A Usina de asfalto de Teixeira de Freitas voltará a funcionar nesta quinta-feira (05). A retomada dos trabalhos é fruto de investimentos feitos nos últimos meses e, em pleno funcionamento, a usina será capaz de produzir até 100 toneladas por hora.
Desabilitada por falta de manutenção, a usina foi reequipada. Nos últimos meses várias vistorias foram feitas com acompanhamento técnico e, de acordo com o encarregado da usina André, depois desta quinta-feira a produção média será de 80 toneladas de asfalto por hora, podendo atingir até 100 toneladas.
Nesta terça-feira (03), o prefeito João Bosco esteve no local para se certificar da viabilidade de funcionamento. De acordo com informações da Secretaria Municipal de Infraestrutura, o asfalto será aplicado na cidade tão logo se iniciem os trabalhos da Usina, para isso a Prefeitura investiu em rolo de chapa, rolo de pneu e vibro acabadora.
O asfalto produzido no município será destinado, primeiramente, para a realização da operação tapa-buracos e, posteriormente, à recuperação de ruas, recapeamento e asfaltamento de vias secundárias. Outra vertente deste projeto é a adesão de Teixeira de Freitas a um consórcio já existente entre municípios da região, para que todos utilizem a Usina. Em troca, estas localidades vão abastecer a Usina com insumos, desta forma, o município conseguirá asfaltar as ruas sem onerar o orçamento.
Além disso, o município aguarda repasse de R$ 214 milhões do Ministério das Cidades, que será integralmente aplicado em infraestrutura em obras de asfaltamento, drenagem, saneamento, construção de praças, revitalização do córrego lava-pés e outros.
Por: Liberdadenews/Ascom