Pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira (12) aponta queda na aprovação do governo de Jerônimo Rodrigues (PT) na Bahia. No levantamento anterior, em abril, 63% dos entrevistados aprovavam a gestão. Esse percentual agora é de 54%. Os dados também mostram crescimento do índice de pessoas que acreditam que o estado está piorando.

A margem de erro da pesquisa é estimada de 3 pontos percentuais. Foram ouvidas 1.200 pessoas de 4 a 9 de dezembro, com mais de 16 anos.

Veja os números da aprovação do governo estadual:

Continua depois da publicidade

Aprova: 54% (eram 63% em abril)
Desaprova: 35% (eram 32% em abril)
Não respondeu: 11% (eram 6% em abril)

O diretor do Instituto Quaest, Felipe Nunes, destaca que a pesquisa considera duas maneiras de avaliar o governo. A primeira é por meio de uma pergunta que mede se a gestão é aprovada ou desaprovada pela população. A segunda metodologia verifica o grau da avaliação: se ótima, boa, regular, ruim ou péssima.

"Por se tratar de uma medida mais sensível, ela nos ajuda a entender o piso e o teto eleitoral que o candidato do governo pode ter. O eleitor neste caso escolhe uma entre as opções de resposta e revela seu grau de satisfação com o governo em curso", explicou.

Felipe ainda explica que por se tratar de uma medida mais sensível, a segunda metodologia captura os movimentos de primeiro turno do candidato da situação.

Avaliação do Governo

No levantamento, além de responderam se aprovam ou desaprovam a gestão, os entrevistados também avaliaram a atuação de Jerônimo Rodrigues como positiva, negativa ou regular. Nesse quesito os dados apontam que a percepção difere de acordo com a localidade.

Na capital, a maior parte das pessoas (36%) avalia de forma negativa a gestão Jerônimo, enquanto na região metropolitana aqueles que classificam desta forma é de 21%, e no interior do estado 19%.

Entre os que veem o governo de forma "positiva", o maior índice está na Região Metropolitana de Salvador: 36%. Na capital são 27%, e no interior 32%.

Quando se considera todo o estado a avaliação negativa cresceu de 16% em abril para 22% em dezembro, enquanto a positiva caiu de 38% na pesquisa anterior para 32% no novo levantamento.

Veja os números da avaliação do governo estadual:

Positiva: 32% (eram 38% em abril)
Regular:
 35% (eram 39% em abril)
Negativa:
 22% (eram 16% em abril)
Não respondeu: 11% (eram 6% em abril)

Fonte: G1

Datafolha: aprovação de Lula cai para 24% e é a pior de todos os

Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (14) aponta que 24% dos eleitores brasileiros aprovam o governo do presidente Lula (PT) e

Bolsonaro pode ser condenado a 28 anos de prisão; denúncia está

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, deve apresentar a denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) antes do Carnaval.

Estudantes bloqueiam BA-290 em Alcobaça por transporte escolar;

Alcobaça: Na manhã desta quarta-feira, 12 de fevereiro, por volta das 7h20, estudantes dos distritos de Caxangá e São José de Alcobaça, no

STF determina afastamento imediato de presidente da Assembleia da

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, determinou, nesta segunda-feira, 10, o afastamento imediato do presidente da

Vereador cobra melhorias na saúde de Teixeira de Freitas e governo

Teixeira de Freitas, Bahia - As recentes cobranças do presidente da Câmara Municipal, vereador Jonatas Santos, por melhorias na saúde pública

Governo do Estado garante ações para a Saúde de Teixeira de

O Governo do Estado garantiu ações para ampliar o atendimento à Saúde no município de Teixeira de Freitas, como a ampliação do atendimento

Obras paralisadas, salários atrasados e população à deriva: O

Teixeira de Freitas: Quase três anos se passaram desde que a rodoviária de Teixeira de Freitas foi demolida para dar lugar ao Hospital Estadual

A pedido do vereador Jonatas Santos, Deputado Federal Léo Prates

Teixeira de Freitas: O Deputado Federal Léo Prates (PDT/BA), amigo e aliado político do vereador Jonatas Santos, apresentou um requerimento ao

Governador e Prefeito de Teixeira de Freitas alinham ações e

Teixeira de Freitas: O governador Jerônimo Rodrigues e o prefeito de Teixeira de Freitas, Marcelo Belitardo, se reuniram na manhã desta

Lula perde apoio entre católicos e no Nordeste e desaprovação

Depois do mau resultado verificado na última segunda-feira (27) na pesquisa Genial/Quaest, um novo levantamento divulgado nesta quarta (29)

Mucuri volta as aulas janeiro 2025