Teixeira de Freitas: Pelo menos 20 famílias foram obrigadas a deixar a área invadida há pouco mais de dez dias, no bairro Residencial dos Pioneiros, em Teixeira de Freitas. A ação de desocupação aconteceu no início da manhã desta terça-feira, 22 de janeiro, e foi comandada pela guarda municipal.
O clima foi de impasse. Os líderes da invasão tentaram resistir da ordem, alegando que a prefeitura deveria apresentar um documento judicial de desocupação. Ruberlardes Pastora dos Santos, que está a frente do movimento, prometeu invadir a área novamente nos próximos dias.
Ele afirma que houve uma quebra de acordo com a prefeitura, que teria prometido a efetivação dos cadastros dos invasores para regularização do movimento.
No final da manhã, o secretário Segurança Pública e Cidadania, coronel Calheiros, assegurou a legalidade da ação de retirada que dispensa a apresentação da ordem de reintegração de posse na Justiça, por meio do direito estabelecido no desforço incontinente.
Calheiros disse ainda que o movimento foi notificado por duas vezes, primeiro por fiscais da secretaria de Infraestrutura, e, por último, pela própria guarda municipal, a resistência inicial culminou na ação de desocupação desta terça-feira.
A área invadida possui cerca de 4 mil m², no local deveria existir uma praça, projeto elaborado pelas gestões anteriores que nunca saiu do papel, populares vizinhos do terreno, reclamam do abandono, o que tornou o local um depósito de lixo, com proliferação de animais peçonhentos.
Por: Sulbahianews