Alcobaça (BA) 29 de abril – Na última quinta, 24, foi realizada a apresentação do plano municipal de saneamento básico à população de Alcobaça. (BA). O projeto, fruto de mais uma etapa concluída do programa de Apoio à Gestão Pública, é uma ferramenta de planejamento das áreas de saneamento no município. O plano habilita a prefeitura a tentar captar recursos para melhorar serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, coleta, destinação de resíduos sólidos e drenagem urbana.
O Programa de Apoio à Gestão Pública é iniciativa do Instituto Votorantim e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em parceria a Fibria, que tem como objetivo oferecer apoio especializado, assim como capacitação aos gestores e servidores públicos do município, a partir de projetos de modernização dos setores básicos, visando redução nos déficits de infraestrutura. Criado em 2012 e presente em 12 municípios, o programa é uma iniciativa voltada ao aperfeiçoamento do desempenho da gestão pública, a fim que gestores e servidores públicos possam aprimorar a prestação de serviços oferecidos à população, além de captar recursos federais disponíveis para melhoria da infraestrutura e serviços do município.
O trabalho é formado por atividades realizadas com a prefeitura no segundo semestre de 2013 e início de 2014, dentre elas: diagnóstico e priorização das demandas junto às secretarias, planejamento para modernização da gestão e identificação das prioridades para o saneamento básico do município, a curto, médio e longo prazo, com envolvimento da população.
“A Fibria entende que um dos caminhos para o desenvolvimento local de longo prazo é trabalhar o fortalecimento da administração”, afirma Narcisio Luiz Loss. Consultor de Sustentabilidade da Fibria.
Por: Ascom