O Plano de Desenvolvimento da Economia de Teixeira de Freitas já começou a ser executado e engloba uma série de ações que visam o crescimento da cidade a partir dos microempreendedores e empreendedores individuais. As oficinas que fazem parte do plano visam o aprimoramento da capacidade gestora e administrativa dos profissionais e já estão sendo aplicadas pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
O convênio entre Prefeitura e Sebrae prevê o acontecimento de 35 oficinas, das quais, cinco já foram executadas. Na tarde de terça-feira (18) mais uma turma participou do estudo “Sei controlar meu dinheiro” que, dentre outras aplicações, objetiva a elaboração do controle diário de entradas e saídas do negócio, possibilitando maior organização das finanças.
Além desta, são disponibilizadas também, através da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio e Sebrae, as oficinas Sei vender; Sei planejar; Sei comprar e Sei vender. As aulas serão ministradas até o mês de outubro, com turmas de aproximadamente trinta pessoas – os interessados podem procurar a Secretaria ou o Sebrae.
Empresários recebem auxílio de estudantes consultores: Os empresários que estão participando do projeto Minha Pequena Grande Empresa também têm a oportunidade de participar das oficinas, concomitantemente às suas atividades. Nessa parte do Plano, 300 empresas estão sendo assistidas por jovens universitários que prestam consultoria.
Cada estudante é responsável por acompanhar 10 empresas, avaliando seus pontos positivos e negativos. A partir dos diagnósticos, e sob orientação de consultores credenciados ao Sebrae, os empresários são orientados em questões relativas à organização financeira, de clientela, publicidade, e outras, visando seu crescimento.
A ideia é de que ao fim do processo haja progressão não apenas dos empreendimentos, mas da economia local como um todo, ao lado das demais ações do Plano que acontecerão ao longo do ano.
Por: Liberadedenews/Ascom