Teixeira de Freitas: A ex-ministra do STJ, Dr.ª Eliana Calmon, se reuniu com a imprensa de Teixeira de Freitas, na tarde desta quarta-feira, 19 de março, para falar sobre sua vinda a região e sobre assuntos pertinentes a atual realidade política da cidade. Eliana apresentou no auditório do Cenárium Eventos, uma palestra com o tema Ética na Gestão Pública. O auditório ficou lotado com mais de 3.000 pessoas, entre estudantes, professores, autoridades, lideranças políticas e demais apreciadores do Direito.
Ela falou sobre sua mudança de posição, afinal ela foi primeira mulher no Brasil a ocupar o cargo de Presidente do Tribunal de Justiça e ficou conhecida em todo o país por ter feito diversas denúncias a respeito de ações de corrupção entre os políticos e até mesmo no Poder Judiciário. Atualmente a ex-ministra é pré-candidata ao Senado Federal. Para ela isso não vai mudar a sua luta, muito menos a sua ética em relação ao que deve ser feito na política brasileira, pelo contrário, estará ainda mais atuante em seus propósitos.
A ex-ministra falou sobre a realidade do Extremo Sul da Bahia, o qual a característica mais lembrada é o numero alarmante da violência na região. Lembraram para ela sobre o caso do jornalista Gel Lopes, brutalmente assassinado, mas que, até o momento ainda não teve os culpados presos, e ela citou não somente este caso, mas de muitos jovens cidadãos brasileiros, que estão sendo assassinados por crimes de mando e não tem o crime resolvido pela polícia mal equipada, mal resolvida, mal formada.
Ainda segundo a Dr.ª Eliana, grande parte destes assassinatos está relacionado às péssimas condições socioeconômicas do brasileiro, cujas vítimas da violência, em sua grande parte têm ligação com o tráfico e o uso de entorpecentes; além de jovens que não têm apoio do Estado para ter uma vida digna e acaba no mundo do crime. Dentre outras situações, essa realidade tem espalhado essa sensação de crescente criminalidade em todo o Brasil.
Por: Petrina Nunes / Liberdadenews