Pataxó e Tupinambá do Extremo Sul da Bahia (FINPA), ex-vereador de Santa Cruz Cabrália e presidente do PCdoB do mesmo município.
Ao assumir o novo cargo, o cacique garantiu que seu objetivo é prezar pela valorização, respeito e reconhecimento dos direitos dos povos indígenas. “Enquanto coordenador Regional da Funai, vamos cumprir com as atribuições institucionais do órgão, na promoção e defesa dos direitos indígenas, na proteção e fiscalização territorial e desenvolvimento comunitário, demarcação e regularização fundiária. Atuar na execução e articulação das políticas públicas do Estado Brasileiro, nas comunidades e povos indígenas do Sul da Bahia”, afirmou Aruã Pataxó.
A nomeação de um líder indígena para o cargo de coordenador da Funai é vista como um avanço na luta pelos direitos dos povos originários. A fundação é responsável pela coordenação e implementação das políticas públicas voltadas aos povos indígenas no Brasil.
Aruã Pataxó é uma liderança respeitada na região da Costa do Descobrimento. Sua atuação como coordenador Regional Sul da Funai pode representar uma conquista importante para as comunidades indígenas baianas.
Por: Radarnews