A Prefeitura de Teixeira de Freitas assinou na segunda-feira (15) uma carta de intenções endereçada ao primeiro ministro de Israel, Benjamim Netanyahu. O país é referência em termos de modernidade e o documento visa fomentar a parceria entre as duas nações, sobretudo no que tange ao intercâmbio cultural e de investimentos. Tal relação vem sendo nutrida pela Comunidade Judaica do Extremo Sul da Bahia que, na carta, é representada pelo Sr. Manoel Ginaldo Domingues Santana. O primeiro contato entre a Prefeitura de Teixeira de Freitas e a comunidade aconteceu em fevereiro deste ano.
Especificamente, a parceria visada afirma-se em três eixos: segurança, saúde e agricultura, e se refere à tecnologia e modernidade de Israel – por exemplo, presente em armas não letais, mas eficazes na repressão à violência e métodos inovadores de irrigação – e ao intercâmbio de sua cultura – marcada por políticas e estratégias de cidadania com envolvimento da comunidade.
A interlocução visa, portanto, a apreensão de sua cultura e atrair investimentos para Teixeira de Freitas, posto que conste do documento descrição do município bem como seus destaques e pujança econômica. A carta de intenções figura um marco inicial da integração, e já se estuda o intercâmbio de dirigentes e técnicos de Israel em Teixeira de Freitas e a ida de dirigentes locais para o Oriente Médio, na busca de investimentos da área privada.
Por: Liberdade/Ascom