Teixeira de Freitas: O secretário de Planejamento do Estado da Bahia-José Sérgio Gabrielli participou do Encontro dos prefeitos do Extremo Sul, evento realizado em Alcobaça-BA nesta quinta-feira (21) e promovido pela Associação dos Prefeitos (Apes). A pauta principal foi a elaboração de uma melhor logística de desenvolvimento socioeconômico.
Diante de secretários municipais, vereadores e representantes da sociedade civil, os prefeitos expuseram necessidades de seus municípios. As observações feitas pelo prefeito João Bosco, de Teixeira de Freitas, embasaram a explanação de Gabrielli.
João Bosco apresentou um discurso mais amplo, vislumbrando questões de território, como a necessidade de revitalização dos aeroportos de Teixeira de Freitas e Caravelas, duplicação da BR 101, melhorias na BA 290, incremento da fibra ótica, investimento na área rural para agregar valor à agricultura familiar e fortalecimento para investimentos na Universidade Federal do Sul da Bahia, que terá 1 Campus em Teixeira de Freitas. O prefeito teixeirense classificou como “revolucionário” o momento por que passa a região. Para estes quesitos o secretário da Seplan elencou soluções e sinalizou ações estratégicas, que devem ser tomadas pelas próprias Prefeituras.
Ainda segundo o titular da pasta do Planejamento, os investimentos em infraestrutura logística são uma das prioridades do Governo do Estado neste ano e, sem dúvida, o Extremo Sul está contemplado. “Até 2015, em toda a Bahia, o Estado e a União investirão, somente em infraestrutura, R$ 17 bilhões, o que demonstra a importância das rodovias, ferrovias, portos, energia e comunicação”, afirma Gabrielli.
Uma das sugestões feitas pelo secretário, é que as Prefeituras utilizem, de fato, os Planos Plurianual (PPAs)- documento obrigatório e orienta quais são os investimentos prioritários para um projeto de desenvolvimento- como ferramentas de planejamento e desenvolvimento. A boa notícia é que a partir do mês de abril, a Secretaria do Planejamento do Estado (Seplan) ministrará cursos nos 27 Territórios de Identidade para auxiliar os municípios a elaborarem os seus PPAs.
Por: Liberdadenews/Ascom