Com 99,3% de aprovação, foi eleita nesta quarta-feira (08) a nova diretoria do Sindicato dos Bancários do Extremo Sul da Bahia (Sindibancários) para o triênio 2013/2016. Participaram do pleito 515 bancários de mais de 60 agências e postos avançados dos 21 municípios da região. Destes, apenas quatro votaram em branco.
A chapa eleita é composta de 24 dirigentes, que serão empossados no dia três de agosto, durante o Encontro Regional dos Bancários. Antes, na próxima reunião do sistema diretivo do sindicato, será eleito o novo coordenador geral da entidade.
A votação foi encerrada no final da tarde, através de urnas itinerantes espalhadas por todas as unidades bancárias da região, sendo encaminhadas em seguida à sede do sindicato, em Itamaraju, onde foi feita a apuração, à noite.
“Todo o processo eleitoral, culminando com a votação de hoje, transcorreu em perfeita normalidade, transparência, lisura e democracia. Mesmo sendo uma chapa única, todos os requisitos estatutários inclusive, foram respeitados”, afirmam os advogados Joailton Santos e Marli Oliveira, coordenadores da Comissão Eleitoral.
De acordo com o atual diretor do Sindibancários, Carlos Eduardo Coimbra, o processo de escolha colegiada dos dirigentes é uma referência da entidade, que completa este ano 25 anos de fundação e é considerada um dos mais influentes e combativos sindicatos de trabalhadores do Estado da Bahia.
“Essa imensa aprovação ressalta ainda mais a responsabilidade do sindicato para os próximos anos. E foi justamente reafirmando os princípios classistas da CUT, de liberdade e autonomia sindical, combatividade e capacidade de negociação, solidariedade de classe e fortalecimento da democracia, que o sindicato ganhou destaque ao longo desses anos”, salienta Coimbra.
Por: Liberdadenews/Ascom