Na manhã desta quinta-feira, 21, Alcobaça recebeu o encontro dos prefeitos do extremo Sul, com a presença do secretario de planejamento do estado da Bahia, José Sergio Gabrielli. O evento foi um sucesso e os prefeitos saíram decididos a fazer com que os 13 municípios do extremo Sul caminhem juntos.
Em seu discurso inicial, o Prefeito de Alcobaça, Bernardo Olívio fez uma comparação ao slogan do governo federal, afirmando que Extremo Sul rico é Extremo Sul sem pobreza. Os próximos passos para o desenvolvimento dos municípios é aprimorar as políticas publicas, fazendo com que os projetos saiam do papel para a prática, os consórcios aconteçam de maneira operacional. Bernardo Olívio ressaltou que é preciso que os investimentos aconteçam de fato, pois temos uma região com uma realidade afetada por uma situação de extrema pobreza. O prefeito afirmou ainda, que a partir desse encontro, o extremo sul ganha mais força.
O secretário de planejamento do estado, Sérgio Gabrielli expôs a realidade que se encontra o estado e afirmou que é de fundamental importância esse fortalecimento entre os municípios. Gabrielli parabenizou a iniciativa do prefeito de Alcobaça e demonstrou confiança nos novos lideres do extremo sul.
Também fizeram uso da palavra, o prefeito de Teixeira de Freitas, João Bosco, a prefeita de Prado, Mayra Brito, o prefeito de Caravelas, Jadson Ruas e o presidente da APES (Associação dos prefeitos do extremo sul). Dentre as palestras, estava a fala do advogado especialista em consórcios públicos, Dr. Fernando Beceveli, que esclareceu como funcionam os consórcios. Os representantes de identidade do extremo Sul reforçou a proposta da região traçar um novo projeto e se tornar território de cidadania, estando apto a receber mais recursos do governo federal. Começa hoje uma nova página onde os prefeitos dos municípios se unem pelo desenvolvimento do extremo Sul.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews