No encontro, também foi criado o Coletivo e a Executiva de Gênero e Etnia, que abriga o Coletivo de Mulheres da ABRAÇO, e a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Foram debatidos temas como o aumento da potência, a criação de um fundo para desenvolvimento das rádios comunitárias, o fim da descriminalização das rádios, anistia para quem foi condenado por colocar no ar uma rádio sem amparo legal, medidas urgentes para que a verba de publicidade do governo federal, estadual e municipal também seja distribuída às rádios comunitárias. “São reivindicações que desde a fundação da entidade nunca foram atendidas nas negociações políticas dos governos”, expõe o coordenador-executivo.
Para Ezequias Alves, de Teixeira de Freitas, que foi eleito no congresso membro efetivo do conselho fiscal da executiva nacional da ABRAÇO, e que em fevereiro deixará o cargo de coordenador regional extremo sul para assumir a coordenação estadual da ABRAÇO na Bahia, disse que o mais importante do VII Congresso da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias, ocorrido em Brasília, foi o debate sobre a consolidação da entidade como um agente político na democratização da comunicação e seu papel como principal interlocutora das rádios comunitárias no país, amplamente evidenciado no encontro.
“Isso propiciou uma agenda positiva junto ao Ministério das Comunicações, que a partir de agora assume a interlocução do governo federal com as rádios comunitárias, coisa que nunca aconteceu”, ressaltou o coordenador executivo reeleito José Sóter.
Composição da nova diretoria executiva nacional da ABRAÇO - gestão 2011/2013:
José Luiz do Nascimento Sóter (DF) – coordenador-executivo;
João Carlos Santin (SC) – coordenador jurídico e de Estudos Socioeconômicos;
Roberto Rômulo de Melo Gadelha (PA) – coordenador de Relações Institucionais e Internacionais;
Kamayura Saldanha (BA) – coordenadora de Gênero e Etnia;
Sérgio Lira (CE) – coordenador de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável;
Ricardo Rodrigues Campos (PI) - coordenador de Organização e Mobilização;
José Nilton Santos (ES) - coordenador de Comunicação e Marketing;
Alan Camargo (RS) - coordenador de Formação e Inovação Tecnológica;
Marcos Bile (RS) – coordenador Financeiro;
José Moreira (PB) – coordenador das Regionais;
Por: Athylla Borborema