Itanhém: As redes sociais de Itanhém, na última semana, criticaram fortemente o vereador Guilherme Caires Afonso, conhecido como Guido Boy, do partido SOLIDARIEDADE. O político, que obteve 309 votos nas últimas eleições municipais, foi alvo de duras críticas após a divulgação de um vídeo onde aparece baixando a bermuda, mostrando a bunda para a câmera. As imagens, que rapidamente viralizaram, geraram debates sobre a postura de figuras públicas e a responsabilidade dos representantes do povo no Legislativo municipal.
O vídeo, que foi gravado no lava-jato de propriedade de Guido Boy, teria sido filmado antes de sua eleição como vereador. Porém, a falta de verificação oficial sobre o momento exato da gravação não impediu que ele fosse compartilhado nas plataformas digitais. A reação foi imediata, com internautas exigindo explicações sobre a atitude do parlamentar.
A reportagem tentou entrar em contato com o vereador, mas ele bloqueou as tentativas de comunicação desde quanto o portal fez uma matéria quando ele trocou lâmpadas queimadas de um poste em Vila São José, ação que é exclusiva do Executivo municipal.
O fato de a gravação ser anterior à sua eleição não tem sido suficiente para apaziguar os ânimos dos internautas. Para muitos, a atitude do vereador não condiz com a seriedade e a responsabilidade que se espera de um representante político.
"A política é injustiça demais, né rapaz? Marcos entregando feira, levando o povo para ser tratado há mais de 10 anos, em Itanhém, aí o cara mostra o cu na internet e vira vereador. É brincadeira?", postou um internauta, fazendo referência ao Missionário Marcos, que realiza um trabalho social reconhecido na cidade, mas, com 225 votos não foi eleito.
Outro internauta fez críticas ao comportamento do vereador, citando que familiares de Guido Boy estariam empregados em cargos públicos.
"Pode postar isso aí nos grupos. Vereador que emprega mulher, filho, enfim, família, ele não faz papel de vereador, ele fica um vereador lagartixa, omisso e imprestável. O povo tem que ficar de olhos nesses aí para não reeleger esses caras", afirmou, se referindo à esposa e irmã de Guido Boy, que já trabalham na administração do prefeito Bentivi (PSB), sendo que a irmã já prestava serviço à prefeitura na gestão anterior.
A crítica à "molecada nova" que entrou na Câmara também ganhou destaque.
"A população não está satisfeita com a atual Câmara não, essa molecada nova que entrou aí daqui a pouco sai queimada pra não ser nada mais em Itanhém. Deveriam aproveitar a oportunidade para fiscalizar e legislar, eles estão colocando a venda nos olhos e deixando a coisa acontecer, se queimando a molecada nova aí", disse outro internauta.
O vídeo tem levantado questões sobre o comportamento de políticos e a cobrança da sociedade, que exige que as ações de figuras públicas sejam transparentes, independentes do momento em que ocorram.
"Olha o tipo de vereador que está na Câmara?", questionou um internauta, enfatizando o descontentamento com a classe política local.
Mesmo a reportagem tendo sido bloqueada o espaço segue aberto para o vereador Guido Boy.
Fonte: Aguapretanews