Teixeira de Freitas: A secretaria Municipal de Meio Ambiente, vem trabalhando firme para amenizar problemas que estão prejudicando a natureza. E como dia 22 de Março foi comemorado o dia Mundial da água, desde esse dia, vem realizando ações, já que a preocupação é muito grande, os rios estão secando, tendo apenas 0,008% da água potável, ou seja, própria para consumo humano.
A Secretaria está preparando o reflorestamento das margens de rios e córregos. O movimento foi iniciado terça-feira (19), e seguirá até o fim do ano. A meta é replantar 5.000 mudas nativas da mata atlântica, sendo que 300 delas serão plantadas ainda esta semana, as margens do rio Itanhém que abastece a região. Lembrando que além da fiscalização para manter intactas essas mudas até seu crescimento, ainda, durante a semana será entregue panfletos de uma campanha educacional por toda a cidade.
Durante a ação do reflorestamento, alunos da educação infantil acompanharão o processo e terão aulas de educação ambiental. Além disso, a Secretaria está envolvida no projeto de reconstrução da Biquinha, Córrego Charqueadas, entre os Bairros Colina Verde e Bom Jesus. A ideia é reforçar a importância ambiental e também histórica do lugar, cercando a área de forma a preservar o ambiente e revitalizar o córrego, implantando um cinturão verde. O passo seguinte será o de buscar apoio da Bahia Pesca para garantir o crescimento da população de peixes e fomentar a atividade pesqueira, sempre amparada em políticas sustentáveis. Este projeto está previsto em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), conforme informou o secretário municipal de meio ambiente, Arnaldo Ribeiro.
Além de revitalizar os rios, a Secretaria prevê a intensificação das fiscalizações quanto o uso irregular dos rios, tal ação acontece em parceria com o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Ministério do Meio Ambiente, Ibama e Departamento Nacional de Produção Mineral DNPM. Outra obra que refletirá positivamente na revitalização e manutenção dos rios e córregos da região é a de esgotamento sanitário, que tratará 70% do esgoto produzido em Teixeira de Freitas.
Por: Mirian Ferreira/Liberdadenews