Teixeira de Freitas: As novas indicações foram apresentadas durante a sessão ordinária de terça-feira, 16 de abril, na Câmara Municipal de Vereadores. As proposições elaboradas pelos edis pretendem contemplar áreas do município como infraestrutura e trânsito.
Em uma delas, o presidente da Casa, Ronaldo Baitakão, pediu a implantação do Sistema de Geoprocessamento da Gestão Urbana Municipal para tentar diminuir as dificuldades do planejamento urbano através de informações básicas dos espaços do município repassadas em mapas básicos e temáticos com recursos do geoprocessamento. Ronaldo ainda solicitou a implantação da rede de esgotamento sanitário com estação de tratamento no distrito de Cachoeira do Mato. Também ligado a questões de infraestrutura, o vereador Ariston Pinheiro indicou a regularização fundiária dos bairros Ulisses Guimarães e Colina Verde.
Uma proposição parecida também foi apresentada pelo vereador Gilberto do PT, que pediu a regularização em todo município. Segundo ele, o Ulisses e o Colina são apenas alguns dos diversos bairros que apresentam a mesma deficiência. Acrescenta que o problema da informalidade das moradias urbanas em Teixeira de Freitas é grave. Para o vereador, o poder público, em razão da crescente e desordenada urbanização da cidade, não consegue exercer suas atividades e dispor seus serviços de maneira eficiente.
O vereador Joanilton Rodrigues indicou a construção do calçamento dos dois cemitérios do município – Jardim da Saudade e Jardim da Paz. Ele justifica que a indicação partiu da insatisfação dos populares com a falta de pavimentação nos cemitérios. Já ligada à área de transporte, o vereador Adriano Souza pediu a criação de um terminal de transbordo, na antiga rodoviária, para ônibus que prestam serviços de transporte coletivo urbano. A implantação possibilitaria ao passageiro pagar apenas uma passagem em trajetos que necessitam de mais de uma condução.
Também na área de locomoção urbana, Yuri da Tajon indicou a implantação do “Passe Único” para transporte coletivo. Conforme a justificativa da preposição, o principal objetivo é proporcionar aos passageiros um melhor uso do transporte público, gerando economia. Ao todo foram apresentadas 19 indicações na sessão desta terça-feira, moções de congratulação também foram apreciadas e votadas pelo Poder Legislativo municipal.
Por: Sulbahianews