Teixeira de Freitas: Na manhã desta quarta-feira (6), o prefeito João Bosco Bittencourt visitou, acompanhado por seu gabinete, secretários e vereadores, o Polo Moveleiro de Teixeira de Freitas, onde foi servido café da manhã para encontro com representantes da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) e Associação de Moveleiros do Extremo Sul da Bahia.
Com vistas a propiciar o pleno funcionamento da indústria moveleira, os associados também se fizeram presentes e lembraram que desde o início do projeto, há cerca de dez anos, a visita foi inédita. Toda a estrutura e instalação do maquinário já foi finalizada, e, conforme um dos empreendedores, embora noutras oportunidades já se tenha divulgado o início dos trabalhos na indústria, a maior dificuldade encontrada está na aquisição de crédito. Atualmente alguns empresários tem utilizado o espaço, a custo de taxa para manutenção, contudo, a produção é ínfima frente ao potencial.
Foi exemplificado pelos empresários que uma carreta de madeira, com valor estimado em R$ 40 mil, seria suficiente para funcionamento da indústria de 15 a 20 dias, contudo, o lucro incipiente não bastaria ao custo da produção. “Nós queremos trabalhar, mas temos que manter a fábrica em funcionamento constante, pois sabemos que o nosso produto vai ter retorno certo”, afirmou Sérgio Bonissenha.
O prefeito, após visitar as instalações da movelaria, destacou que o incentivo aos empreendedores nos mais diversos setores é um dos caminhos para se chegar ao desenvolvimento do município, tendo em vista a capacidade geradora de empregos e consequente melhoria socioeconômica da população, e destacou: “Nós viemos manifestar o nosso apoio aos empreendedores do setor moveleiro e faremos o que estiver ao nosso alcance para facilitar o funcionamento da indústria e manter esse diálogo entre poder público e iniciativa privada”.
Em conversa informal, João Bosco interpelou Marcelo Oliveira, diretor de operações da Desenbahia, sobre condições especiais para os associados, pelo que ele assentiu “a indicação é trata-lo como se fosse o próprio Jacques Wagner”. Os representantes da Agência de Fomento acompanharam toda a visita e divulgaram a redução de suas taxas de juros para oferta de crédito, variando de 3 a 6% ao ano. “O governo nos possibilitou trazer oportunidades especiais de crédito, pois ele próprio comprometeu-se a subsidiar condições mais favoráveis”, disse Marcelo, complementando que o incentivo faz parte do plano de ação para expansão industrial no interior do estado.
Ainda no encontro estiveram presentes pesquisadores contratados pela Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) a fim de averiguarem o potencial econômico do município e estrutura do Distrito Industrial, assim como está ocorrendo em todo o estado. As informações darão continuidade ao projeto de interiorização dos investimentos, a partir da divulgação dos atrativos e potencial econômico da região.
Por: Liberdadenews/Ascom